Nova avaliação mostra o dobro de municípios em bandeira verde na PB; Catolé segue amarela

Uma nova avaliação feita pelo governo da Paraíba, que mostra uma transição de cidades da bandeira amarela para a verde foi divulgada, no início da noite deste sábado (17). Essa é a 10ª avaliação feita pelo Plano Novo Normal do estado e norteia medidas preventivas para impedir o avanço do coronavírus nos municípios.

 

Sobre as ocupações dos leitos hospitalares de UTI para adultos em todo o estado, uma comparação entre a 9ª e a 10ª avaliação apontam um comportamento de aumento de 2,86% na 1ª Macrorregião de Saúde, que é a área de João Pessoa e região, 0,86% na 2ª Macrorregião, que é a área de Campina Grande e outros 69 municípios, e expressivo aumento de 12,57% na 3ª Macrorregião, que é a região do Sertão.

 

A avaliação evidencia que subiu de 13 para 26 o número de cidades na bandeira verde, representando 11% com menores restrições em relação às medidas preventivas. Ela leva em consideração indicadores como percentual de novos casos, de mortes, ocupação da rede hospitalar e percentual de isolamento social.

De acordo com a nova avaliação dos 16 municípios da região do médio-piranhas, três municípios estão na bandeira laranja, Riacho dos Cavalos, Mato Grosso e Lagoa. Já os demais municípios, Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Brejo Do Cruz, Brejo Dos Santos, Cajazeirinhas, Catolé Do Rocha, Jericó, Paulista, Pombal, São Bentinho, São Bento, São Domingos e São José do Brejo do Cruz seguem na bandeira amarela.

 

O estudo destaca que municípios classificados em bandeira amarela na 9ª avaliação, feita há duas semanas, permaneceram nessa condição, representando 81% dos municípios paraibanos. Com a transição, seis cidades que estavam em bandeira verde regrediram para a amarela, e outras cidades que estavam na classificação laranja, evoluíram também para a amarela.

 

De acordo com os dados informados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB), não houve regressão da bandeira amarela para a bandeira laranja, apresentando a mesma redução de 8% dos municípios paraibanos. Ao todo, 13 cidades evoluíram para a bandeira amarela.

 

Mesmo apresentando uma pequena evolução das bandeiras, a SES diz que isso não significa que a população deve se descuidar, mas ao contrário disso, eu mantenha as medidas de prevenção para não haver piora nos casos. Medidas como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social devem continuar sendo mantidas.

 

G1PB

-

CNEWS TV

Popular é morto a bala nesta terça (27) no centro de Cajazeiras e no local polícia estoura boca fumo

Paraíba

João Azevêdo assina ordens de serviço e anuncia entrega de obras que somam mais de R$ 20 milhões
© 2020. Catolé News. Todos os direitos reservados