Investidores preveem clima de instabilidade no mercado financeiro

A semana que começa deverá ser marcada por mais volatilidade no mercado financeiro, obrigando os investidores menos arrojados a operarem com bastante cautela. O Índice Bovespa (IBovespa), principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), acumulou queda de 2,26% na semana passada, em meio ao clima de incertezas no mercado financeiro que foi agravado com as manifestações do feriado de 7 de Setembro. No mês, o recuo foi maior, de 3,78%. Especialistas apontam que a instabilidade das bolsas dos Estados Unidos, e a alta no dólar e a escalada da inflação no país devem colaborar para manter o sobe e desce do mercado doméstico de ações e deixar os operadores com alerta redobrado.

Responsável pela mesa de ações e derivativos do BTG Pactual Digital, Jerson Zanlorenzi explica que, antes dos ruídos políticos recentes que deixaram investidores em pânico na última quarta-feira (8), o mercado já vinha demonstrando preocupação, principalmente, sobre as incertezas políticas, que estão afetando diretamente a economia. “As reformas tributária e administrativa, a questão do teto de gastos, a ampliação do Bolsa Família e a dúvida sobre se o governo respeitará ou não os precatórios são tópicos que têm deixado os investidores bastante receosos e cautelosos. As manifestações de 7 de Setembro intensificaram essa preocupação, trazendo sentimento de pânico, pois os investidores estão mais desconfiados quanto aos encaminhamentos das pautas econômicas”, diz o especialista.

O último feriado, citado por Zanlorenzi, foi marcado por discursos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF). Após a repercussão negativa no mercado financeiro, que reagiu com queda de 3,78% no Ibovespa no dia seguinte. Bolsonaro se reuniu com o ex-presidente Michel Temer (MDB) e redigiu uma carta em tom pacificador, que trouxe um otimismo temporário para os investidores e fez a Bolsa subir 2% na quinta-feira, mostrando recuperação parcial do tombo do dia anterior. Contudo, na sexta-feira, a B3 voltou fechar em queda de quase 0,93%.

Correio Braziliense

-

Policial

Homem é preso pela Polícia Civil na tarde desta quarta-feira (27) no momento em que vendia carro roubado

Policial

Mulher morre atropelada por caminhonete ao tentar atravessar rodovia na BR-230, na tarde desta quarta
© 2021. Catolé News. Todos os direitos reservados