Parque Nacional de Jericoacoara tem primeiro dia de reabertura com pouco movimento

Recém liberado para atividade turística, o Parque Nacional (Parna) de Jericoacoara, localizado no litoral Norte do Ceará, recebeu, neste sábado, primeiro dia de retorno, poucos turistas. Ainda nos preparativos para a volta segura, parte dos estabelecimentos não estavam abertos. Na sexta-feira (7), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) determinou, em portaria publicada no Diário Oficial da União, o retorno no Parque com a adoção de medidas sanitárias. A área estava fechada para visitação desde 17 de março.

O presidente do Conselho de Empresários de Jericoacoara (CEJ), Oswaldo Leal, atribui as portas fechadas ao adiantamento do retorno, previsto para o dia 14 de agosto. De acordo com Leal, alguns estabelecimentos ainda se preparavam para voltar. “Foram todos pegos de surpresa. Empresas estavam com compras e entregas programadas para abrir em 14 de agosto. Poucos vão voltar hoje”, conta.

É o caso de Sônia Vieira, proprietária de um dos restaurantes da região. A empresária deve retornar apenas na próxima sexta. “Como só estava planejando abrir só no dia 14, ainda falta algumas coisas. Alguns resolveram voltar hoje, então, quem está podendo voltar hoje, volta” explica. Ela não foi a única a optar pelo retorno só na semana que vem. “Tem estabelecimento que optou por abrir só em setembro, quando estiver melhor. Abrir custa caro e o turismo por enquanto não tá tão movimentado”, completa a empresária.

Preparativos

Em portaria, o ICMBio definiu medidas para a volta segura. Em adição as exigências já adotadas em outros espaços, como uso obrigatório de máscara de proteção facial, disponibilidade de álcool em gel 70%, e higienização e uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), o Instituto determina outros cuidados: é necessário manter ambientes bem ventilados, com janelas e portas abertas, além da remoção de jornais, revistas, panfletos e livros dos locais de comum acesso.

O ICMBio indica, ainda, que a venda on-line de ingressos, serviços ou agendamentos seja priorizada pelos empresários. Em necessidade de pagamento presencial, máquinas de débito e crédito devem estar fixas ou envelopadas com filme plástico e desinfetadas após cada uso. Nos restaurantes, é preciso manter o distanciamento mínimo entre as mesas (2 metros) e cadeiras (1 metro).

Permissão

A reabertura foi definida em portaria publicada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Diário Oficial da União na última quinta-feira (6). Neste sábado, também retorna gradualmente as atividades na Vila de Jericoacoara. Dessa forma, restaurantes e barracas de praia poderão funcionar, desde que com horário reduzido e público limitado a 50% da capacidade local. A expectativa da Secretaria de Turismo é de que o movimento retorne com 20% da taxa de ocupação até o final do mês.

“É um momento que todo mundo aqui esperava. Nosso Município foi o primeiro a fechar as portas para o turismo e agora, depois de quase cinco meses, estamos reabrindo. É um momento de muita felicidade e muita cautela”, ressalta Ricardo Wagner, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio ambiente do Município.

 

Diário do Nordeste

-

Policial

Homem morre ao sofrer descarga elétrica dentro do seu estabelecimento comercial em Bayeux

CNEWS TV

Dois homicídios são registrados no intervalo de uma hora na noite desta terça-feira (22)
© 2020. Catolé News. Todos os direitos reservados