Catolé News

Catolé do Rocha

4 de Fevereiro de 2010 Humberto Vital - 17201 pessoas já leram.


Desde fevereiro de 2009 a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) está intensificando a análise e aprovação do projeto para as obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário nas cidades que irão ser beneficiadas com as águas da transposição do rio São Francisco. De acordo com o diretor de Expansão da empresa, Alberto Gomes Batista, o índice de análise do projeto saiu de 5% para os atuais 65%.

Um total de 51 cidades, que formam o Eixo Leste da obra da Transposição, estão incluídas no projeto que representa, em sua fase de elaboração, um investimento do Governo Federal (Funasa) da ordem de R$ 8,6 milhões. As obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário que serão executadas nas localidades são necessárias para assegurar a eficiência do projeto da Transposição.

De acordo com o projeto técnico que está sendo acompanhado pela empresa, as obras de abastecimento de água consistirão na construção de Estações de Tratamento e rede de distribuição de água. Já as obras de esgotamento sanitário implicarão na construção de Estações Elevatórias, de Tratamento, emissários, rede e ligações domiciliares.

Serão beneficiadas com obras de abastecimento de água ou esgotamento sanitário sete cidades na região do Médio Piranhas, sendo os municípios de Brejo do Cruz, Riacho dos Cavalos, São Bento e São José do Brejo do Cruz, na Micro-Região de Catolé do Rocha, e Pombal, Paulista, São Domingos de Pombal e São Bentinho, na Micro-Região Pombalense.



-



3 de Fevereiro de 2010 Humberto Vital - 17274 pessoas já leram.


Como estava previsto a retirada das casas de taipa do bairro São Francisco aconteceu no início da tarde de ontem em Catolé. O projeto é do PAC/FUNASA em parceria com a prefeitura de Catolé do Rocha.Serão 19 casas no total que serão substituídas por residências de alvenaria. Na tarde de ontem foram retiradas seis. Os moradores foram transferidos para casas que foram alugadas pela prefeitura. Segundo o prefeito, eles permanecerão nos locais provisórios por 30 até que a construção das novas casas seja concluída. “Eu tinha fé que isso acontecesse, é um sonho da casa nova”, disse Alda Alves de Sousa, 49 anos, moradora do bairro e beneficiada com o projeto. “É muito bom, agora não tem mais chuva molhando dentro de casa, a gente vai ter um piso, um teto decente”, afirma Raimundo Alves de Sousa, 43 anos. 

Durante toda a manhã, o prefeito Edvaldo Caetano visitou cada morador das casas que foram retiradas. Ele conversou com cada um e permaneceu no local durante o serviço de mudança. 

Por: Larissa Suzana/ASSCOM/PMCR



-



2 de Fevereiro de 2010 Humberto Vital - 17328 pessoas já leram.


teve início da manhã desta segunda-feira (01), a Formação Continuada para os diretores, coordenadores, supervisores e professores da rede municipal de Catolé do Rocha. Durante os dias 01, 02 e 03, na Escola Professora Catarina Maia, haverá palestras e oficinas para os profissionais da educação.

Todo ano, a SEMED realiza este encontro apostando sempre na evolução do ensino e avanço na aprendizagem dos alunos.

Com muitas atividades já realizadas este ano como capacitação para os profissionais do Brasil Alfabetizado, Chamada Escolar e reformas nas escolas, a secretaria finaliza os treinamentos para dar início às aulas previstas para o dia 08 deste mês.

Fonte: ASSCOM/PMCR



-



2 de Fevereiro de 2010 Humberto Vital - 17422 pessoas já leram.


Em sua mensagem ao Poder Legislativo, na abertura do ano legislativo 2010, o chefe do Poder Executivo em Catolé do Rocha, o prefeito Edvaldo Caetano, ao lado do vice-prefeito, Fabrício Formiga, destacou o bom relacionamento entre os dois poderes e ressaltou a importância dessa integração para o bom andamento das ações e políticas públicas no município.

Balanço do primeiro ano

Edvaldo Caetano fez um rápido balanço de seu primeiro ano de administração, que classificou como um ano difícil, com quedas de arrecadação, mas também de superação, por ter conseguido realizar algumas ações de desenvolvimento para o município, respondeu sobre várias indagações feitas pelos parlamentares presentes à Sessão Solene, e agradeceu o apoio da Câmara, tanto dos vereadores que fazem parte da bancada de sustentação, como a bancada da oposição, que segundo ele, contribuíram, analisando e aprovando projetos importantes para o município e para a população de Catolé do Rocha.

Ações iniciais neste ano de 2010

O gestor catoleense também destacou as ações iniciais deste segundo ano de sua administração, como a posse dos novos servidores municipais que foram aprovados no concurso realizado no ano passado, Congresso de Formação Continuada para professores, coordenadores e diretores da rede municipal de ensino, preparando-os para o ano letivo da rede que começará no próximo dia 08 deste mês, início das obras de construção de novas unidades habitacionais, substituindo 19 casas de taipas por casas de alvenarias, assinaturas de convênios com o Governo do Estado nas áreas de educação, infra-estrutura e cultura, parceria com a Cooperativa Mista dos Irrigantes para realização do corte de terras, aquisição de recursos através de emendas federais, conseguidas em parceria com o deputado federal Wellington Roberto, para pavimentação de ruas no Bairro João Pinheiro Dantas e Tancredo Neves, e a realização do carnaval deste ano, com parcerias, sendo 30% das despesas arcadas pela iniciativa privada, e o restante do montante, através de uma parceria com o grupo Saia Rodada, possibilitando o parcelamento das despesas, observando-se os prazos de pagamentos para o segundo semestre de 2010, tornando assim possível a realização do evento.

Respondendo as indagações dos vereadores

O prefeito Edvaldo também fez uso da palavra para responder a algumas indagações feitas pelos sete vereadores presentes a Sessão solene de abertura do ano legislativo.

Respondendo ao vereador Ari da Sucata - Falou sobre as futuras ações de pavimentação nas ruas do Bairro Tancredo Neves, e repensar uma forma de compensar a suspensão da reciclagem individual do lixo, antes realizada pelos garis, e a inviabilidade de reabrir a usina de lixo.

Ao vereador Paulo César Araújo – O prefeito falou sob o parcelamento das despesas do carnaval para o segundo e semestre, transporte escolar e envio dos novos agentes de saúde a comunidade do Jenipapeiro e adjacências.

Respondendo ao vereador Erivan Barreto – Garantiu ao representante da comunidade de rancho do Povo, que vai ordenar o término dos serviços de terraplenagem daquela comunidade e outras adjacentes.

Aos demais – Edvaldo Caetano disse ainda, aos vereadores Humberto Cavalcante e Lutero Nunes, que vai fazer o possível para ajudar no corte de terras, através de parcerias, e falando para todos os presentes, disse ainda, que o seu encontro com o governo do estado foi de bom tamanho para a realização de convênios e outras ações que venham beneficiar o município de Catolé do Rocha. Ele [Edvaldo] é prefeito de todos, e não vai medir esforços para pleitear recursos [seja de onde vier], que venham contribuir com ações que visem o desenvolvimento de nosso município.

Por: Humberto Vital/Catolé News



-



2 de Fevereiro de 2010 Humberto Vital - 17374 pessoas já leram.


A Câmara Municipal de Catolé do Rocha abriu, na tarde dessa segunda-feira (01), o ano legislativo de 2010 na casa de Clécio Barreto.

A 'Sessão Solene', no Plenário Genard Alves da Rocha, que foi presidida pelo presidente da casa, vereador Gentil Lira Barreto, contou com a presença do prefeito municipal, Edvaldo Caetano da Silva (PTB), vice-prefeito, Fabrício Formiga (PT), e o chefe de gabinete da Prefeitura de Catolé do Rocha, Thálio Rosado Xavier.

Participaram da primeira Sessão Ordinária do ano, os vereadores: Gentil Lira Barreto (PSDB), Arimatéa Nunes (PSDB), Cláudio Oliveira Costa (PSDB), Paulo César de Araújo (DEM), Lutero Nunes (PMDB), Erivan de Sousa Barreto (PMDB), e Humberto Ferreira Cavalcante (PT).

Os vereadores Alfredo Veras (PSB) e Gláucia Mariz Maia (PTB) não participaram da sessão de ontem.

Por: Humberto Vital/Catolé News.



-



1 de Fevereiro de 2010 Humberto Vital - 17456 pessoas já leram.


O colunista do Portal PB Agora, Carlos Magno registrou um grande encontro encenado pelo prefeito Veneziano Vital do Rego (PMDB) com o aliado do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), o deputado Biu Fernandes. O encontro foi testemunhado pelo analista político e ex-deputado Gilvan Freire (PMDB).

O palco do encontro foi no Gabinete do Prefeito, na semana passada, durante solenidade de assinatura do convênio entre a PMCG e os clubes de futebol profissional de Campina grande: Treze e Campinense.

O encontro ocorreu de forma inesperada. Biu Fernandes chegou ao Gabinete pouco antes da solenidade e foi recebido na ante-sala de Veneziano pelo Secretário Executivo Gilson Lira. No momento, Veneziano conversava com o ex-deputado federal Gilvan Freire e, ao tomar conhecimento da presença de Biu, o chamou para a conversa.

A foto foi tirada no gabinete de Veneziano e mostra os três num clima de cordialidade. Porém, o teor da conversa, não foi relatado.

O deputado Biu Fernandes é suplente na ALPB e sempre defendeu o grupo Cunha Lima
 


Fonte: PB Agora



-



28 de Janeiro de 2010 Humberto Vital - 17815 pessoas já leram.


O prefeito de Catolé do Rocha, Edvaldo Caetano (PTB), voltou a se reunir com o governador José Maranhão (PMDB), nesta quarta-feira (27), em audiência no Palácio da Redenção. “Nós tínhamos iniciado uma conversa de parceria quando da visita do governador a Catolé (na última sexta-feira) e hoje estamos aqui para dar continuidade”, informou Edvaldo. 

  Na pauta administrativa, três pedidos: apoio para a realização do tradicional carnaval, convênio para o transporte escolar - serão beneficiados mais de dois mil estudantes -, e a conclusão de uma obra que vai ligar um bairro do município, com aproximadamente sete mil habitantes, ao Centro da cidade. “Ele estará beneficiando não a mim, na qualidade de prefeito, mas a todos os cidadãos de Catolé do Rocha”.  

  Acompanhado do ex-prefeito de Catolé do Rocha José Otávio Maia de Vasconcelos (PMDB), Edvaldo Caetano ressaltou que apesar do curto mandato, o governador José Maranhão tem procurado levar obras que a população almeja, a todos os recantos da Paraíba. Ele classificou de positiva a audiência. 

  “Independente da posição política, nós estamos governando os municípios por decisão do povo. Ele (Maranhão) tem a gentileza de receber a nós que fazemos as administrações municipais para, juntos, podermos administrar para a nossa população”, declarou o prefeito de Catolé do Rocha. E complementou: “Vamos continuar nossas parcerias”.  

  O governador José Maranhão esteve em Catolé do Rocha na última sexta-feira (22) para assinar a ordem de serviço da PB-325, que liga o município a Patu (RN). Na ocasião, o prefeito Edvaldo Caetano afirmou estar de portas abertas para receber os investimentos por parte do governo do Estado. 

Fonte: SECOM/PB



-



27 de Janeiro de 2010 Humberto Vital - 17899 pessoas já leram.


Prefeitura de Catolé do Rocha divulgou a agenda oficial das bandas que vão animar o carnaval 2010 na Praça do povo. Serão 13 atrações diversificadas, com destaque para Saia Eletica e Garota Safada, esta última, a febre do momento. Nomes consagrados de outros carnavais em Catolé do Rocha estarão de volta este ano, a exemplo de Circuito Musical e  Banda feras.

SÁBADO - 13/02

- Prabalá
- Balada Elétrica
- Forró na Tora
- Pimenta Nativa

DOMINGO - 14/02

- Forró de Luxo
- Saia Rodada
- Bakulejo

SEGUNDA-FEIRA - 15/02

- Som Real
- Ferro na Boneca
- Pinel

TERÇA-FEIRA - 16/02

- Feras
- Circuito Musical
- Garota Safada


Somando-se a estas atrações anunciadas, o folião vai ter mais uma opção na Praça do Povo, trata-se da Área Badalada, inovando com ritmos variados.

Por: Humberto Vital/Com ASSCOM/PMCR



-



27 de Janeiro de 2010 Humberto Vital - 17659 pessoas já leram.


A Secretaria de Infra-estrutura da Prefeitura de Catolé do Rocha agiu com rapidez e solucionou provisoriamente o problema da cratera que ameaçava parte do sub-trecho da PB 325 na altura da Avenida Deputado Américo Maia, no cruzamento com a Rua Janival Diniz no Bairro Sady Soares.

Nesta segunda-feira (25), a patrol da Secretaria Municipal de Infra-estrutura realizou o trabalho de tapagem do buraco, e fez a terraplenagem da Rua Janival Diniz, do lado leste , Bairro Sady Soares.

Na última sexta-feira (22), moradores que residem próximo ao local, enviaram nota ao Programa Catolé News no Rádio, cobrando da Prefeitura de Catolé do Rocha, ações que resolvessem o problema, pelo menos em caráter provisório, já que a rua estava intransitável e a cratera que se formou ao lado da pista ameaçava destruir parte da avenida, deixando aquela via comprometida para o tráfego de veículos.

As ações de momento foram executadas rapidamente e mesmo sendo em caráter provisório, vai amenizar os transtornos causados a população que por ali passam e residem.

Por: Humberto Vital/Catolé News

 



-



25 de Janeiro de 2010 Humberto Vital - 17666 pessoas já leram.


Segundo o último boletim epidemiológico da dengue divulgado pela SES, o ano de 2009 terminou com uma redução de 88,56% no número de casos na Paraíba, em relação a 2008. Foram 959 casos confirmados no ano passado, sendo oito de febre hemorrágica, com um óbito. Em 2008, a situação foi a seguinte: 8.385 confirmados, sendo 62 de febre hemorrágica e cinco óbitos. Os municípios com maior incidência da doença em 2009 foram: São José do Sabugi, Pirpirituba, Riacho dos Cavalos, Catolé do Rocha, Coremas, Bom Sucesso, Logradouro, Teixeira, Zabelê e Nova Olinda.

 SES pretende intensificar as ações de prevenção e controle da dengue; garantir assistência aos casos, com a finalidade de reduzir a letalidade da doença; garantir insumos estratégicos necessários para terapia hematológica da dengue grave; reforçar o processo de capacitação da atenção básica e hospitalar; intensificar as ações de monitoramento e avaliação; fortalecer a articulação das diferentes áreas e serviços, visando à integralidade das ações para enfrentamento da dengue e intensificar as ações de comunicação e mobilização social.

Os municípios prioritários para as ações de combate a dengue são: João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Piancó, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Itabaiana, Conde, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita e Lucena. Esses municípios foram escolhidos como prioritários, porque juntos representam 47% da população paraibana e são considerados pólos turísticos.

Fonte: SECOM/PB


 



-



25 de Janeiro de 2010 Humberto Vital - 17808 pessoas já leram.


O Carnaval de Catolé  do Rocha, um dos mais badalado do Estado da Paraíba, famoso pela sua grandiosidade e participação de foliões de vários estados da federação, apresenta algumas novidades para este ano de 2010. A prefeitura Municipal, órgão que organização a festa, resolveu estatizar, ou seja, assumir todos os serviços do evento.

O que antes era terceirizado, agora vai ser realizado pela administração do município, onde serão utilizados os serviços de toda a estrutura administrativa. O prefeito Edvaldo Caetano da Silva (foto), tomou uma importante e corajosa decisão, quando teve a iniciativa de chamar para si [município] toda a responsabilidade na organização do evento.

Serviços como, ornamentação, segurança, alimentação, camarins, mídia e outros, foram incorporados pela prefeitura local, com a coordenação geral do evento, sendo feita pelo próprio gestor municipal.

Segundo Edvaldo Caetano, desta forma, o município vai assumir todos os serviços necessários para a realização do evento, utilizando os próprios servidores municipais, o que vai trazer uma boa economia para os cofres da prefeitura, já que a contratação de serviços terceirizados acarretaria custos elevados para as finanças do município, o que em tempos difíceis é extremamente necessário a contenção desses gastos superfalos.

Por: Humberto Vital/Catolé News



-



25 de Janeiro de 2010 Humberto Vital - 17887 pessoas já leram.


A Secretaria Municipal de Cultura, Desportos e Turismo, iniciou nesta segunda-feira (25), o cadastramento dos blocos e ambulantes, para o Carnaval 2010. Os presidentes das agremiações carnavalescas que vão participar da festa, assim como os comerciantes e ambulantes que desejam comercializar produtos na Praça do Povo, durante a realização do evento, deverão se dirigir até a sede da SECET, que funciona nas dependências do Centro Estudantil de Cultura Geraldo Vandré, na rua Fundador Rocha, centro de Catolé do Rocha.

Ornamentação pronta 

A Secretaria de Cultura anunciou neste final de semana a conclusão dos trabalhos de confecção das fantasias, alegorias  e adereços que serão utilizados na ornamentação da Praça do Povo, durante a realização do evento.

Reforço no fornecimento de energia elétrica

Na Praça de Eventos Cantidiano de Andrade, um transformador de 225 KVA está sendo instalado para uma maior segurança no que diz respeito a energia elétrica do local. Este transformador pertence a prefeitura do município e o mesmo passou por uma revisão pela Energisa na cidade de Patos. Além do transformador, um gerador de 180 KVA será locado para os dias do evento.

Por Humberto Vital/Com Ascom/PMCR



-



24 de Janeiro de 2010 Humberto Vital - 17901 pessoas já leram.


Um velho e já conhecido problema está de volta. Mal começou a estação invernosa deste ano, e lá vem a persistente cratera de sempre. O desmoronamento da sub-base e base do aterro da Avenida Deputado Américo Maia, na altura do cruzamento com a Rua Janival Diniz, no lado leste, sentido norte-sul da avenida, imediações do Bairro Sady Soares, está levando junto com a enxurrada, parte do asfalto da PB 325. 

A cada ano o problema se repete. Com as chuvas que caem sobre a cidade, uma verdadeira enxurrada desce pela avenida, no acúmulo das águas que vem desde o Colégio Dom Vital e Praça do povo, somando-se as águas que descem da parte alta do Bairro Noel Veras, formando uma lagoa artificial desde o Posto de Adauri Muniz, até a esquina da avenida com a Rua Castelo Branco. O único caminho para o escoamento destas águas é uma boca de lobo, que fica localizada em frente às comissárias, Vieira e Macário Veículos, que não dão vencimento ao escoamento das águas.  

Não dá outra. Boa parte da avenida fica inundada pelos dois lados da via urbana. 

O velho problema de sempre 


Sem ter para onde ir, o fluxo das águas toma o destino viável pelo nível do terreno, ou seja, deságuam por sobre o aterro da Avenida Deputado Américo Maia, na altura da Rua Janival Diniz, no sentido Bairro Sady Soares, formando uma verdadeira cachoeira, e consigo, vai parte do aterro da pista, que aos poucos está virando uma cratera ameaçadora, sem contar com a interdição da mesma rua na parte baixa, no sentido leste. 

Preocupação constante 

 

Os moradores do Bairro Sady Soares, que tanto sofrem com as inundações no período do inverno, que vai de janeiro a junho, já que aquele bairro está situado numa área de erosões e terrenos acidentados, ficam prejudicados pela ação da natureza, proeminente a cada ano, pela falta da pavimentação daquela artéria, e medidas cabíveis que deveriam ser tomadas para a solução do problema. 

O poder público 

A secretária de infra-estrutura da Prefeitura de Catolé do Rocha, sempre que o problema vem à tona, procura solucionar o caso com a realização de uma terraplenagem provisória, tentando evitar a erosão que constantemente interdita o tráfego no local, mas estas ações de momento não resolvem a problemática do caso. 

O prefeito Edvaldo Caetano da Silva, ciente do caso, disse que tão logo sejam liberados os recursos alocados nas emendas do orçamento da união, que serão destinados para pavimentação em paralelepípedos de algumas ruas em Catolé do Rocha, vai dar prioridade a Rua Janival Diniz, e conseqüentemente será a solução em definitivo do problema. 

Por Humberto Vital/Catolé  News



-



23 de Janeiro de 2010 Humberto Vital - 18546 pessoas já leram.


O governador José Maranhão assinou no final da tarde desta sexta-feira (22), a ordem de serviço para reconstrução do trecho da rodovia PB-325 que liga o município de Catolé do Rocha a Patu, na divisa da Paraíba com o Rio Grande do Norte. A obra está orçada em R$ 5.667.398,40 e vai beneficiar mais de 28 mil moradores da região. Ele também assinou o termo de cessão de uso do imóvel e dos equipamentos da Maternidade Sílvia Mariz, para que seja reaberta e possa também beneficiar toda a população.

Maranhão chegou a Catolé do Rocha por volta das 11h da manhã. Ele seguiu em comitiva para visitar o trecho da PB-325 que vai ser reconstruído e logo depois concedeu entrevista à Rádio Panorama FM. No final da tarde, na Escola Francisca Mendes, foi assinada a ordem de serviço para reconstrução da rodovia e o termo de cessão da maternidade.

Compromisso – Durante entrevista, Maranhão falou do compromisso que seu governo tinha com o município e toda a região do Semi-árido. “Estivemos aqui na ‘Caravana da Reconstrução’ e agora retornamos para dizer que naquela época não tínhamos um discurso de oposição e sim um pacto, um compromisso moral e administrativo com a região. Hoje retornamos para assinar a ordem de serviço e reconstruir a rodovia”, comentou.      

O Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vai recuperar 18,3 quilômetros de rodovia estadual PB-325. A obra começa a ser executada imediatamente e a previsão de conclusão é para setembro deste ano. A empresa Afasa Construção e Comércio Ltda. ganhou a concorrência e está encarregada pela  realização dos serviços.

O ex-prefeito de Catolé do Rocha, José Otávio Vasconcelos, ressaltou a importância da recuperação da estrada para os comerciantes e moradores do município. “A rodovia é uma via de escoamento da produção e transporte de equipamentos para cidades do Rio Grande do Norte e todo o resto do País. O governador assumiu um compromisso quando esteve no município durante a ‘Caravana da Reconstrução’ e agora está honrando com sua palavra”, concluiu.   

Já o deputado estadual Gervásio Maia falou que muitos estudantes utilizam a estrada diariamente e a falta de segurança e as péssimas condições do asfalto dificultam o transporte até a cidade de Patu. “Com a restauração, os estudantes de Catolé do Rocha e região que utilizam a rodovia estadual poderão circular com mais tranquilidade e rapidez”, afirmou.

Nova PB-325 beneficiará mais de 28 mil pessoas

Compromisso moral e administrativo

A recuperação da rodovia estadual vai beneficiar mais de 28 mil habitantes que vivem no município de Catolé do Rocha, na região semi-árida paraibana. O trecho da PB-235 que será reconstruído foi pavimentado em 1987. O superintendente do DER, Solon Diniz, explicou que a camada de asfalto já está desaparecendo por falta de manutenção da rodovia. “A pavimentação de uma rodovia dura em média oito anos. Vamos verificar o que pode ser aproveitado”, concluiu.

No trabalho de reconstrução da estrada serão realizados os seguintes serviços: colocação de uma camada de base em toda a extensão do trecho, recuperação e limpeza do sistema de drenagem, roçada manual, recapeamento da pista de rolamento em concreto asfáltico e dos acostamentos em tratamento superficial duplo, além da sinalização horizontal e vertical.

Usuários – O motociclista Bruno Gonzaga mora em Catolé do Rocha e utiliza a rodovia duas vezes por semana. “Gasto uma hora até a cidade de Patu e com a reconstrução da estrada terei uma economia de tempo e de combustível, além de evitar riscos de acidentes por causa dos desvios no percurso”, comentou.    

Já o taxista Sandoval Pereira disse que estava feliz com a reconstrução do trecho até a cidade de Patu, já que diariamente faz o trajeto para o município de Catolé do Rocha. “Estou esperando essa recuperação da rodovia há três anos. Gasto mais de uma hora num percurso que antes fazia em 20 minutos”, explicou.    
 
Estado investiu R$ 31 milhões na recuperação de rodovias
 
Na Paraíba existem cerca de cinco mil quilômetros de estradas, e metade delas ainda é de terra batida. Em 2009, o Governo do Estado conseguiu recuperar 90% das vias asfaltadas e nesses serviços foram investidos cerca de R$ 31 milhões em recapeamento, limpeza, drenagem, roçada manual e serviços de tapa buraco. Os recursos vieram do Tesouro Estadual.

Rodovia Catolé do Rocha-Patu

A operação ‘Tapa Buraco’, iniciada em maio do ano passado pelo DER, está conseguindo recuperar os trechos de menores extensões, enquanto que percursos maiores ficam sob a responsabilidade de empresas contratadas. Atualmente, essas empresas fazem a pavimentação em cinco trechos, restauração de outros oito pontos de rodovias, mais a construção de três pontes e um aeródromo. Ao todo, são 19 áreas da malha rodoviária estadual em obras.

Pontes concluídas – Solon disse que a Ponte da Batalha e outra sobre o Rio do Peixe, ambas ligando os municípios de Santa Rita e Cruz do Espírito Santo, já foram concluídas e o transporte de carros e carretas liberado. “Esse trecho estava interditado quando assumimos o órgão e os moradores precisavam fazer um grande desvio para chegar ao outro município. Era um grande transtorno”, explicou.

Confira, a seguir, os serviços que estão sendo executados e respectivos trechos de rodovias na Paraíba:

Duplicação – BR-230: João Pessoa/Campina Grande.
Pavimentação – PB-071: Jacaraú/Divisa PB-RN; PB-214: Sumé/Congo; PB-312: Entrada BR-362/Emas; acessos ao Cristo Redentor de Itaporanga e à indústria Guaraves, em Guarabira.
Restauração – PB-057: Mamaguape/Araçagi; PB-087: Pilões/Areia; PB-325: Catolé do Rocha/Divisa PB-RN (Patu); PB-306: Maturéia/Princesa Isabel; Acesso Oeste ao Terminal Rodoviário de João Pessoa; Ponte sobre o rio Paraíba, em Itabaiana; Ponte da Batalha (Santa Rita/Cruz do Espírito Santo); Ponte sobre o rio Preto (Santa Rita/Cruz do Espírito Santo).
Em construção – Ponte sobre o rio da Cruz, em Patos; Ponte de Fagundes (BR-230/ Fagundes); Ponte de Aguiar (Aguiar/Coremas); Bueiro de Carrapateira (Carrapateira/São José de Piranhas) e Aeródromo de Cajazeiras.

Fonte: PB GOV



-



22 de Janeiro de 2010 Humberto Vital - 17965 pessoas já leram.


Chegou à hora da onça beber água! A visita do nosso governador vai trazer uma esperança de dias melhores. José Maranhão virá assinar a Ordem de serviços da PB 353, assim como o Comodato para a reconstrução da Maternidade Silva Mariz, e outros convênios, mas vai também receber várias outras solicitações de pleitos para a nossa região, que tanto esperou e precisa por demais de ações que tragam benefícios para a nossa gente.

Solicitações do vereador Lutero Nunes ao Governo do Estado

Requerimento N. 485/2009 (15.05.2009) – Incluir no Orçamento do Estado, recursos para a pavimentação da estrada que liga o município de Catolé do Rocha até a divisa com o município de João Dias (RN);

Justificativa: A referida estrada, pela ação do próprio uso e das precipitações pluviométricas, se encontra em precárias condições de uso, atribuindo-se a isso vários acidentes envolvendo veículos pessoas, animais e cargas, trazendo grandes prejuízos a população e até mesmo ao desenvolvimento da região.

Requerimento – Nº 551/2009 (14.08.2009)– No sentido de fazer a reforma do Ginásio da Escola Estadual Obdúlia Dantas;

Requerimento 570/2009 (25.09.2009)– Solicitando o recapeamento asfáltico da estrada que liga Catolé do Rocha ao Campus IV da UEPB (Cajueiro);

Requerimento 582/2009 (02.10.2009) – Solicitando o recapeamento do Campo de Aviação deste município;

“defendo a união de todos os poderes para trabalhar pelo bem comum de nosso povo, e em defesa desse ideal estou sempre pronto para lutar pelas soluções dos problemas que tanto aflige os mais necessitados e prejudica o desenvolvimento de nossa terra.”

Vereador Lutero Nunes, Catolé do Rocha, em 22 de Janeiro de 2010.

Por: Humberto Vital/Catolé News



-



22 de Janeiro de 2010 Humberto Vital - 18715 pessoas já leram.


A redação do programa Catolé News no Rádio visitou no final da tarde desta quinta-feira, o Km 01 da rodovia PB 325, sub-trecho catolé do Rocha-Patú, altura do Sítio dois Caminhos, bem na saída de catolé do Rocha, com destino a divisa do visinho estado do Rio Grande do Norte. Em nossa visita, constatamos a presença de alguns operários executando os serviços iniciais da topografia da estrada, que deverá ser intensificados a partir desta segunda-feira, dia 25, com a instalação em definitivo do canteiro de obras, e a chegada das máquinas e operadores que vão assumir a reconstrução da rodovia.

 

 

A assinatura da Ordem de Serviço da BR 325 acontecerá na tarde desta sexta-feira (22), no Salão Pax do Colégio Normal Francisca Mendes, em catolé do Rocha, com a presença do Governador José Maranhão, Deputado Estadual Gervásio Filho, Secretário de Infra-estrutura do Estado, Leonardo Gadelha, Prefeitos e Vereadores das cidades desta região, autoridades e populares.

 

A reconstrução da rodovia PB 325, conhecida “estrada da vergonha”, é um desejo da população desta região, que há anos está à mercê do descaso dos governantes, já que em gestões anteriores foi prometida a recuperação deste trecho, e nunca foi concluído.

 

Por: Humberto Vital/Catolé News



-



21 de Janeiro de 2010 Humberto Vital - 17888 pessoas já leram.


Desde a segunda-feira (18) a SEMED - Secretaria de Educação - realiza a Capacitação para os professores do Programa Brasil Alfabetizado. Na sede da secretaria, cerca de 60 profissionais entre participantes e organização estiveram envolvidos.

Até o dia 22, portanto, nesta próxima sexta, o evento acontecerá e o encerramento está marcado para o meio-dia. Segundo a equipe da SEMED, toda a organização foi feita pela própria equipe pedagógica da secretaria, sempre buscando promover uma melhor qualidade de ensino para os jovens e adultos. O tema para este ano foi "Educar para a vida", resgatando também as metodologias utilizadas por Paulo Freire.

Em Catolé do Rocha, o Brasil Alfabetizado conta com 33 turmas reunindo zona rural e urbana. Mais de 400 alunos estão inscritos e receberão as novas técnicas de avaliação e planejamento.

Todo ano a SEMED realiza este tipo de capacitação, sendo realizada também a continuada a cada 15 dias. "Este tipo de evento não só beneficia os alunos, como também trabalha a auto-estima do profissional", garante Maria de Lourdes Lacerda, secretária de educação do município.

Maria de Lourdes ainda destaca a realização da capacitação para os diretores, coordenadora, supervisores e professores da rede municipal nos dias 01, 02 e 03 de fevereiro.

Por: Larissa Suzana/Asscom/PMCR



-



21 de Janeiro de 2010 Humberto Vital - 18001 pessoas já leram.


Tentando resgatar a cultura do rock, a secretaria de cultura em parceria com o BNB Cultural e a prefeitura de Catolé, realizam o Rock Cordel. O evento acontecerá nesta sexta-feira (22), na Praça Prefeito José Sérgio Maia, a partir das 20h00.

Grupos de rock da cidade e de outros municípios se reúnem para debater a cultura deste segmento. Pela manhã desta sexta haverá também palestras sobre comportamento e música no Centro de Cultura Geraldo Vandré. A banda de Catolé KW também participará desta 1ª edição do Rock Cordel.

O Rock Cordel é um projeto realizado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste no qual mostra o movimento alternativo no rock e na cultura popular a nível local, regional, nacional e internacional. O festival BNB Rock Cordel acontece sempre no mês de janeiro e agora apresenta sua primeira edição na cidade de Catolé do Rocha edição. O evento é gratuito e pra todos.

Por Larissa Suzana/ASSCOM/PMCR

 



-



21 de Janeiro de 2010 Humberto Vital - 17894 pessoas já leram.


O governador José Maranhão vai à cidade de Catolé do Rocha nesta sexta-feira (22), às 12h, para assinar a ordem de serviço da reconstrução da rodovia PB-325, ligando o município a Patu, na divisa da Paraíba com o Rio Grande do Norte. No trabalho de recuperação total da via, o Governo investirá R$ 5.667.398,40 milhões (recursos do Tesouro do Estado), de acordo com informações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Com uma extensão de 18,3 quilômetros a serem pavimentados, a obra vai beneficiar diretamente uma população de 28,5 mil habitantes. A empresa vencedora da concorrência é a Afasa e já está com canteiro de obras instalado na região. Os trabalhos começam agora em janeiro, com previsão de conclusão em setembro próximo.

*Conquista* – “Nós estaremos na região, para junto com população, as lideranças políticas, os deputados, os prefeitos, os vereadores, as lideranças comunitárias e os sindicatos, fazermos a assinatura da ordem de serviço da estrada de Catolé do Rocha até a fronteira do município de Patu, no Rio Grande do Norte”, afirmou o governador José Maranhão. Ele destacou que a nova pavimentação da PB-325 é mais uma conquista da região de Catolé do Rocha.

Os principais serviços previstos para execução no trecho são a camada de base em toda extensão do trecho, recuperação e limpeza do sistema de drenagem, roçada manual, recapeamento da pista de rolamento em concreto asfáltico e dos acostamentos em tratamento superficial duplo, sinalização horizontal e vertical, conforme o superintendente do DER, Solon Alves Diniz. A rodovia foi pavimentada em 1987 e seu asfalto quase não existe mais. A média de vida útil de uma rodovia pavimentada é de cinco anos.

*Mais obras* – Desde maio do ano passado, o DER recupera trechos de rodovias com a operação ‘Tapa Buraco’. Empresas foram contratadas para realizar a pavimentação em cinco trechos, restaurar outros oito pontos e construir três pontes e um aeródromo em estradas estaduais. Ao todo, são 22 áreas da malha rodoviária em obras.

Confira, a seguir, os serviços que estão sendo executados e respectivos trechos de rodovias na Paraíba:

Duplicação – BR-230: João Pessoa/Campina Grande.

Pavimentação – PB-071: Jacaraú/Divisa PB-RN; PB-214: Sumé/Congo; PB-312: Entrada BR-362/Emas; acessos ao Cristo Redentor de Itaporanga e à indústria Guaraves, em Guarabira.

Restauração – PB-057: Mamaguape/Araçagi; PB-087: Pilões/Areia; PB-325: Catolé do Rocha/Divisa PB-RN (Patu); PB-306: Maturéia/Princesa Isabel; Acesso Oeste ao Terminal Rodoviário de João Pessoa; Ponte sobre o rio Paraíba, em Itabaiana; Ponte da Batalha (Santa Rita/Cruz do Espírito Santo); Ponte sobre o rio Preto (Santa Rita/Cruz do Espírito Santo).

Em construção – Ponte sobre o rio da Cruz, em Patos; Ponte de Fagundes (BR-230/ Fagundes); Ponte de Aguiar (Aguiar/Coremas); Bueiro de Carrapateira (Carrapateira/São José de Piranhas) e Aeródromo de Cajazeiras.  



-



20 de Janeiro de 2010 Humberto Vital - 18083 pessoas já leram.


Foi preso no momento de uma audiência no fórum de justiça de Jardim de Piranhas na manhã de hoje, Françueldo de Souza Silva, de 32 anos, natural de Catolé do Rocha/PB.

Ele tinha sido arrolado como testemunha de defesa de Vanderson Lima Barreto que está preso acusado de ter tomado uma moto de assalto.

Durante seu depoimento ele entrou em contradição, provocando questionamentos do promotor de justiça Alisson Michel de Azevedo Dantas que entendeu que a testemunha estava mentindo tentando beneficiar o acusado.

O representante do Ministério Público representou por pedido de prisão em flagrante o que foi acatado pela juíza Janaína Lobo que presidia a audiência.

Françueldo foi preso por falso testemunho e encaminhado para ser autuado em flagrante em Caicó pelo delegado Getúlio Medeiros.

Ele ficará recolhido em uma cela à disposição da justiça.

Fonte: Blog do F. Gomes



-



20 de Janeiro de 2010 Humberto Vital - 18470 pessoas já leram.


Em contato com a redação do programa Catolé News no Rádio, veiculado pelas emissoras, Panorama FM de Catolé do Rocha, e Riacho FM de Riacho dos Cavalos, o ex-deputado estadual, Benedito Alves Fernandes (PSB), emitiu uma nota de desmentido, sobre uma matéria publicada nesta terça-feira (19), no Blog, assinado pelo conceituado jornalista Arimatéa Souza. Na matéria veiculada também do Portal Paraibaonline, Seu Ari, insinuou que Biu Fernandes, estaria se aproximando de pessoas ligadas ao Grupo Maranhistas, fato esse ocorrido em virtude de uma eventual visita do ex-deputado, em companhia do também ex-deputado Gilvan Freira (PMDB), escolhido pelo Governador José Maranhão, para coordenar a campanha da ala peemedebista nas eleições deste ano, ao prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, ocorrida no dia de ontem (19), em Campina Grande.Biu Fernandes disse que de fato, esteve em companhia de Gilvan Freire, numa viagem à cidade de Patos, para resolver assuntos meramente comerciais, e numa breve passagem por Campina Grande, onde Gilvan Freire se encontrou, com Veneziano, ele (Biu), teria cumprimentado o prefeito, num ato formal e de praxe.Fernandes também reiterou o seu total apoio ao prefeito Ricardo Coutinho, afirmando ainda que será candidato a deputado estadual, pelo PSB, partido do prefeito da capital, descartando assim, qualquer possibilidade de reaproximação com o Grupo Maranhista.

Arimatéa Souza, autor da especulação publica do Ari Blog, é jornalista da área política há praticamente duas décadas, e que tem na credibilidade o seu grande referencial.

Por: Humberto Vital/Catolé News



-



20 de Janeiro de 2010 Humberto Vital - 18226 pessoas já leram.


O Coordenador do Projeto de Revitalização do Riacho Agon, José Pereira Filho, disse na manhã desta terça-feira (19), durante o I Fórum de Debate sobre o projeto, realizado no Auditório do Centro Estudantil de Cultura Geraldo Vandré, que a prefeitura Municipal de Catolé do Rocha, vai realizar no próximo dia 30 de janeiro, o I Encontro de Garis do Município.

Aproveitando o grau de instrução dos novos profissionais que foram empossados recentemente para exercer a função, já que todos cursaram pelo menos o ensino fundamental, a prefeitura do município pretende realizar este evento com o objetivo de discutir melhor a problemática do lixo em nossa cidade.

Serão realizadas palestras, panfletagem e visitas ao aterro sanitário de catolé do Rocha, visando conscientizar os profissionais, para que estes possam executar o serviço de limpeza urbana, respeitando e ajudando a preservação do meio ambiente.

Por: Humberto Vital/Catolé News



-



20 de Janeiro de 2010 Humberto Vital - 18065 pessoas já leram.


O suplente de deputado, contador, professor universitário e poeta ´Biu´ Fernandes (ex-DEM) foi a grande surpresa vista na manhã desta terça-feira no ´Palácio do Bispo´, onde fica o gabinete do prefeito Veneziano Vital do Rêgo, em Campina Grande.

´Biu´ foi ciceroneado pelo ex-deputado Gilvan Freire (PMDB), coordenador geral da campanha à reeleição do governador José Maranhão (PMDB) e novo ´guru´ dos irmãos Veneziano e Vital Filho.

Fonte: Ari Blog



-



20 de Janeiro de 2010 Humberto Vital - 18037 pessoas já leram.


O governador José Maranhão vai à cidade de Catolé do Rocha no próximo sábado (23), pela manhã, para assinar a ordem de serviço da reconstrução no trecho da rodovia PB-235, ligando o município a Patu, na divisa da Paraíba com o Rio Grande do Norte. Na reconstrução da estrada o Governo investirá R$ 5.667.398,40 milhões (recursos do Tesouro do Estado), de acordo com informações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

A extensão do trecho que receberá nova pavimentação é de 18,3 quilômetros. A obra vai beneficiar diretamente uma população de 28,5 mil habitantes. A empresa vencedora da concorrência é a AFASA e já está com canteiro de obras na região. Os trabalhos começam agora em janeiro, com previsão de conclusão em setembro próximo.

O anúncio é do próprio governador José Maranhão, feito na manhã desta terça-feira no programa semanal de rádio “Palavra do Governador”. “Nós estaremos na região, para junto com população, com as lideranças políticas, os deputados, os prefeitos, os vereadores, as lideranças comunitárias, os sindicatos, fazermos a assinatura da ordem de serviço para a estrada  de Catolé do Rocha até a fronteira do município de Patu, no Rio Grande do Norte”, afirmou Maranhão. Ele destacou que a nova pavimentação da PB-235 é mais uma conquista da região de Catolé do Rocha.

Os principais serviços a serem executados são a camada de base em toda extensão do trecho, recuperação e limpeza do sistema de drenagem, roçada manual, recapeamento da pista de rolamento em concreto asfáltico e dos acostamentos em tratamento superficial duplo, sinalização horizontal e vertical, informou o superintendente do DER, Solon Alves Diniz. A rodovia foi pavimentada em 1987 e seu asfalto quase não existe mais. A média de vida útil de uma rodovia pavimentada é de cinco anos.



-



19 de Janeiro de 2010 Humberto Vital - 18107 pessoas já leram.


Foi empossada nesta segunda-feira (18), a nova diretoria do Hospital Municipal Dr. Américo Maia de Vasconcelos. O prefeito, Edvaldo Caetano, juntamente com a secretária de saúde do município, Dra. Paulina Maia e o secretário de finanças, Felipe Fonseca, estiveram presentes na posse da nova diretora, a enfermeira Rosa Dalva Corrêa.

   

Desde setembro, as ações do hospital estavam sendo respondidas pela própria secretária de saúde. Esta já é a 4ª vez que Rosa Dalva assume a administração do local. As primeiras ações, segundo ela, serão o remanejamento de alguns funcionários e a reunião com todos os setores para que o bom funcionamento seja mantido.

   

Agradecendo a oportunidade em estar, mais uma vez, no cargo, Rosa Dalva garante que essa administração só irá somar para o município. “Mais uma vez aqui, espero a colaboração e a vontade de todos para que juntos possamos somar conhecimento e experiências, e com isso contribuir, cada vez mais, na melhoria da saúde no município de Catolé do Rocha”, disse a nova diretora.

   

Para compor a nova equipe, foram nomeadas também para a administração geral, Maria das Graças da Silva, e como coordenadora geral, a enfermeira Liliane Fernandes.

 

Fonte: Assessoria de ComunicaçãoPMCR



-



17 de Janeiro de 2010 Humberto Vital - 18464 pessoas já leram.


Policiais lotados no 12º BPM da cidade de Catolé do Rocha-PB, nesta sexta-feira (15), deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela juíza de direito daquela comarca na residência de Messias Tomaz de Freitas.

Em revista a referida residência os PMs encontraram dois revolveres calibre 38, binóculos, balaclava (capuz), munições e uma gândola camuflada (camisa da farda de grupo especial da PMPB).
Após o termino da revista conforme o artigo 245 do CPP, o proprietário da casa mais sua irmã que residia naquele estabelecimento foram presos e conduzidos a Delegacia Distrital local (foto acima) para serem tomadas as medidas cabíveis.

Fonte: Ronda do Sertão




-



17 de Janeiro de 2010 Humberto Vital - 18118 pessoas já leram.


Na última sexta-feira (15), a Vtr 1083 ao receber uma denuncia anônima ao “beco da facada” e ao fazer revista na residência do Sr FLAVIANO BARETO BENJAMIN encontrou cinco pedras de crack, diversos celulares e R$ 61,00 em notas diversas e sua residência.
Após o termino da revista de sua residência conforme o art. 245 do CPP, o proprietário da casa foi dada sua voz de prisão e conduzido a Delegacia Distrital desta cidade para serem tomadas as medidas cabíveis.

Fonte: Blog do 12º BPM/Catolé do Rocha




-



17 de Janeiro de 2010 Humberto Vital - 18831 pessoas já leram.


O Catoleense Francivan Alves Dantas, de 34 anos, conhecido por “Van” ou “Galego de Rosa”, foi executado com disparos de pistola calibre 380 por volta das 14h30 deste sábado (16). Ele foi morto no interior de um prédio abandonado, no Centro de Jardim de Piranhas.

O delegado Getúlio Medeiros disse que Galego de Rosa estava em na companhia da mulher, Clezilma, e um filho dela no momento do crime. Eles foram convidados pela pessoa identificada por João Maria Soares para conhecer um prédio que erviria como pagamento de uma dívida de cerca de R$ 120 mil. A dívida, João Maria, tinha com Clezilma que é dona de uma tecelagem em Jardim de Piranhas.

Quando entraram no prédio que é composto por três compartimentos, João Maria teria convidado Galego e Clezilma para verem o local do escritório que é localizado no terceiro e último compartimento do prédio. Ao se aproximarem da porta do escritório, três homens armandos com pistolas saíram atirando contra Galego, que correu em direção ao segundo compartimento.

Os tiros contra o Galego se intensificaram, enquanto ele tentava se esquivar. Mas ele foi atingido por vários disparos e morreu no local. João Maria saiu do prédio e não mais foi visto. Os atiradores também fugiram com destino ignorado.

Francivan Alves Dantas era natural de Catolé do Rocha/PB, foi preso pela última vez no dia 12 de novembro de 2008, na zona rural de Jardim de Piranhas, ao lado dos comparsas Dijenaldo Alves da Silva e Reginaldo Batista de Araújo, ocasião em que foram apreendidas espingardas, pistolas, revolveres e farta munição.

Ele respondia por assalto na comarca de Teixeira, onde foi condenado à 08 anos e 06 meses de reclusão, mas estava no livramento condicional por decisão da justiça de Petrolina/PE, do dia 24 de outubro de 2009.

O Juiz da 2ª Vara das Execuções Penais de Pernambuco, Cícero Bittencourt de Magalhães, entendeu que ele tinha bom comportamento por onde passou em estabelecimentos prisionais, e que já tinha cumprido 1/3 de sua pena, por tanto percebeu um lápso temporal colocando-o em liberdade condicional. O documento garantindo o benefício e assinado pelo juiz é da Penitenciária Dr°. Edevaldo Gomes de Petrolina/PE.

Quando Galego de Rosa foi preso em 2008, foi transferido de Caicó, para o Presídio Regional de Patos/PB, mas em 2009, foi transferido para a cadeia pública de Lagoa Nova, e logo entrou no regime semi-aberto, porém teve o regime regredido pela reação principalmente do Ministério Público do Rio Grande do Norte, embora tenha passado um tempo na Delegacia de Capituras em Natal, depois teria sido levado para Petrolina/PE, aonde ganhou o beneficio.
 
Fonte: Blog de Sidney Silva.



-



14 de Dezembro de 2009 Humberto Vital - 18480 pessoas já leram.


Dois homens foram mortos na cidade de São Bento, no Alto Sertão paraibano, num intervalo de seis horas. A Polícia não tem pistas sobre os criminosos.

De acordo com a Polícia, o primeiro assassinato aconteceu às 18h10 desse domingo (13). A vítima é Adão Braga Soares, 22 anos. Ele foi alvejado por três tiros. O crime ocorreu em uma praça em frente ao prédio da Prefeitura.

A Polícia não tem pistas sobre o assassino e qual teria sido o motivo do crime.

O segundo assassinato aconteceu na primeira meia-hora dessa segunda-feira (14). Segundo a Polícia, a vítima Josifran Roxinol dos Santos, 29, foi morto com vários tiros no bairro onde morava, Loteamento Portal.

Segundo testemunhas, o asssassino teria se aproximado da vítima em uma motocicleta Bis (cor e placas não informadas) e feito os disparos matando o homem no local. Ainda, segundo populares, depois dos tiros o assassino fugiu, mas minutos depois voltou ao local e apanhou o aprelho de celular da vítima fugindo novamente.

A Polícia disse que a vítima era viciada em drogas e acredita que a motivação do crime seja acerto de contas.



-



14 de Dezembro de 2009 Humberto Vital - 18310 pessoas já leram.


Neste sábado (12), por volta das 20h30min, segundo algumas vitimas, quando os mesmos trafegavam na estrada que dar acesso da cidade de Mato Grosso-PB a PB 325, nas proximidades do Sítio Saco do André município de Mato Grosso-PB, todos foram abordados por cerca de doze (12) elementos encapuzados e armas em punho tipo revolveres, espingardas calibre 12 e pistolas, onde as mesmas ficavam de refém dentro do matagal enquanto o bando roubava outras vitimas que passavam no local. Em uma abordagem desses elementos as vitimas Joel Lima da Silva 28 anos, Francisco Alexandre Filho 26 anos, ambos residentes na cidade de Pombal-PB, que também trafegavam em uma moto, não obedeceram à ordem de parada e foram alvejados por disparos de arma de fogo provavelmente de pistola calibre 380.

Os elementos após a ação criminosa adentraram no matagal com destino ignorado subtraindo das vitimas além de dinheiro, documentos pessoais, objetos pessoais tipo relógios, celulares, alianças, etc. As vitimas que foram baleadas, foram socorridas para o hospital de Jericó-PB e posteriormente para Sousa-PB, sendo que a vitima de nome “Joel” foi cirurgiado naquela cidade e o Francisco foi transferido gravemente para a cidade de Campina Grande-PB.

A guarnição do DPM local ao ser informado do fato deu início às diligências juntamente com os destacamentos vizinhos, sendo que os acusados ainda não foram localizados.



-



10 de Dezembro de 2009 Humberto Vital - 19477 pessoas já leram.


Oitocentos e sessenta e dois novos soldados de Polícia Militar já estão nas ruas, fortalecendo a segurança pública da Paraíba. Os militares passaram por um curso de formação com duração de nove meses e foram lotados em batalhões da PM em todo o Estado.

Na Grande João Pessoa, são 327 novos policiais; na região de Campina Grande, 191; no 4º Batalhão da PM, em Guarabira, 121; em Patos, sede do 3º Batalhão, 103; na região de Cajazeiras, 6º BPM, 120 soldados foram formados; e em catolé do Rocha, no 12º BPM, foram formados 44 soldados.

De acordo com o comandante geral da corporação, coronel Wilde Monteiro, os soldados estão trabalhando no policiamento ostensivo e reforçando os efetivos em cada uma dessas regiões.

Ainda segundo ele, além de aumentar o efetivo, “a Polícia Militar tem adquirido novos equipamentos, viaturas e expandido o número de companhias, batalhões e pelotões, abrangendo uma maior área de atuação e aumentando a força no Estado, para fazer com que todo paraibano tenha confiança e a consciência de se sentir seguro”.

No curso de formação, os soldados assistiram a 1.300 horas de aula de disciplinas ligadas às áreas de Direito, Polícia Comunitária, Direitos Humanos, Violência, Cultura e Criminalidade, e ainda passaram por um estágio supervisionado de 200 horas. 
 

Catolé do Rocha: 12º BPM forma 44 novos soldados


Cel. Monteiro - Cmt Geral da PMPB


Major Cunha



Nesse dia 05 de dezembroh00min às 16 aconteceu na avenida Castelo Branco, defronte a sede do 12º Batalhão a solenidade militar de conclusão do Curso de Formação de Soldados 2009, turma do 12ºBPM - Catolé do Rocha, onde 44 novos soldados passaram a pronto. A solenidade foi presidida pelo Exmo Sr. Wilde de Oliveira Monteiro, Cmt Geral da PMPB, e contou com a presença da sociedade em geral, prefeitos, e familiares de todos os recrutas.

2. A turma do CFSD do Batalhão de Catolé do Rocha-PB, recebeu o nome do Cabo PM UBIRAMAR ALVES DA SILVA in memorian , o referido fora morto quando mesmo de folga apoiava numa ocorrência na cidade de Riacho dos Cavalos-PB em 2008.

3.A noite às 20h00min aconteceu no clube da Maçonaria(parque das acácias) o cerimonial de entrega de certificados de conclusão de curso do CFSD, depois todos os presentes saborearam um delicioso jantar, e logo após foi dado início a festa dançante com duas bandas: OS LEGIONÁRIOS DE BELÉM DE BREJO DO CRUZ e DOMINGOS SÁVIO E OS QUENTES DO FORRÓ.



-



10 de Dezembro de 2009 Humberto Vital - 18299 pessoas já leram.


Despesas sem licitação, aplicações insuficientes em saúde e em Remuneração e Valorização do Magistério (RVM) contribuíram para a reprovação, pelo Tribunal de Contas do Estado, das contas de 2008 do prefeito de Riacho dos Cavalos, Sebastião Pereira Primo, conforme voto do relator Fernando Catão. A decisão deu-se de acordo com o parecer do Ministério Público junto à Corte, ratificado pelo procurador geral Marcílio Toscano Franca Filho. O prefeito ainda tem a oportunidade da apresentação de documentos que comprovem a regularidade de suas contas, em recurso ao TCE.

Também foram desaprovadas as contas de 2008 do ex-prefeito de Cacimba de Dentro Clidenor José da Silva por falhas que incluíram a omissão de receitas decorrente da concessão de alvarás, conforme entendeu o relator José Marques Mariz. Além da imputação do débito de R$ 4.946,96, Clidenor sofreu multa de R$ 4.115,00, apontada, ainda, pelo Ministério Público. Cabe, igualmente, recurso dessa decisão.

Desaprovadas nesta quarta-feira, as contas de 2007 do prefeito de Cubati Josinaldo Vieira da Costa tiveram como falha mais grave a transferência de recursos entre contas da área da Educação para destino não devidamente explicado. O voto do relator Renato Sérgio Santiago Melo incluiu o débito de R$ 4.771,08 a Josinaldo que, se for o caso, ainda pode explicar essa transferência em fase recursal.

APROVAÇÕES – Tiveram suas contas aprovadas os prefeitos de Vieirópolis Marcos Pereira de Oliveira (exercício de 2007), de Capim Euclides Sérgio Costa de Lima (2008) e, também, o ex-prefeito de São José da Lagoa Tapada Cláudio Antonio Marques de Sousa (2007). Foram relatores desses três processos o conselheiro Umberto Porto (do primeiro e do último) e o auditor Antonio Gomes Vieira Filho (contas de Capim). O desejo de aprofundar o exame de aspectos do processo do qual também é relator levou o conselheiro Umberto Porto a adiar, para a próxima quarta-feira (19), o julgamento das contas de 2008 apresentadas ao TCE pelo prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho. O Tribunal acatou proposta do conselheiro Arnóbio Viana no sentido do retorno à Auditoria do processo referente às contas de 2007 da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer para complemento de instrução.
  



-



10 de Dezembro de 2009 Humberto Vital - 19654 pessoas já leram.


A Escola Agrotécnica do Cajueiro, instalada no Campus IV da Universidade Estadual da Paraíba, em Catolé do Rocha, lançou edital para o Processo Seletivo 2010 de Ingresso ao Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária. As inscrições para a seleção ocorrerão no período de 07 a 23 de dezembro e o Processo contemplará vagas para os cursos de “Integrado ao Ensino Médio” e  “Profissionalizante em Sistema Modulado Subsequente”.
Serão disponibilizadas 65 vagas, sendo 40 direcionadas aos alunos que concluíram ou estão concluindo o Ensino Fundamental e 25 para os que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio. Pelo sistema de cota, os dois cursos destinarão 50% do total de vagas para candidatos filhos de produtor rural.
O Processo Seletivo acontecerá no dia 12 de janeiro de 2010, a partir das 8h, na sede da Escola Agrotécnica do Cajueiro, e constará das provas de redação, matemática e de conhecimentos gerais, ambos contextualizando a agropecuária. O resultado final da seleção será disponibilizado na própria Escola, até o dia 18 de janeiro de 2010 para a 1ª lista, e 25 de janeiro para a 2ª lista.
As inscrições para o Vestibulino 2010 ocorrerão na secretaria da Escola Agrotécnica do Cajueiro, localizada no Sítio Cajueiro, município de Catolé do Rocha, no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3441-1366.



-



10 de Dezembro de 2009 Humberto Vital - 18211 pessoas já leram.


Através de uma denuncia anônima a guarnição de R/P da cidade de São Bento-PB prendeu nesta terça (07), por volta das 21h45min em um bar denominado por “Bar do Espetinho do Chaguinha”, localizado na saída para Paulista-PB, Evandro Ferreira Linhares dos Santos, ajudante de mecânica, solteiro 27 anos de idade, residente naquela cidade, onde o mesmo portava um revolver calibre 32 marca Rossi n° 138138 seis tiros e com seis cartuchos deflagrados.

O acusado foi preso e entregue na DP para as devidas providencias.



-



10 de Dezembro de 2009 Humberto Vital - 18087 pessoas já leram.


Na tarde de terça-feira (07), por volta das 13h00min na cidade de Jericó-PB, quando a jovem Edicailza Ferreira de Lima, solteira, domestica, 20 anos, residente no Sitio Alto Alegre daquele município, deixou sua moto marca Honda CG 125 TITAN, cor azul, placa MYU 1396-RN, estacionada no centro da cidade e ao retornar não mais encontrou no local, a mesma de imediato procurou o destacamento local.

Após solicitação da vitima, diligencias foram efetuadas e horas depois a citada moto foi localizada nas proximidades do terminal rodoviário da cidade de Jericó-PB, sendo que em seguida os policiais prenderam o desocupado Cícero Muniz de Lima, solteiro, 19 anos de idade que assumiu a autoria do furto, sendo o mesmo conduzido a DP daquela localidade e apresentado ao delegado de plantão para providências legais.



-



7 de Dezembro de 2009 Humberto Vital - 18531 pessoas já leram.


Sabendo da grande alegria do nosso povo, de um modo particular da nossa juventude, e querendo oferecer uma alegria que gere valores de vida, de respeito ao outro, tentando despertar na juventude esperança, coragem, espírito de companheirismo, valorização da família e sensibilidade à questão da fome, e seguindo o exemplo de muitas cidades em vários Estados do Brasil, é que a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios em parceria com os clubes de serviço e outras instituições, realizou neste final de semana em Catolé do Rocha, a 2ª Edição do Catolé Fé, Paraíba: Do litoral ao sertão, com Jesus no coração! 

Um carnaval cristão, com o objetivo, também, de arrecadar alimentos para a campanha Natal sem fome. Fazendo com que os nossos jovens possam se dedicar de forma, alegre, responsável e construtiva a causas nobres, como é o caso do Natal sem fome. 

O abada custou R$ 6,00 (seis reais) + um kg de alimento não perecível, e contou com a participação de centenas de pessoas, com faixa etária de idade diversificada, e um público formado por pessoas de todas as camadas sociais. 

A programação teve início no sábado (05), primeiro dia do evento, das 08h00 às 11h00 e 14h00 às 15h30, com a celebração do 1º Seminário de Cura e Libertação, que contou com a presença do padre Jorge Tadeu e Hamilton. 

Às 18h00 foi celebrada uma missa campal, na Praça Cantidiano de Andrade (Praça do Povo), com a participação do Ministério de Música EJOC – Mossoró (RN). 

Neste domingo (06), ontem, portanto, tivemos a continuação do Seminário, das 08h00 até o meio dia, quando foi servido um almoço. A partir das 18h00, concentração dos fiéis no largo do fórum Desembargador João Sérgio Maia, de onde partiu o Arrastão da Juventude, com Trio Elétrico, animado pelo Padre Jailson e Ministério Banda Adorai de Natal (RN). 

O arrastão percorreu parte da Avenida Deputado Américo Maia, até a Praça do Povo, onde aconteceu um Show para uma animadíssima platéia bastante animada, que interagiu com os animadores durante todo o show. 

O catolé Fé mais uma vez conseguiu reunir uma grande multidão, e consolida-se como um evento turístico religioso em nosso município, com a promessa, segundo os organizadores, de uma terceira edição em 2010 cada vez maior.

Por: Humberto Vital/Catolé News



-



6 de Dezembro de 2009 Humberto Vital - 18432 pessoas já leram.


Na noite deste sábado (05), na cidade de Brejo dos Santos (PB), o agricultor de 17 anos de idade residente naquela cidade, perdeu o controle de sua moto marca Honda CG 125, cor vermelha, ano 1997, de placa MZM 9810-RN, derrapando em seguida, sofrendo varias lesões, das quais não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.

O policiamento local fez o isolamento da área do sinistro, acionando o delegado de Catolé do Rocha-PB, para os tramites legais.



-



6 de Dezembro de 2009 Humberto Vital - 18614 pessoas já leram.


Na noite deste sábado (05), na cidade de Catolé do Rocha, mais precisamente no Bairro Tancredo Neves, por volta das 07h00min dois elementos não identificados, furtaram uma motoneta Honda Biz C100, ano 2002/03, de cor azul, placa KIZ 7830 Itambé-PE de propriedade do pintor Francisco das Chagas Cardoso, casado, de 50 anos de idade, quando a vitima havia estacionado o veiculo em frente de sua residência, sendo que a vitima ainda viu quando os elementos empreendiam fuga a destino incerto.

Após solicitação feita pela vitima, foram efetuadas várias rondas onde a guarnição encontrou a motoneta abandonada na estrada carroçal nas sitio Catolé de Baixo, município de Catolé do Rocha-PB, sendo a mesma conduzida a DP e apresentada ao delegado de plantão.



-



5 de Dezembro de 2009 Humberto Vital - 18330 pessoas já leram.


Um acidente automobilístico ocorrido na manhã desta sexta-feira (04), por volta das 5h, no município de São Bento, deixou uma pessoa morta e duas pessoas feridas.

De acordo com informações repassadas pela polícia, a empresária do ramo de confecções Aspázia Dantas de Almeida, de 30 anos, viajava em um veículo Corola, conduzido pelo cunhado, quando um caminhão invadiu a pista na contra-mão.

Ao tentar desviar o caminhão, o motorista caiu em um buraco, capotando logo em seguida. A empresária, que viajava para Fortaleza, estava sem o cinto de segurança e morreu na hora.

O cunhado e a amiga da vítima, que usavam o cinto de segurança na hora do acidente, tiveram apenas escoriações leves.



-



5 de Dezembro de 2009 Humberto Vital - 18041 pessoas já leram.


Com o objetivo de realizar manutenções no serviço de fornecimento da rede elétrica em 47 cidades paraibanas, a empresa Energisa anunciou que estará com uma programação desta sexta até a próxima segunda-feira, dia 7, em que a população deve ter o serviço suspenso em horários programados pela manhã e à tarde.

Somente em João Pessoa, a manutenção deve ocorrer em três dias, a começar nesta sexta nos bairros do Bessa, Manaíra, Bairro dos Estados e Bairro das Indústrias. No domingo, a falta de luz será nos bairros de Água Fria, Brisamar, Varadouro e Mangabeira. Na segunda-feira, será a vez dos bairros do Bessa, Mandacaru e Bairro dos Ipês.

A Energisa informou que o fornecimento da energia poderá ser restabelecido antes do horário previsto na programação de desligamento realizada. Os consumidores poderão ter conhecimento sobre os horários da suspensão da energia clicando aqui, ou ligando para a Central de Atendimento pelo telefone gratuito 0800 83 0196.

Confira a lista dos municípios onde serão feitas as manutenções:

Alagoa Grande, Alagoinha, Borborema, Cabaceiras, Cajazeiras, Conde, Esperança, Imaculada, Itapororoca, João Pessoa, Piancó, Remígio, Riacho dos Cavalos, Santa Rita, Santa Teresinha, São Bento, São Jose de Piranhas, Sousa, Sumé, Vierópolis, Água Branca, Araçagi, Bayeux, Camalaú, Mãe DÁgua, Natuba, Pocinhos, Puxinanã, São Domingos de Pombal, Serraria, Sumé, Camalaú, Cuitegi, Monteiro, Pedro Regis, Alagoa Grande, Arara, Aroeiras, Sapé, São José de Espinharas, Princesa Isabel, Lucena, Jacaraú, Guarabira, Cuité de Mamanguape, Conde e Catolé do Rocha.



-



5 de Dezembro de 2009 Humberto Vital - 18578 pessoas já leram.


Na noite de quinta-feira (03), quando os empresários Geovani Venâncio Ribeiro de Paulo, 21 anos, solteiro, Manoel Abrantes Nóbrega, solteiro, 33 anos, e o estudante Elton Martins Pereira, 23 anos, solteiro todos residente na cidade de Catolé do Rocha-PB deslocavam-se da cidade de Alexandria-RN com destino a cidade de Catolé do Rocha-PB, na PB 323, ao passarem pela localidade do Sitio Cachoeira município de Bom Sucesso-PB, um elemento encapuzado e portando uma arma de fogo saiu de dentro do matagal e efetuou um disparo contra o veiculo Ford Ranger, cor preta, placas MNX 9858-PB, em que as vítimas viajavam, sendo que o disparo atingiu o pára-brisa dianteiro do veiculo quebrando-o, porém não atingiu as vítimas.
 
A policia Militar após tomar conhecimento do fato, através das vítimas, empreendeu diligências na área do fato, porém ate o momento sem êxito.
 
Fonte: Ronda do Sertão



-



2 de Dezembro de 2009 Humberto Vital - 18408 pessoas já leram.


Dezenas de veículos, motocicletas, cavaleiros e populares acompanharam o cortejo fúbre com o corpo de Josivan Fernandes Suassuna (Divan), no final da manhã desta terça-feira (01), desde o Distrito de Picos até o cemitério de Catolé do Rocha.

Às 09h00 foi celebrada uma missa de corpo presente na residência da Família, no Distrito de Picos, que reuniu uma grande multidão. Em seguida o cortejo seguiu pela PB 323, e se juntou a dezenas de outros motoqueiros e vaqueiros montados à cavalo, que esperavam na entrada da cidade, nas imediações do Posto Fiscal do Bambu.

O acompanhamento seguiu pelas Avenidas Senador Rui Carneiro, Ministro José Américo e Deputado Américo Maia, até as imediações dop Cemitério Municipal Frei Damião de Bozzano, onde sob comação total, o féretro foi sepultado por volta das 12h00, debaixo de um sol de 40 graus.

Por: Humberto Vital/Catolé News

 



-



2 de Dezembro de 2009 Humberto Vital - 17960 pessoas já leram.


A partir do dia 03 de dezembro, uma equipe de Policiais Federais estarão instalados na Prefeitura de Catolé do Rocha até o dia 13 de dezembro com o objetivo legalizar a situação das armas de fogo junto à Polícia Federal. 

Com o advento da Lei 11.706/2008, que busca se aproximar da realidade brasileira, a superintendência da Polícia Federal de João Pessoa, realiza essa campanha para a regularização de armas de fogo, sendo registro e renovação. Segundo o delegado da Polícia Federal, Marcos Van, essa campanha objetiva levar aos cidadãos residentes nesses locais a oportunidade de sair da ilegalidade, fazendo o recadastramento de sua arma mais próximo de sua residência, sem pagar nada. O delegado ainda adverte as pessoas que não registrarem a arma de fogo que está em seu poder até o dia 31 de dezembro, terá a sua arma apreendida e poderá ser preso em flagrante pela prática de crimes previstos no Estatuto do Desarmamento – Lei 10.826/03. 

A regularização é totalmente gratuita, os profissionais estarão disponíveis dos dias 03 até o dia 13 deste mês, no prédio da Prefeitura Municipal de Catolé do Rocha nos horários das 09h00 até 12h00 e das 13h00 até 17h00. Os interessados deverão comparecer munidos dos seguintes documentos:

- Requerimento devidamente preenchido, encontrado no site da Polícia Federal através do endereço www.dpf.gov.br, e para os que não tem acesso a internet, o formulário estará disponível no local de atendimento na cidade de Catolé;

- A pessoas responsáveis pela arma terão que informar, no mínimo, a espécie, marca, calibre e número do objeto;

- E anexar junto ao requerimento a cópia da Identidade, CPF e comprovante de residência. 

A comissão alerta aos interessados que se a arma tiver certificado de registro, deverá ser feito uma cópia e anexada a documentação. Mas caso a arma não tenha registro, cópia da nota fiscal ou declaração de posse da arma, o modelo está disponível no site www.dpf.gov.br. 
 
Por: Larissa Suzana – Assessoria do Município



-



2 de Dezembro de 2009 Humberto Vital - 17967 pessoas já leram.


Para evitar a extensão das sessões e o atraso no período de recesso parlamentar, o líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Gervásio Maia decidiu se encontrar pessoalmente com o novo Secretário de Planejamento para solicitar a devolução da LOA.

O pedido foi feito pelo presidente da Comissão de Orçamento, deputado Dunga Júnior (PTB) que alertou o governista para o prazo de votação da matéria.

De acordo com o regimento, a Assembléia tem até o dia 20 de dezembro para apreciar e votar a lei, para só depois ingressar com o recesso.  



-



2 de Dezembro de 2009 Humberto Vital - 17844 pessoas já leram.


O Governador José Maranhão confirmou, na manhã desta terça-feira (01), no programa semanal de rádio Palavra do Governador, que  nos próximos dias assinará as ordens de serviço para a recuperação de duas rodovias estaduais, uma no Brejo e outra no Sertão, totalizando 40 quilômetros de extensão.

No Sertão, o Governo vai restaurar a PB-325, ligando Catolé do Rocha à divisa com a cidade de Patu, no Rio Grande do Norte. Será recuperado o asfalto numa extensão de 18,3 quilômetros. Recursos do Tesouro do Estado, da ordem de R$ 5,6 milhões, vão garantir a recuperação total da estrada que tem tráfego médio de 1.584 veículos por dia.

Estrada de Pilões-Areia

Uma outra obra de melhoria na malha rodoviária estadual é a restauração total da estrada Pilões-Areia, no Brejo, cuja assinatura da ordem de serviço está para ser agendada pelo governador. A rodovia PB-087 será restaurada em um trecho de 21,2 quilômetros de extensão, com recursos do Estado na ordem de R$ 4,2 milhões. O tráfego médio/dia é de 398 veículos. A previsão do Governo é de que as obras de nova pavimentação da PB-087 e PB-325 sejam concluídas em outubro de 2010.

Uma obra já em andamento é a estrada da cidade de Emas, a PB-312, entroncamento com a BR-361, numa extensão de 7,5 quilômetros. Há 15 dias, o governador assinou a ordem de serviço para o início das obras de reconstrução da PB-306, no trecho de 100 quilômetros que liga Maturéia a Princesa Isabel, no Alto Sertão paraibano. A estrada beneficia diretamente os municípios de Teixeira, Maturéia, Imaculada, Água Branca, Juru, Tavares, Princesa Isabel e São José de Princesa.

A obra vai facilitar a vida de 88 mil pessoas. O tráfego médio diário atinge 801 veículos, sendo 242 automóveis, 301 camionetas, 10 ônibus, 51 caminhões e 197 motos.  A previsão é de que a obra seja concluída em dezembro de 2010.

Escoamento da produção agropecuária

A restauração da rodovia vai melhorar o escoamento da produção agropecuária da região; reduzir o preço dos fretes e dos transportes de passageiros; promover o desenvolvimento sócio-econômico da região; melhorar a qualidade de vida da população local; modernizar a infraestrutura rodoviária estadual e oferecer conforto e segurança aos usuários da estrada.        

No final de outubro, foram autorizados os serviços de recuperação da PB-057, sub-trecho Mamanguape/Araçagi, com 31,8 quilômetros, além do acesso ao Cristo Redentor de Itaporanga, com 3,5 quilômetros. Com as melhorias nas rodovias paraibanas, o Governo impulsiona o desenvolvimento das diversas regiões do Estado.

Fonte: PB Gov



-



1 de Dezembro de 2009 Humberto Vital - 20067 pessoas já leram.


 

O agricultor Josivan Fernandes Suassuna, solteiro, 30 anos, residente no Distrito de Picos, município de Catolé do Rocha, mais conhecido por Divan Locutor, que também exercia a profissão de Locutor de Vaquejada, capotou sou veículo, um Fiat Uno Mille, na manhã desta segunda-feira (30), na PB 323, próximo ao Distrito de Picos, e morreu no local do acidente.

Divan retornava de uma vaquejada que aconteceu na cidade de Pilões no Estado do Rio Grande do Norte, onde trabalhou durante todo o último final de semana, quando teria ido ainda à cidade de Brejo do Cruz, deixar alguns companheiros, e no retorno para casa, por volta das 10h00, á menos de dois quilômetros de sua residência (Distrito de Picos), capotou o seu carro, um Fiat Uno Mille Fire Flex, ano 2006, de cor azul, Placas MNM 6735, de Catolé do Rocha, segundo testemunhas, fato este possivelmente ocasionado por um cochilo ao volante.

Com a gravidade do acidente, o condutor do veículo veio a óbito no local. Seu corpo já sem vida foi trazido para o Hospital Municipal Dr. Américo Maia de Vasconcelos, onde deu entrada no setor de urgência, às 10h45.

Josivan Fernandes Suassuna era filho do agricultor Cesídio Suassuna, e sempre foi um apaixonado por vaquejada, quando então decidiu seguir a carreira de locutor do mesmo esporte.

O corpo está sendo velado no distrito de Picos, onde será reliazada uma cerimõnia religiosa de corpo presenta, a partir das 09h:00, desta terça-feira, dia 01 de dezembro, e em seguida o sepultamento no Cemitério Frei Damião de Bozzano, em Catolé do Rocha (PB).

Reportagem e Fotos: Humberto Vital/Catolé News



-



30 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 18310 pessoas já leram.


Mais um assalto no trecho Patu/Belém do Brejo do Cruz-PB foi registrado na manhã desta segunda-feira, 30/11, quando várias pessoas se dirigiam para a cidade de São Bento-PB para efetuarem compras.
 
Segundo informações, alguns comerciantes que viajavam em um transporte alternativo, foram atacados por três elementos armados no trecho paraibano da rodovia que não é asfaltado, onde em decorrência do descaso dos governos paraibanos já aconteceram vários assaltos.
 
Os ladrões roubaram todo dinheiro que as vítimas conduziam e os pertences das mesmas.
 
Não sabemos ainda se as vítimas são de Patu ou de outra cidade da região.
 
Em breve mais informações.
 
Fonte: Patu News



-



30 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 17722 pessoas já leram.


Fiquem alertas sobre esse tipo de abordagem que está sendo muito usada ultimamente nas grandes cidades e ajudem a divulgar.

OBS: Vejam a criatividade dos ladrões. O primeiro recado acho que já é conhecido de muitos, mas o segundo pra mim é novidadde, portanto

ATENÇÃO GALERA!!!

1º RECADO DA POLÍCIA MILITAR

CUIDADO em BARES, RESTAURANTES, IGREJAS  e outros locais de encontros coletivos.

Bandidos estão dando de 10 x 0 em criatividade  em nós e na Polícia, portanto, vamos acabar com isso...   Vejam: Você e seus amigos ou familiares estão num bar ou restaurante, batendo papo e se divertindo. De repente chega um indivíduo e pergunta de quem é o carro tal, com placa tal, estacionado na rua tal, solicitando que o proprietário dê um pulinho  lá fora para manobrar o carro, que está dificultando a saída de outro carro.

Você, bastante solícito vai, e ao chegar até o seu carro, anunciam o assalto e levam seu carro e seus pertences, e ainda terá sorte se não levar um tiro...

Numa mesma noite, o resgate da Polícia Militar atendeu a três pessoas baleadas, todas envolvidas no mesmo tipo de história.

Repasse esta notícia para alertar seus amigos...  O jeito, em caso semelhante é ir acompanhado!Chame alguns amigos para ir junto, e de longe verifique se é verdade.

Isto também pode acontecer, quando se está na igreja, supermercado... ou em outros locais de encontros coletivos.
 
'MENSAGEM TRANSMITIDA PELO ATENDIMENTO 190 '

2º  AVISO DA POLÍCIA MILITAR

NOVA MODALIDADE DE ASSALTOS A VEÍCULOS      

Imagine que você vai para o seu carro que deixou estacionado bonitinho, abre a porta, entra, tranca as portas para ficar em segurança e liga o motor.

Você não faz sempre assim?  

Entretanto, olhando pelo espelho interno, você vê uma folha de papel no vidro traseiro, que te bloqueia a visão.  

Então, naturalmente, xingando quem colocou um maldito anúncio no seu vidro traseiro, você põe o carro em ponto morto, puxa o freio de mão, abre a porta e sai do carro para tirar o maldito papel, ou o que seja que esteja bloqueando a sua visão. 

Quando chega na parte de trás, aparece o ladrão, vindo do nada, te rende, entra e leva o seu automóvel c/ a chave na ignição, o motor que estava ligado (se tiver bloqueador já vai estar liberado), c/ a sua carteira, documentos e o que mais houver lá.  

Assim, se houver alguma coisa bloqueando a sua visão, não desça do carro. 
    
Arranque o seu veículo usando os espelhos retrovisores externos, espere e desça em outro local, mais à frente, c/ total segurança.  

REPASSE!!! Esta é quente! Muito cuidado e atenção !!!    

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende.    

Boa sorte, boa prevenção, e fiquem atentos .

Por: Enéas da Cunha Rolim Neto/Major COPM/PB



-



30 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 18282 pessoas já leram.


Trilha Ecológica do Riacho Agon – 06/05/2007

Itinerário

Estrada de acesso à cidade de João Dias-RN, seguindo à esquerda pelo Riacho do Mulungu. 

Inicialmente a caminhada foi formada por 08 pessoas, todas comprometidas com a educação ambiental e o desenvolvimento físico, função preponderante para arejar o cérebro e desintoxicar o corpo. Ao sair da estrada carroçável e iniciar a caminhada pelo leito do riacho, nos deparamos com um ambiente extremamente natural em relação à flora e a fauna regionais. Depois da cachoeira de extrema beleza começamos a escalada pelas encostas das montanhas que forma as vertentes do riacho. Pelo trabalho excepcional do nosso guia Paulo, conhecedor profundo da região, seguimos subindo por trilhas de beleza sem par, onde nos integramos totalmente com a natureza, que nos brindou com uma manhã nublada, alternando pequenas chuvas e garoa constantes.

Ao atingir a chã (parte de cima) das montanhas passamos por pequenos açudes, casas caídas ou abandonadas e roçados, objetivando alcançar enormes lajedos na meia encosta, formações geológicas com piscinas naturais, um espetáculo para os olhos e a mente.

Na nascente do Riacho Agon, quando começamos o retorno, chegamos até os escombros de uma velha casa de farinha, ainda com s prensas e fornos quase intactos, um pouco corroídos pelo tempo, demonstrando uma intensa atividade agrícola antes do êxodo rural. Ao redor dessa velha fábrica rural de alimentos: pitombeiras, cajazeiras, pinheiras, goiabeiras e palmeiras catolé com cachos maduros. Abastecidos de frutas naturais e depois de uma pequena refeição seguimos pela encosta por uma trilha que nos leva rumo à pedra do sino; pedra esta que emite um som igualmente vibrante, depois do lanche e de pequenas chuvas tivemos o prazer indescritível de contemplar intenso nevoeiro que a nós todos envolveu, conseguindo por breve momento fazer Ana e Tânia tremerem de frio.

Vizinho à pedra do sino numa pequena cachoeira sombreada por grandes pés de mulungu nos tira o cansaço da primeira etapa da trilha e nos leva para a segunda fase igualmente linda mas também extenuante. Observamos as plantas, seus frutos suas flôres, inalamos seus variados perfumes, presenteamos nossos pés e pernas com esforço extremos. Extenuados, cambaleantes, as vezes povoamos nossas mentes com as risadas de Tânia, seus comentários inteligentes; suas picantes anedotas e “causos”,as observações lógicas de Ana completavam a afeição e a unidade do grupo. Na intensidade da descida, intercalada de rasgos visuais, através da vegetação natural, víamos as montanhas vizinhas com suas formações rochosas e caminhos abertos por grandes pedras que deslizaram no inverno passado encosta abaixo. Pelo outro lado, com visão mais ampla descortina-se todo o vale onde se localiza nossa cidade Catolé do Rocha, tendo como fundo o monte Tabor, a serra de capim Açu, açudes e outras formações rochosas que se perdem no horizonte.

De todas as trilhas que fiz, esta foi a mais rica, emocionante e fortalecedora da amizade profunda entre nós seres humanos e nossa querida e amada mãe natureza.

Na militância política do passado, onde lutamos para criar um, dois, três, mil Vietnãs, agora devemos criar mil trilhas, e que milhares de pessoas aprendam cada vez mais  a se integrar com o meio ambiente como forma única de sobrevivência da espécie humana.

Ubiratan Cortez Costa, em 06 de maio de 2007. 

Observação: Escrevi sobre as trilhas como forma de despertar a consciência ecológica em cada pessoa e que cada um que leia esses textos transmita para seus amigos companheiros as boas novas da consciência ambiental.

Por: Ubiratan Cortez/Postado em 30/11/2009 



-



30 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 17647 pessoas já leram.


A União da Juventude Socialista (UJS), promoverá nesta próxima sexta-feira, dia 04 de dezembro, um encontro no Instituto Cultural beradêro, intitulado a UJS em Catolé do Rocha.

O objetivo da entidade é discutir temas inerentes aos acontecimentos passados e atuais, numa visão plural de idéias com a sociedade, buscando um debate amplo, com destaque para o aniversário de 25 anos da agremiação, preparativos para o 38º Congresso da UBES (União Brasileira dos Estudantes secundaristas, e uma retrospecto sobre a história do movimento estudantil em nssa cidade.

O evento contará com a presença do presidente estadual da UJS, Rildian Filho, e vários outros convidados, além da presença do ex-integrante do grupo Guerrilheiros do capim-açú, ubiratan Cortez Costa.

Os estudantes Isley e Edmilson Júnior (foto), estiveram na manhã desta segunda-feira (30), concedendo entrevista ao Programa Catolé News no Rádio, veiculado pela Panorama FM e Riacho FM, onde destacaram a importância do evento, e a oportunidade da classe estudantil e a juventude desta região, discutir e reviver temas que marcaram a nossa rica história cultural e de lutas.

O encontro "UJS em Catolé do Rocha", também será aberto ao público em geral.



-



30 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 17630 pessoas já leram.


Por volta das 20h00 DESTEDOMINGO (29), o destacamento PM da cidade de Jerico, prederam os tres elementos acusados de furto:

I – UERTEVAN GUEDES DE ALMEIDA, amasiado, 19 anos de idade, micro empresário, residente a rua AUGUSTO SEGUNDO FERNANDES Nº 273, ALEXANDRIA-RN.

II – ALEX DA SILVA LIRA BRAGA, solteiro, 18 anos de idade, estudante, residente a rua Farmactoso José Neves Nº 110, ALEXANDRIA-RN.

III – JÚLIO CESAR DA SILVA, solteiro, 24 anos de idade, estudante, residente a rua José Ananias de Sousa, ALEXANDRIA-RN.

Apos efetuarem o furto da moto CG 125, KS, ano 2001 de Cor vermelha de propriedade do Sr. Geraldo Nestor de Oliveira, os elementos fugiram com a moto furtada e em um veículo Gol placa CDW 8267 RN que os mesmos usavam na ação criminosa.

Na fuga o veiculo Gol usado pelos acusados furou um dos pneus e quando os dois elmentos que esavam a moto furtada sentiram a falta do comparsa, ao retornarem, foram presos em flagrante.

Do Blog do 12º/Catolé do Rocha (PB)



-



29 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 17524 pessoas já leram.


 

O deputado Dunga Júnior (PTB) informou no início da tarde deste sábado (28), que nas próximas horas irá entrar em contato com o secretário estadual de Saúde, José Maria de França, para apelar no sentido de que sejam tomadas providências urgentes para conter um surto de hepatite que contagiou mais de 60 pessoas no distrito de Ipueira, localizado no município de Paulista, no sertão paraibano.

De acordo com Dunga Junior, o Governo do Estado, através da secretaria de Saúde, tem que enviar o mais rápido possível ao município técnicos e médicos especializados na área para conter o surto, dá assistência às pessoas contaminadas e identificar as formas de contágio.

Já quanto ao tipo da hepatite, o deputado acredita que seja “A”, onde a transmissão é fecal oral, ou seja, com a contaminação direta de pessoa para pessoa através do contato com alimentos e água contaminados.

“Nas próximas horas estarei formulando apelo ao secretário José Maria de França para que ele envie médicos e técnicos da secretaria de Saúde ao município de Paulista para prestar assistência as pessoas contaminadas e, acima de tudo, identificar as formas de contágio, se foi pela água ou alimentação, para que o doença não se dissemine ainda mais”, disse o deputado.

Hepatite A

Sua transmissão é do tipo fecal oral, ou seja, ocorre contaminação direta de pessoa para pessoa ou através do contacto com alimentos e água contaminados, e os sintomas iniciam em média 30 dias após o contágio. É mais comum onde não há ou é precário o saneamento básico.

A falta de higiene ajuda na disseminação do vírus. Existe vacina segura para hepatite A. A transmissão através de agulhas ou sangue é rara. Os sintomas são de início súbito, com febre baixa, fadiga, mal estar, perda do apetite, sensação de desconforto no abdome, náuseas e vômitos. Pode ocorrer diarréia. A icterícia é mais comum no adulto (60%) do que na criança (25%). 

Do WSCOM Online



-



24 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 17664 pessoas já leram.


O jovem Cristiano Siqueira, 20 anos de idade, casado, agricultor, natural de Brejo dos Santos, residente á rua Apolônio Pereira, no centro desta cidade, foi vítima de uma tentativa de homicídio.

Às 23h20, desta segunda-feira (23), na Rua Apolônio Pereira, em Brejo dos Santos (PB), o Destacamento Policial Local, foi solicitados, através do COPOM do 12º BPM, para atender uma Ocorrência de Tentativa de Homicídio, e ao chegar no local, a pessoa da vítima, foi encontrada caída ao solo, em sua residência, alvejado por 03 (três) disparos de arma de fogo, calibre não identificado, que foi socorrida para o Hospital local daquela cidade, sendo que a família e a vítima não  souberam atribuir a autoria do delito.  

Após tomar conhecimento do fato, a GUARNIÇÃO local, empreendeu diligências, no sentido de prender os autores do fato, mas até o presente, sem êxito.

Fonte: 12º BPM/Catolé do Rocha (PB)



-



24 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 17660 pessoas já leram.


Por volta das 14:30h, desta “segunda-feira”, 23 de novembro de 2009, no sitio Bom Jesus, na Zona rural de Brejo do Cruz-Pb, quando seguia para a cidade de Catole do Rocha-Pb o sr° Francisco Cirilo de Oliveira Sobrinho, foi abordado por dois elementos um moreno e o outro moreno claro, ambos com capacetes que estavam em uma moto vermelha, Bros ou Tornado e armados com revolver anunciaram o assalto, subtraindo da vitima: (01) um cordão de ouro, (01) uma aliança, (01) um palmitop, (01) um par de luvas de couro preta e a quantia de R$ 400,00 reais, em seguida fugiram no sentido de Belém do Brejo do Cruz-PB.

As guarnições de Brejo do Cruz e Belém ao tomarem conhecimento do fato, de imediato realizaram diligencias na tentativa de localizar e prender os autores do delito, no entanto ate o momento não foi possível.

Fonte: 12º BPM/Catolé do Rocha (PB)



-



24 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 17683 pessoas já leram.


O deputado Gervásio Maia Filho (PMDB), líder da bancada do governo, disse nesta segunda-feira, 23, que a vitória de Rodrigo Soares na eleição do PT paraibano foi importante e fortalece a aliança do seu partido com a legenda petista para as eleições de 2010, na Paraíba. Ele destacou, no entanto, que a união das duas legendas já estava consolidada.

“Foi importante, sem sombras de dúvidas, a eleição de Rodrigo para presidente do Partido dos Trabalhadores, mas independente do resultado já temos uma aliança consolidada”, declarou o deputado e líder da bancada do governo.

Maia Filho lembrou que nas eleições de 2002, na Paraíba, o PMDB foi o primeiro partido a declarar apoio à candidatura do presidente Lula. “Portanto, vamos estar juntos novamente no próximo ano, no mesmo palanque e defendemos os nossos projetos”, destacou.

O líder governista prevê que o tabuleiro político para a campanha do próximo ano começa a ficar ainda mais claro, destacando que as definições estarão por conta dos próximos passos a serem seguidos pelo PMDB e PT.



-



24 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 17516 pessoas já leram.


A Câmara Municipal de Catolé do Rocha, Casa de Clécio Barreto voltou a se reunir ordinariamente na tarde de ontem, para deliberar sobre assuntos do legislativo catoleense.

Constou na orem do dia, discussões e votação de projetos, pareceres e requerimentos. Confira a ordem do dia da Sessão desta segunda-feira, dia 23 de novembro.

    01- Segunda discussão e votação em Plenário, do Projeto de Lei nº 926, que trata sobre o PPA – Plano Plurianual e o 927/2009, que estima receitas e fixa as despesas do Municipio de Catolé do Rocha, para o exercício de 2010. 

    02- Segunda discussão e votação em Plenário do Projeto de Lei nº 254/2009, de autoria do Vereador Gentil Lira Barreto, denominando de José  Rafael Filho, uma das ruas da Cidade. 

    03- Parecer da Comissão de Justiça e Redação e primeira discussão em Plenário, ao Projeto de Resolução nº 29/2009, de autoria da Mesa Diretora, que altera o Calendário do recesso parlamentar, de acordo com o art. 93 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Catolé do Rocha.  

    04- Parecer da Comissão de Justiça e Redação e primeira discussão em Plenário, a Proposta de Emenda a Lei Orgânica Municipal nº 002/2009, que altera o parágrafo único, do artigo 40, da citada Lei, de acordo com o Calendário de votação, passando a vigorar a partir do dia 01 de janeiro de 2010, com a seguinte redação: Fica assegurado a contratação de um assessor parlamentar para cada vereador.   

    05- Parecer da Comissão de Justiça e Redação e primeira discussão em Plenário do Projeto de Lei nº 255/2009, de autoria do Vereador Humberto Ferreira Cavalcante, que declara de Utilidade Pública a Associação do Artesão de Catolé do Rocha – ASARTEC. 

    06- Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 611/2009, de autoria do Vereador Humberto Ferreira Cavalcante, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, a construção de quebra-molas na Rua Angelina Mariz Maia (próximo à casa do Prof. Damião). 

    07- Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 612/2009, de autoria do Vereador Humberto Ferreira Cavalcante, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, a construção de quebra-molas na Rua Diomedes Lobo (próximo à casa do Prof. Damião). 

    08- Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 613/2009, de autoria do Vereador Alfredo Veras Maia de Vasconcelos, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, determinar a Secretaria de Infra-Estrutura, adotar providencias no sentido de apreender os animais soltos nas ruas e avenidas de nossa cidade, visando evitar acidentes. 

    09- Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 614/2009, de autoria do Vereador Alfredo Veras Maia de Vasconcelos, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, determinar a Secretaria de Infra-Estrutura, a pavimentação/calçamento da Rua Austro Gonçalves Diniz, localizada no Bairro Tancredo Neves, nesta cidade, objetivando garantir o melhor acesso dos seus moradores e transeuntes.   

    10- Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 615/2009, de autoria do Vereador José de Arimatéia Nunes de Sá, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, a reforma do Posto de Saúde da Várzea. 

    11- Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 616/2009, de autoria do Vereador José de Arimatéia Nunes de Sá, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, a construção de uma lombada nas proximidades do Posto de Saúde, no bairro da Várzea.  

    12- Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 617/2009, de autoria do Vereador José de Arimatéia Nunes de Sá, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, que determine ao Secretario de Infra-Estrutura a conclusão do serviço de terraplanagem no bairro Tancredo Neves e no Sítio Rancho do Povo.  

    Da Redação/Com Savny Barreto



-



24 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 17499 pessoas já leram.


Na madrugada deste domingo (22), por volta das 04h45min quando o vendedor ambulante Adamilton Alves Teixeira, casado, 55 anos, residente a Rua Sebastião Alves Teixeira, nº 19 em Bom Sucesso-PB, trafegava com seu veiculo Gol, ano 1988, de cor Bege, placas MMU 2312-PB, em direção a cidade de Alexandria-RN, foi surpreendido por cerca de 08 (oito) meliantes armados com arma de fogo que anunciaram o assalto, tomando seu veiculo bem como toda mercadoria que a vítima levava.

O policiamento de Bom Sucesso-PB após tomar conhecimento do fato, com a apoio de outros policiais da região fez buscas pelo local, e numa estrada vicinal que dar acesso ao distrito de Serrinha daquele município, localizaram o veículo roubado sendo que os meliantes levaram todas as mercadorias, bem como os documentos do veiculo em tela, porem deixaram a chave do veiculo.



-



24 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 17498 pessoas já leram.


Na tarde de domingo, por volta das 14h00min, na PB 321 nas proximidades do Sítio São Pedro município de Brejo do Cruz-PB, dois elementos em uma moto ambos armados, sendo um com uma pistola e o outro com um revolver anunciaram o assalto contra o senhor João Bosco Vieira Fernandes.

Segundo a vitima, os elementos anunciaram o assalto e tomaram do mesmo uma moto Honda CG 150 Titan, cor Prata, ano 2007, placa NPX 5666-PB, Chassi: 9C2KC08107R169542, em seguida fugiram no sentido do sítio Monte Formoso município de Brejo do Cruz-PB.A guarnição daquele DPM (foto ao lado) realizou diligências na tentativa de prender os meliantes, porém até o momento não foi possível.



-



20 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 17470 pessoas já leram.


Francisco Alves de Sousa Filho, 22 anos, casado, comerciante, residente na Rua João Pessoa, centro de São Bento, foi preso na BR 230, próximo ao Município de Aparecida, foi preso conduzindo um veículo, realizando manobras perigosas, e por sorte, não colidiu com outros dois veículos.
 
Ao ser abordado pela Policia Militar, foi constatado embriaguez do comerciante. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local, realizou o teste do bafômetro, cujo resultado deu positivo.
 
Imediatamente o acusado foi encaminhado a Delegacia para as medidas necessárias. O fato se deus por volta das 20hs de ontem.
 
Da Folha do Sertão



-



19 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 17445 pessoas já leram.


Até o dia 11 de dezembro de 2009 a Superintendência da Polícia Federal no Estado da Paraíba estará estendendo a Campanha Nacional de Recadastramento de Armas de Fogo até as sedes das prefeituras de Souza, Pombal, Conceição, Monteiro e Catolé do Rocha.

Não é cobrada nenhuma taxa para registrar a arma, sendo necessária apenas a apresentação do RG, CPF, dados da arma (não é preciso levar a arma) e o registro, caso já possua.

Após essa data, o recadastramento só poderá ser feito até o dia 31 de dezembro de 2009 na sede da PF de João Pessoa, nas delegacias de Patos e Campina Grande, além das agências dos correios e nas lojas que comercializam armas de fogo. A PF destaca que cidadão que possuir uma arma sem registro estará infringindo a lei.

Mais informações podem ser obtidas no site www.aniam.org.br.



-



19 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 17361 pessoas já leram.


A Comissão Permanente do Vestibular (Comvest) da Universidade Estadual da Paraíba está concluindo os preparativos para o Concurso Vestibular 2010, que será realizado nos dias 29 e 30 deste mês e 1º de dezembro nas cidades de Campina Grande, João Pessoa, Guarabira, Catolé do Rocha, Monteiro e Patos.

No total, 31.492 candidatos estarão participando do processo de seleção para as 4.195 vagas oferecidas nos 41 cursos de graduação da instituição, nas áreas de Tecnologia (I), Saúde (II), Humanística (III) e Ciências Agrárias (IV).

Sinalização - Na próxima semana, a Comvest cuidará da preparação dos locais onde as provas serão aplicadas. Em todas as salas, a Comissão estará fazendo a sinalização, indicando aos vestibulandos onde encontrar os seus respectivos locais de provas.

A UEPB realizará o Concurso Vestibular 2010 nas cidades de Campina Grande, João Pessoa, Catolé do Rocha, Monteiro, Patos e Guarabira, com 61 locais de provas espalhados nessas seis cidades, assim distribuídos: 36 em Campina Grande, seis em João Pessoa, oito em Guarabira, dois em Catolé do Rocha, sete em Patos e dois em Monteiro.

Colaboradores - A Comissão do Vestibular da UEPB informou que nas seis cidades estarão trabalhando 2.855 pessoas, envolvendo fiscais de setor, de salas e de inspeção, supervisores, coordenadores, sub-coordenadores, fiscais especiais, polícia científica, médicos, motoristas e pessoal de apoio.

Oito portadores de deficiência visual se inscreveram no Vestibular da UEPB, além de cinco com problemas auditivos e um com limitações físicas, que farão provas em condições especiais. No dia do Vestibular, caso o candidato esteja doente, cirurgiado, acidentado ou apresente outros problemas de saúde, uma equipe será deslocada para aplicar a prova no hospital.

Provas - A exemplo dos anos anteriores, as provas constarão de 40 questões objetivas de múltipla escolha, mais uma redação. O Vestibular da UEPB será realizado das 8 às 12h.
A Comvest orienta para que os candidatos inscritos estejam nos locais de provas com 30 minutos de antecedência, portando cartão de inscrição, RG e caneta preta. Além disso, não será permitida a entrada nos locais com nenhum aparelho eletrônico, especialmente telefones celulares. Os gabaritos serão divulgados nos dias das provas, a partir das 12h30.

No dia 29, serão aplicadas as provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Produção Textual e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) para as áreas I, II, III e IV. No dia seguinte, haverá provas de Química e Física para as áreas I, II e IV; e História para a área III.

No dia 1º de dezembro, haverá provas de Matemática para a área I; Biologia para a área II; Geografia para a área III; Biologia e Matemática para as áreas I (Licenciaturas em Ciências Exatas) e área IV (Licenciatura em Ciências Agrárias); Geografia e Matemática para a área III (Administração e Ciências Contábeis).

Candidatos inscritos - Campina Grande: 17.915; João Pessoa: 3.602; Guarabira: 4.404; Catolé do Rocha: 1.156; Patos: 3.330 e Monteiro: 1.085.



-



18 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 18386 pessoas já leram.


Na noite desta quinta-feira (17), a Policia Militar (GTO de Apodi-RN, Caraúbas-RN e Campo Grande-RN), comandada pelo Capitão Carvalho, Tenente Brilhante e Eromar, conseguiram identificar e prender JOÃO PAULO DUARTE, MARIA DA CONCEIÇÃO FERNANDES, JOSIVAN FERNANDES de 23 anos (natural de Caraúbas-RN), LUIS RODRIGUES NEVES JÚNIOR, MARIA CÉLIA FERNANDES de 49 anos (natural de Caraúbas-RN) e o menor de iniciais E.G. de 17 anos (natural de Caraúbas-RN) acusados de integrar a quadrilha envolvida no seqüestro do ex-prefeito de António Martins-RN, Zé Júlio (matéria abaixo), com o grupo foram apreendidos armas e munições, celulares, uma moto BROS 150 prata de placa NNS-4236-RN e R$ 7.150,00 (sete mil e cento cinqüenta reais) em dinheiro.
 
(Armas e parte do dinheiro Apreendido)
 
O fato teve inicio depois que os reféns do seqüestro foram libertados no Sítio Santo António (zona rural de Caraúbas-RN), e que uma das vítimas revelou que um dos seqüestradores tinha um voz fanha. Em seguida a policia militar de Apodi-RN, Caraúbas-RN e Campo Grande-RN continuaram as buscas dos envolvido no seqüestro e conseguiu deter primeiramente João Paulo (que é fanho) em uma moto que seria usada no seqüestro, o mesmo confessou o crime e, em seguida, entregou as armas que estava enterradas nas residências de Luis Rodrigues e Josivan que também foram presos e confessaram a participação.

Todos foram levados para a delegacia de Caraúbas-RN onde serão autuados por seqüestro, formação de quadrilha, porte ilegal de armas dentre outros crimes.

Neste momento a policia está a procura de mais outros envolvidos que estão foragidos, e já tem os nomes de vários outras pessoas, residentes nas comunidades próximos a Caraúbas-RN, que tem ligação com o bando.
Fonte e Fotos: 3ª Cia Apodi



-



18 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 17562 pessoas já leram.


na noite desta terça-feira (17), por volta das 21h40min no Sítio Canudo município de Bom Sucesso-PB, o agricultor José Ferreira Neto Vulgo “Juca”, de 47 anos de idade, casado assassinou com um golpe de roçadeira no pescoço o também agricultor Jurandir Roberto da Silva de 23 anos de idade, casado e ambos residentes no referido Sítio.

As informações de populares daquela localidade são de que ambos eram amigos e até sócio, mas que sem motivo justificado “Juca” esperou “Jurandir” por trás de uma casa daquela localidade e quando a vitima se aproximou o acusado o atacou e desferiu um golpe de roçadeira em seu pescoço aonde o mesmo veio a óbito no local.
Ainda segundo informações de pessoas daquele Sítio, o motivo pode ter sido por que o acusado queria ter relação amorosa com a esposa da vítima, sendo que a mesma nunca aceitou.
O Destacamento local, ao tomar conhecimento do fato, deslocou-se até o local da ocorrência, isolando a área e em seguida deu inicio as diligências, mas até o momento não conseguiu localizar o suspeito.
 
Fonte: Ronda Policial



-



17 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 17929 pessoas já leram.


Chegou ao fim na tarde desta terça-feira (17), o seqüestro do ex-prefeito de Antônio Martins-RN o médico José Julio que atualmente figura na lista dos pré-candidatos a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte.

O seqüestro do médico durou aproximadamente 16 horas e só teve final nas primeiras horas da tarde, após ser realizado o pagamento de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), valor estipulado pelos seqüestradores. 

O médico e a sua família foram libertados por volta das 13h00min numa comunidade rural do município de Caraubas-RN. Felizmente todos passam bem.A polícia continua fazendo barreiras pelas estradas do oeste do estado, a fim de capturar os seqüestradores.

Fonte: São Miguel News



-



17 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 17968 pessoas já leram.


Confira a Ordem do dia da Sessão Ordinária desta segunda-feira (16), da Câmara Municipal de Catolé do Rocha - Casa de Clécio Barreto. 

01 - Parecer da Comissão de Justiça e Redação e Obras e Serviços Públicos e primeira discussão em Plenário, do Projeto de Lei nº 926, que trata sobre o PPA – Plano Plurianual e o 927/2009, que estima receitas e fixa as despesas do Municipio de Catolé do Rocha, para o exercício de 2010. 

02 - Parecer da Comissão de Finanças e Orçamento e primeira discussão em Plenário, sobre as Emendas apresentadas e aos Projetos Globalizados, conforme estabelecido no calendário de votação da LOA – (Lei Orçamentária Anual). 

03 - Parecer da Comissão de Justiça e Redação e primeira discussão em Plenário do Projeto de Lei nº 254/2009, de autoria do Vereador Gentil Lira Barreto, denominando de José Rafael Filho, uma das ruas da Cidade. 

04 - Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 599/2009, de autoria da Vereadora Gláucia Mariz Maia, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, a construção de uma Central Ecumênica de Velórios, anexo ao Cemitério Público Municipal de Catolé do Rocha.

05 - Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 600/2009, de autoria da Vereadora Gláucia Mariz Maia, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, a construção de uma passagem molhada no Sítio Cantinho, conforme cópia do projeto em anexo. 

06- Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 601/2009, de autoria do Vereador Lutero Nunes, solicitando ao Exmo. Deputado Estadual, Gervásio Agripino Maia, que interceda junto ao Governo do Estado, a construção da Sede da 8ª Superintendência de Polícia Civil de Catolé do Rocha. 

07- Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 602/2009, de autoria do Vereador Lutero Nunes, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, que determine a construção de quebra-molas na Avenida 14. 

08- Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 603/2009, de autoria do Vereador José de Arimatéia Nunes de Sá, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, no sentido de doar uma parte do prédio que funciona a Escola Terezinha Nunes, ou até mesmo, conseguir um imóvel para a instalação do P.P.M no bairro Tancredo Neves, tendo em vista o total apoio do Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, o Major Enéas da Cunha Rolim Neto. 

09- Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 604/2009, de autoria do Vereador José de Arimatéia Nunes de Sá, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, a construção de uma lombada em frente à Escola Abdon Henrique de Sá, localizada no bairro da Várzea.

10- Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 605/2009, de autoria do Vereador José de Arimatéia Nunes de Sá, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, a construção de um esgoto sanitário na Rua Santa Clara, no bairro São Francisco. 

11- Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 606/2009, de autoria do Vereador José de Arimatéia Nunes de Sá, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, a construção de casas de alvenaria para os que ainda residem em casas de taipa na Rua da Palha. 

12- Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 607/2009, de autoria do Vereador José de Arimatéia Nunes de Sá, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, no sentido de fazer 02 (duas) lombadas na Rua Silvio Suassuna no bairro Tancredo Neves. 

13- Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 608/2009, de autoria do Vereador José de Arimatéia Nunes de Sá, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, a conclusão do calçamento da Rua Calisto Fernandes de Sousa, estrada que liga Catolé do Rocha a Brejo dos Santos – PB. 

14- Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 609/2009, de autoria dos Vereadores Gentil Lira Barreto, Erivan de Sousa Barreto e Lutero Nunes, solicitando um voto de aplauso ao Dr. Hugo Reinaldo Barreto, pelos seus 80 anos de vida. 

15- Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 610/2009, de autoria dos Vereadores Gentil Lira Barreto, Erivan de Sousa Barreto e Lutero Nunes, solicitar uma moção de pesar aos familiares do Sr. José Fernandes Maia, salientando que a presente moção é extensiva aos demais familiares do falecido.

Por: Savigny Barreto/CMCR 



-



15 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 18420 pessoas já leram.


Na manhã deste sábado (14), no Sítio Baldinho município de Brejo dos Santos-PB, por volta das 10h00, a Policia Militar deu comprimento ao mandado de prisão do processo penal nº 014.2004.001.369-1 da ação do crime de homicídio em desfavor de Janildo da Silva, 24 anos, reside no centro de Brejo dos Santos-PB.

Após a prisão Janildo foi apresentado na delegacia de Policia Civil da cidade de Catolé do Rocha-PB (foto ao lado), e foi entregue a autoridade judiciária de plantão para que se fosse tomada as medidas legais, ficando à disposição da Justiça.

Fonte: Ronda do Sertão



-



15 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 17407 pessoas já leram.


Neste sábado (14), por volta das 18h20min, no Bairro Jericozinho na cidade de Jericó-PB, dois ocupantes em uma moto não identificada chegaram à frente da residência do agricultor José Soares de Sousa, de 53 anos, casado e efetuaram aproximadamente seis (06) disparos provavelmente de revolver calibre 38, atingindo a vitima que não resistiu aos ferimentos e veio à óbito no local. Diligências foram feitas pela Policia Militar, mas, não se sabe informar o destino que os acusados fugiram.



-



13 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 17396 pessoas já leram.


Em entrevista concedida à Rádio Correio FM nesta sexta-feira (13), o deputado estadual Gervásio Maia (PMDB) asseverou que sua legenda tem grandes nomes para concorrer ao Senado Federal, apesar de ainda ter escolhido os postulantes.

- Nós temos grandes nomes e, diferente de nossos adversários, a vaga ainda está em aberto. Podemos, inclusive, atrair outras lideranças no Estado para uma aliança – declarou Gervásio.

Para a postulação, o deputado citou nomes como o do prefeito de Campina Grande Veneziano Vital (PMDB), o do deputado Wilson Santiago (PMDB) e do senador Roberto Cavalcanti (PRB).



-



13 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 18648 pessoas já leram.


Nesta sexta-feira (13), em Catolé do Rocha será realizada na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil, mais uma Sexta Universitária, com a animação das Bandas: KW e Forró Vip. Os ingressos serão vendidos a preços populares e mulheres até as 23h00 não pagarão nada.

Uma noite de puro forró 

Neste sábado acontecerá a noite do Forró na quadra de Everaldo no Sítio Várzea Grande, município de Riacho dos Cavalos, com a participação de Geraldo Bernardino e o Aleijadinho de Pombal.

O velho Crew do BNB comanda o Sabadão

Ainda neste sábado será realizado mais uma edição da Discoteca Rony Som no BNB Clube de Catolé  do Rocha, com segurança total e mulheres não pagam ingressos se entrarem até às 23 horas.



-



10 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 17650 pessoas já leram.




-



10 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 19315 pessoas já leram.


No final da tarde deste domingo, na PB 321 próximo ao Sitio São Pedro município de Brejo do Cruz-PB, por volta das 17h40min policiais do destacamento de Brejo do Cruz-PB atendeu uma ocorrência de abalroamento lateral, onde uma moto Honda tipo Tornado de cor preta placa MNJ 8535-PB, conduzida por JOSUELY FERREIRA DA SILVA, solteiro, 26 anos, veio a abalroar em outra moto tipo Honda Biz de cor azul placa MNI 6403-PB que era conduzida por JOSE ELTON NUNES DA SILVA, solteiro, 26 anos, sendo que no acidente veio a óbito no local do sinistro a Sra. EDINETE MARTINIANO DA SILVA, amasiada, 21 anos, sendo todas elas da cidade de Brejo do Cruz-PB.

O policiamento isolou a área ate a chegada do delegado para liberação do corpo, enquanto que as outras vitimas lesionadas foram socorridas para o hospital local, porém devido a gravidades dos ferimentos foram transferidos para Campina Grande-PB.



-



10 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 17467 pessoas já leram.


Na manhã deste domingo (08), por volta das 08h00min, a guarnição de R/P da cidade de São Bento-PB em uma abordagem no Sítio São Bento de Baixo no bar denominado por “Bar do Pedrinho das Galinhas”, flagrou o detento que cumpre pena em regime albergado Odair de Oliveira Silva, casado, 41 anos, com uma pistola calibre 380, nº 23860, contendo 01 carregador e 13 munições intactas.

O acusado já é preso albergado e foi conduzido até a DP para as providências cabíveis e depois retornar ao seu local de origem “o xadrez”.



-



9 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 17442 pessoas já leram.


Foram presos no municipio de Brejo dos Santos três elementos acusados de roubo na residência do Sr. OBADIAS ALVES DOS SANTOS, agricultor, 81 anos de idade.

Sendo eles: Auderi patrício da Costa, solteiro, desocupado, 22 anos de idade, residente à rua Manoel Emídio, Nº 204, Brejo dos Santos, Francisco Eudes Vicente, solteiro, desocupado, 35 anos de idade, residente à conjunto Novo Horizonte, também em Brejo dos Santos, e Hélio Gomes de França, solteiro, desocupado, 18 anos de idade, residente à rua Manoel Emídio, Nº 317, Brejo dos Santos.

Segundo a vítima, os três acusados já citados por volta das 22h00, da última sexta-feira, entraram em sua residência e roubaram os seguintes objetos: 03 redes, 01(uma)televisão Philips de 14 polegadas, um botijão de gás, a vítima comunicou o fato PM para que fossem tomadas as providências.

O destacamento local, iniciou as diligências, obtendo êxito nas buscas, por volta das 06h30 da manhã seguinte, conseguindo prender os três acusados, juntamente com todo material roubado da residência da vítima.

Do Blog/3º- BPM/Catolé do Rocha



-



6 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 20748 pessoas já leram.


A 16ª Edição da Vaquejada do Parque Cachoeira em Brejo do Cruz (PB), começa no final da tarde desta sexta-feira (06), com grandes atrações, premiação de R$ 35 mil, e uma super estrutura para acolher os amantes da festa do gado.

Esta tudo pronto no Parque de Vaquejada, dentro do Complexo Cachoeira, localizado às margens da PB 325, na divisa dos municípios de Catolé do Rocha e Brejo do Cruz, para a relização da tradicional festa a derrubada do boi, que terá início hoje (06), e vai até o próximo domingo (08).

Este ano, o organizador do evento, Lauro Sérgio Maia de Vasconcelos, garante que a estrutura que será oferecida aos milhares de participantes, vai superar a de todos os quinze anos das edições anteriores.

Pista com dimensões oficiais, moderno sistema de locução e comissão julgadora, clube do vaqueiro com capcidade para cinco mil pessoas, duplo estacionamento amplo, super premiação, diversificação nas categoria participantes e grandes atrações artísticas.

Premiação

Serão oferecidos R$ 35 mil em prêmios, sendo R$ 25 mil - Profissional (Incluindo uma moto 0 KM), R$ 5 mil - Amador, e R$ 5 mil para a tropa de elite.

Senhas

Profissionais - 1ª - R$ 250,00; 2ª - R$ 150,00 e 3ª - R$ 100,00.

Amador - 1ª - R$ 80,00; 2ª - R$ 70,00.

Quem correr nesta sexta-feira (hoje), terá um boi de reposição.

Informações: (83) 3441.2098.



-



5 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 17433 pessoas já leram.


Maringá - A pira olímpica da maior festa do esporte escolar brasileiro já está acesa. A honra coube a Vanderlei Cordeiro, medalhista olímpico na maratona em Atenas 2004. Foram abertas oficialmente na manhã desta quinta-feira, dia 5, as Olimpíadas Escolares, etapa para atletas de 15 a 17 anos, em Maringá. Tomado por crianças da escolas municipais da cidade, o Ginásio Valdir Pinheiro Pinto foi o palco do desfile das 27 delegações Dança, música e a cultura da Região Noroeste do Paraná dividiram espaço com os alunos atletas de todos o país.

A solenidade maringaense teve início com uma apresentação do grupo de street dance "Feeling Dance", que deu as boas vindas para a entrada da ginasta Daniele Hypólito, Embaixadora das Olimpíadas Escolares 2009, além de Bianca Bin e Daniel Dalcin, protagonistas da novela Malhação, da TV Globo.

O protocolo foi seguido com os discursos das autoridades presentes, que foram unânimes em reconhecer o esforço conjunto das prefeituras de Londrina e Maringá. Estiveram presentes o prefeito da cidade, Silvio Barros; a secretária estadual de educação, Yvelise Freitas de Souza; a secretária municipal de Esportes e Lazer, Edith Dias; Danielle Gruneich, coordenadora de projetos e ações especiais do Ministério do Esporte; e o diretor das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner.

"Precisamos muito investir em talentos desde as escolas, esse é um espaço vital no preparo desses futuros talentos", avaliou Silvio Barros, prefeito de Maringá.

"Agradeço o empenho das prefeituras das cidades de Maringá e Londrina e do Governo do Estado do Paraná, para a realização do evento", disse Edgar Hubner, diretor geral das Olimpíadas Escolares.
Saído de dentro de um telão que mostrava imagens suas correndo pela cidade, o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro acendeu o fogo simbólico que só apagará no dia 15 de novembro. A euforia foi total.

Dois ilustres cidadãos de Maringá fizeram os juramentos, do atleta e dos árbitros: Nathália Marques da Silva (vôlei), campeã dos Jogos Escolares do Paraná 2009; e Valter Augusto de Oliveira, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), respectivamente.

A Cerimônia de Abertura de Londrina, a outra sede do evento, acontece também nesta quinta-feira, a partir das 16h no Ginásio do Moringão. Essa é a primeira vez que duas cidades dividem a organização do evento, que soma um total de 4.100 inscritos, recorde absoluto na História das Olimpíadas Escolares.

A partir desta sexta-feira, dia 6 de novembro, terão início as competições. Em Maringá; futsal, judô e o xadrez. Handebol e natação abrem o calendário em Londrina.

As Olimpíadas Escolares 2009, de 15 a 17 anos, são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com o apoio das Prefeituras de Maringá e Londrina e o Governo do Estado do Paraná.

Fonte: Portal do COB



-



5 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 17362 pessoas já leram.


Ao rebater críticas dos deputados de oposição sobre a crise no abastecimento de água nos municípios de Patos, Santa Luzia, Santa Rita, inclusive a capital, o líder do governo, deputado Gervasio Filho admitiu nesta quarta-feira, 04, que o sistema de abastecimento enfrenta “verdadeiro colapso por conta do caos que a atual administração encontrou na Cagepa.

Gervásio atribuiu o colapso à má gestão do governo anterior na empresa. Segundo ele, o atual governo encontrou a empresa com dívidas acumuladas de R$ 300 milhões, desse montante, r$ 63 milhões decorrentes de empréstimos.

O líder disse ainda que a cagepa, em 2004, revelou no seu balancete, um lucro de apenas R$ 500 mil, no ano seguinte, apresentou uma dívida de R$ 11 milhões. “Foi esse caos deixado que levou o abastecimento ao colapso”, disse Gervásio. Ontem, o governador havia  declarado que ordenara a empresa cobrar dívidas acumuladas  por gestores público e privadas para que a Cagepa possa superar seu problema de caixa.

Os desacertos na administração da Cagepa tem provocado críticas em todo o estado com ressonância na Assembléia, onde os deputados de oposição, como Romero Rodrigues(PSDB) e Manoel Ludgério(PDT) não economizam ataques ao governo.

“O governo não vai fugir das suas responsabilidades no enfrentamento dos problemas existentes na Cagepa”, explicou Gervásio.

"Mas esse governo precisa dizer a que veio, não trazer a público um discurso mentiroso", rebateu Jacó Maciel(ODT), de oposição ao governo.



-



5 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 17409 pessoas já leram.


A Câmara Municipal de Catolé do Rocha voltou a se reunir ordinariamente nesta terça-feira, dia 03, para discutir vários assuntos inerentes ao legislativo catoleense, tendo como destaque principal, o parecer da Comissão de Justiça e Redação e Obras e Serviços Públicos e primeira discussão em Plenário, do Projeto de Lei nº 926, que trata sobre o PPA – Plano Plurianual e o 927/2009, que estima receitas e fixa as despesas do Municipio de Catolé do Rocha, para o exercício de 2010, assim como  o parecer da Comissão de Finanças e Orçamento e primeira discussão em Plenário, sobre as Emendas apresentadas e aos Projetos Globalizados, conforme estabelecido no calendário de votação da LOA – (Lei Orçamentária Anual).

Em virtude o feriado de finados, comemorado na última segunda-feira (02), a Sessão Ordinária foi transferida para a terça-feira, dia 03.

Na referida sessão também foram discutidos e votados outros rquerimentos:

    - Parecer da Comissão de Justiça e Redação e primeira discussão em Plenário do Projeto de Lei nº 254/2009, de autoria do Vereador Gentil Lira Barreto, denominando de José Rafael Filho, uma das ruas da Cidade. 

    - Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 599/2009, de autoria da Vereadora Gláucia Mariz Maia, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, a construção de uma Central Ecumênica de Velórios, anexo ao Cemitério Público Municipal de Catolé do Rocha.  

    - Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 600/2009, de autoria do Vereador Lutero Nunes, solicitando ao Exmo. Deputado Estadual, Gervásio Agripino Maia, que interceda junto ao Governo do Estado, a construção da 8ª Superintendência de Polícia Civil de Catolé do Rocha. 

    - Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 601/2009, de autoria do Vereador Lutero Nunes, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, que determine a construção de quebra-molas na Avenida 14.

     Por: Humberto Vital/Com Savigny Barreto



-



2 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 17923 pessoas já leram.


O dia de finados em Catolé do Rocha, foi bastante movimentado no Cemitério Público Frei Damião de Bozano, único da cidade. Durante todo o dia de ontem (02), centenas de pessoas visitaram o campo santo, com a finalidade de prestar uma homenagem aos seus entre queridos. O vaivém de pessoas durante o dia, foi mais acentuado no horário da manhã, contrariando outros anos em que a população visitou o camitério em maior número no final da tarde.

Desde as 04h00 já era grande a movimentação no cemitério, e às 06h00 foi celebrada a primeira missa, pelo Administrador Paroquial, Frei Abelardo, e durante todo o período da manhã, foi grande o movimento de populares.

No período vespertino, mesmo registrando um grande número de visitantes, verificou-se uma diminuição em comparação ao mesmo horário do ano passado.

A tradicional missa da tarde foi celebrada com atraso de quase uma hora, em virtude do falecimento da mãe do Padre Abelardo, em Recife (PE), que teve de viajar às pressas. O Padre Romildo substituiu o Administrador Paroquial na celebração da segunda missa do dia.

Outro fator de destaque foi a reforma realiza pela Prefeitura Municipal de Catolé do Rocha, através da Secretaria de Infra-estrutura, nas dependências do cemitério, que este ano ganhou uma nova denominação (Cemitério Público Frei Damião de Bozano), por intermédio de requerimento feito pelo vereador Erivan de Sousa Barreto (PMDB), e sancionado pelo chefe do executivo catoleense, além de limpeza, jardinagem no largo do logradouro, implantação de passarela com currimão e recuperação da iluminação.

Por: Humberto Vital - Catolé News/ 83.8851.1734

 

 

 



-



2 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 17820 pessoas já leram.


A equipe de Futsal do Colégio Estadual E.F.M Obdúlia Dantas de Catolé do Rocha, Categoria Sub-17, que no mês passado venceu a etapa paraibana das Olimpíadas Escolares, realizada na cidade de Patos, viaja nesta terça-feira, dia 03 de novembro, saindo de catolé do Rocha por volta das 15h45, com destino à João Pessoa, de onde embarcará em vôo comercial com destino a cidade de Londrina, localizada na região norte do Paraná, e de lá seguirá até a vizinha cidade de Maringá, onde participarão da etapa brasileira das Olimpíadas Escolares.

A delegação paraibana chegará a Maringá na próxima quarta-feira (04), e deixará a cidade mais verde do Brasil, berço da cultura japonesa, lugar onde será disputada a modalidade de futsal, na quarta-feira, dia 11 de novembro.

As Olimpíadas Escolares de 15 a 17 anos terão 4.100 participantes divididos entre Maringá e Londrina

 

Os ideais de inclusão social pelo esporte, complementação da educação pedagógica nas escolas e revelação de novos valores se renovam com a realização da segunda fase da etapa nacional das Olimpíadas Escolares 2009, que acontece de 5 a 15 de novembro em Londrina e Maringá, no Paraná, reunindo jovens dos 15 aos 17 anos. É a primeira vez que duas cidades se dividem como sedes da competição.

As Olimpíadas Escolares 2009 – 15 a 17 anos – contarão com cerca de 4.100 participantes (entre atletas, técnicos e dirigentes), representando 933 instituições de ensino públicas e privadas de 26 estados, do Distrito Federal e das cidades de Londrina e Maringá. Os jovens atletas disputarão medalhas no handebol, basquetebol, atletismo, futsal, judô, natação, tênis de mesa, voleibol e xadrez. Todas as competições têm entrada franca.

As Olimpíadas Escolares possuem duas divisões, a Divisão Especial e a Primeira Divisão. A Divisão Especial é formada pelos estados que ficaram do 1º ao 8º lugar na Divisão Especial de 2008 e para os quatro primeiros estados da Primeira Divisão de 2008. A Primeira Divisão de 2009 ficará com os demais estados inscritos na competição.

Conheça Maringá, berço da imigração japonesa

 

Maringá é uma cidade recente e planejada. Sua fundação aconteceu dia 10 de maio de 1947, pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, e segue um plano de urbanização previamente estabelecido e elaborado pelo arquiteto e urbanista Jorge de Macedo Vieira. Começou como Distrito de Maringá fazendo parte do Município de Mandaguari. Em 1948 passou a ser Vila e, três anos mais tarde, ganhou o status de Município, com os Distritos de Iguatemi, Floriano e Ivatuba.

Segundo dados do IBGE de 2009, Maringá  possui 335.511 habitantes distribuídos pelos seus 487,930 km².

Modalidades que serão disputadas nas Olimpíadas Escolares

Os esportes coletivos nas Olimpíadas Escolares 2009 – basquetebol, futsal, handebol e voleibol – terão suas competições separadas em duas divisões: a Divisão Especial (formada pelos oito melhores estados dessa divisão conforme o resultado final de 2008, por modalidade e sexo, e mais os quatro melhores estados da Primeira Divisão de 2008) e a Primeira Divisão (composta pelas Instituições de Ensino representantes dos demais estados inscritos). Nas modalidades individuais – atletismo, judô, natação, tênis de mesa e xadrez – não será feita a distinção entre Divisão Especial e Primeira Divisão.

A Categoria Futsal

Nos torneios feminino e masculino, os times são divididos em grupos. O primeiro de cada grupo e o melhor segundo colocado entre todas as chaves (definido por índice técnico) disputam, por eliminatória direta, as semifinais. Os vencedores vão à final. Os perdedores das semifinais disputam o terceiro lugar. Os jogos são disputados em dois tempos de 20 minutos com intervalo de cinco minutos. A partir das semifinais há prorrogação de cinco minutos em caso de empate. Persistindo o empate, há disputa de pênaltis.

Locais onde serão disputado os jogos de Futsal

Gin. de Esportes do Colégio Marista

Gin. de Esportes Valdir Pinheiro Pinto

Gin. de Esportes da ACEMA

Gin. de Esportes do Country Club de Maringá

Programação

Quarta-feira (04) – Chegada à Maringá (PR);

Quinta-feira (05) – Congressos, Reuniões e Palestras pré-agendados;

Sexta-feira (06) – Fase Classificatória;

Sábado (07) – Fase Classificatória;

Domingo (08) – Fase Quartas de Finais;

Segunda-feira (09) – Fase Semifinal;

Terça-feira (10) – Fase Final;

Quarta-feira (10) – Saída de Maringá (PR);

Quinta-feira (11) – Chegada à Catolé do Rocha (PB).

Por: Humberto Vital/Catolé News - 83.8851.1734



-



1 de Novembro de 2009 Humberto Vital - 17851 pessoas já leram.


O 12º Batalhão sediado em Catolé do Rocha (PB) realizou nos dias 30 e 31.10.09, uma Marcha de aproximadamente 35 km com a turma do Curso de Soldados, visando aumentar o Espírito de Corpo, bem como proporcionar experiências importantes ao Policial que atua na região de Caatinga, tais como: orientação no terreno, noções sobrevivência na caatinga, conduta de patrulha, resgate de policial ferido, exercícios de acuidade auditiva e acuidade visual.

A tropa partiu da sede da unidade às 13h40 a pé cruzando toda a cidade e chamando a atenção da população, porém o início da Marcha se deu no Sítio Marcelina com destino ao povoado de Coronel Maia. A tropa após sair da cidade foi conduzida em caminhão até o local de início da marcha. Para a realização desse evento tivemos o apoio de uma guarnição do choque do 6º BPM, gentilmente liberada pelo Sr. TC QOC PM Dutra, a qual era composta pelos seguintes militares: 2º Tenente Guilherme Herculano, 3º Sgt Cícero Rolim, SD Abdênico e SD Paulo Alves.

O Comando do evento fora executado pelo próprio Cmt do 12º  BPM, Major CUNHA ROLIM, juntamente com o SCmt Capitão LIMA FILHO, auxiliado ainda pelo coordenador do turma do CFSD, o 2º Ten ALEX ALVES. Funcionou na condição de mateiro o Civil Sr. José Mesquita, 66 anos de idade, e que tem grandes conhecimentos da flora e fauna do sertão, e que foi promovido honorificamente a graduação de 3º Sargento por ocasião do período da realização dessa marcha. 

A chegada no Povoado de Coronel Maia se deu às 21h30, ao ingressar no povoado a volante foi anunciada com foguetório chamando a atenção da população e trazendo todas as calçadas das casas, a tropa se dirigiu a frente da capela, onde o Cmt fez agradecimento ao G:.A:.D:.U:., pelo sucesso da primeira parte da marcha, depois disso perante a população de curiosos, o Cmt do Batalhão realizou a simbólica promoção do Sr. Zé Mesquita a graduação de 3º Sgt PM para trabalhar na marcha na condição de instrutor e mateiro (guia da caatinga), ato continuo a tropa se deslocou até a fazenda Santa Idalina, onde foi realizado o pernoite do grupo.

No local do pernoite fora preparada uma fogueira e assado dois cordeiros para servir de jantar, o qual fora consumido com farinha e rapadura pelos recrutas. Antes do banquete a tropa recebeu instrução com o major Cunha, bem como assistiu a vídeos em Data-show montado no local, onde foram mostradas algumas operações exitosas na caatinga em que foi necessário a PM realizar uma caminhada semelhante a marcha que os recrutas estavam realizando, após isso o Comando realizou dinâmicas de grupo com a finalidade de aferir e causar reflexão nos recrutas, sobre o companheirismo , aceitação no grupo e respeito mútuo.

Na manhã do dia seguinte às 06h00, deu-se início a retomada da marcha novamente embrenhando-se a tropa na caatinga, onde foram realizadas outras instruções, entre elas a de resgate de policial ferido, ministrada pelo Sd Paulo Alves - Choque do 6º BPM. A Caminhada encerrou-se no sítio São Domingos, onde a tropa fora resgata de caminhão e trazida até a sede da Unidade. Ao final de tudo o comando proporcionou um almoço no Sítio Pilar com direito a banho de piscina e banho de bica, em seguida todos foram liberados sem prejuízo das escalas de serviço.

Por: Enéas da Cunha Rolim Neto/MAJ QOCPM/Comandante do 12º BPM - C. do Rocha/PB



-



31 de Outubro de 2009 Humberto Vital - 17539 pessoas já leram.


Por volta das 09h40min uma guarnição PM comandado pelo 1º Sargento Damião da Silva ao proceder uma abordagem em dois elementos que se encontravam em atitude suspeita pelo centro da cidade de Catolé do Rocha-PB, constatou que um dos meliantes se encontrava armado com uma Pistola cal. .380, com numeração raspada. Os dois indivíduos se tratavam de José Roberto de Sousa Santos, 31 anos de idade, e Renato Rodrigues da Silva “ Filho da Cigana ”, 18 anos de idade, residente à rua Deputado Américo Maia.

Em poder do José Roberto, foi apreendido uma Pistola cal.380 alimentada com 12 munições. Ao levantar informações que o José Roberto já responde a processos por roubo a mão armada, bem como fora reconhecida no roubo de uma joalheria na cidade de Riacho do Cavalos, acontecido a cerca de dois meses.

Do Blog/12º BPM



-



29 de Outubro de 2009 Humberto Vital - 17980 pessoas já leram.


Durante toda esta semana está acontecendo no Ginásio de Esportes do Colégio Normal Francisca Mendes, o tradicional Torneio de Futsal daquele educandário. A competição vem revelando grandes talentos, mostrando que nível técnico não deixa a desejar para qual quer certame a nível regional, pois a finalidade do torneio é valorizar a prática do esporte, incentivar a participação da garotada e revelar novos talentos do nosso futsal.

Nesta quinta-feira (29), acontecerão às finais nas categorias principais, e amanhã sexta-feira (30), serão disputados as finais das categorias fraldinhas e infantil.

A equipe de futsal, categoria Sub-17 do Colégio Estadual Obdúlia Dantas, que venceu as olimpíadas escolares da Paraíba, recentemente na cidade Patos, e vão representar ao Paraíba na etapa nacional, a partir do dia 05 de novembro em Maringá e Londrina, no Estado do Paraná, vai fazer uma partida de exibição na quadra do Francisca Mendes, na noite desta sexta-feira.



-



29 de Outubro de 2009 Humberto Vital - 17416 pessoas já leram.


A Secretaria de Infra-estrutura do Município, através da Administração do Cemitério Municipal e a Coordenação de Limpeza Publica, estão preparando o Cemitério Frei Damião de Bozzano, para o Dia de Finados.  

Com a proximidade do feriado de finados, na próxima segunda-feira (02/11) está prevista a visita de um grande público no único cemitério da cidade, e a Prefeitura de Catolé do Rocha vem trabalhando para oferecer maior conforto à população. 
  
Dentre as melhorias a iluminação interna está sendo toda substituída, além de limpeza e pintura.  
  
Em nossa cidade é tradicional a visita aos túmulos dos entes queridos no feriado de finados. Missas serão realizadas durante todo o dia, em memória dos mortos.  



-



29 de Outubro de 2009 Humberto Vital - 17373 pessoas já leram.


O suplente de deputado Biu Fernandes (PSB), reconheceu nesta quarta-feira, 28, que o governo tem certa razão ao informar que as despesas com pessoal beiram ao limite prudencial de 61%,  estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. “O gasto com pessoal está hoje em torno de 58%, próximo ao limite”, admitiu.

“Em agosto, o governo fez uma caixa de R$ 3. 610 milhões para uma despesa com pessoal em torno de R$ 2. 110 milhões, que resulta em 58%, um índice muito próximo do limite prudencial, que é de 61% estabelecidos pela LRF”, disse Fernandes.

Biu Fenandes disse ainda que, o governo tem hoje em caixa, um bilhão cento e três milhões de reais, mas está acumulando restos a pagar, que chegam a seiscentos e vinte e cinco milhões. “Isso deixa o governo com um caixa de R$ 478 milhões, o suficiente para pagar salários e o décimo terceiro aos servidores com folga”, informou Fernandes. “O governo não pode reclamar porque a arrecadação, apesar da crise que tivemos, é crescente”, declarou Fernandes.



-



27 de Outubro de 2009 Humberto Vital - 17781 pessoas já leram.


O Tribunal de Justiça da Paraíba aprovou a realização de 10 seções judiciárias em regime especial para atingir a Meta 2. De 26 de outubro a 18 de dezembro um grupo-tarefa vai trabalhar em cima dos processos distribuídos até dezembro de 2005, como pediu o Conselho Nacional de Justiça. O mutirão foi aprovado pelo Conselho da Magistratura do TJ-PB, por unanimidade, na sexta-feira (23/10).

O Conselho também decretou regime especial no 1º Tribunal do Júri da Comarca de Catolé do Rocha e no Tribunal do Júri da comarca de Mamanguape. O objetivo do esforço concentrado é julgar, até 17 de dezembro, os processos incluídos na Meta 2, que estão prontos para julgamento no referido tribunal, bem como os que forem concluídos no período determinado.

De acordo com o desembargador Abraham Lincoln, a Corregedoria identificou, por meio de inspeções realizadas em diversas comarcas do estado, a necessidade de esforço concentrado para o julgamento dos processos até 18 de dezembro, em face do elevado número de feitos prontos para sentenciar.

Desta forma, para atender à Recomendação do CNJ, o Conselho da Magistratura conferiu, conforme prevê o artigo 21, parágrafo 1º, da Lei Complementar 25/96, e artigo 8º, XIII, do Regime Interno, aos juízes designados competência jurisdicional plena, para, sem prejuízo do titular e de sua própria, atuarem nas unidades judiciárias, prolatando sentenças.

Na Comarca de Catolé do Rocha foi designado para a 1ª Vara, a Dra. Juliana Duarte Maroja (Juizado Especial Cível e Criminal de Itaporanga).

Fonte: Consultor Jurídico

 



-



26 de Outubro de 2009 Humberto Vital - 17406 pessoas já leram.


O prefeito de Catolé do Rocha, Edvaldo Caetano da Silva (PTB), vai à Brasília nesta terça-feira (27), em companhia de outros gestores de cidade que fazem parte da ASMEPI - Associação dos Municípios do Médio Piranhas.

 

A caravana dos prefeitos sertanejos será recebida na capital federal, pelos deputados Wellington Roberto (PR) e Luiz Couto (PT), que tentarão emplacar emendas para os municípios, com vistas ao orçamento federal de 2010.

 

A visita a outros políticos e ministérios também constam na pauta dos gestores municipais durante a estadia esta semana em Brasília.

 

Prefeito faz um balanço dos dez primeiros meses de sua administração 

 

O prefeito Edvaldo Caetano da Silva está preste há completar 10 meses a frente da administração do município de Catolé do Rocha. Eleito em outubro de 2008, tendo derrotado o seu oponente, ex-vereador Lauro Adolfo Maia Serafim, por uma maioria de 512 votos, Edvaldo teve o apoio do então prefeito Leomar Maia. Passados quase 10 meses a frente do executivo catoleense, ele falou a reportagem do Catolé News, fazendo um balanço de sua gestão, destacando a queda no repasse do FPM como a principal dificuldade enfrentada, e afirmou da parceria com o seu padrinho político, o ex-prefeito Leomar Maia. Confira na Editoria – Entrevista da Semana, a conversa com Edvaldo Caetano.  CN – Como foi o início da sua gestão? Edvaldo - Nós tínhamos uma perspectiva de administrar Catolé da mesma forma como fizeram os gestores anteriores, mas infelizmente tivemos que registrar a grande crise que o mundo está passando, crise essa que passa pelo Brasil, chega ao Estado da Paraíba, e como também assola Catolé do Rocha. Então a partir do segundo mês da minha administração, tivemos que nos adequar a essa crise. CN – Quais as principais dificuldades encontradas no início da sua gestão? Edvaldo – No início, tivemos alguns motivos, provocados por essa crise que nos levou a chegar neste momento com uma administração que não esteja com índices positivos de 100%. CN – Que motivos o senhor poderia destacar? Edvaldo – Nós Tivemos que limpar o cauto da prefeitura, que é exatamente os meios se receber receitas de terceiros, receitas extras, ou seja, de convênios. E para limpar esse cauto, tivemos que honrar compromissos da ordem de R$ 230 mil. A ajuda do governo para o carnaval, recursos esses que possibilitaria o custeio de 70% das despesas da nossa festa, que foi cessado, podem atribuir como outro motivo, já que infelizmente, com a queda do governador Cássio Cunha Lima, e a posse de José Maranhão, e por não fazer parte da ala desse novo governo, tivemos esses recursos retidos, o que nos dificultou muito, já que tivemos que assumir essas despesas. CN – Qual foi o impacto gerado pela redução do FPM para com o planejamento inicial de sua gestão? Edvaldo – O nosso município está classificado como sendo 1.4, ou seja, ranking dos municípios que tem uma população até 30.500 habitantes, e dentro desse planejamento, Catolé do Rocha tinha uma previsão de receber em média recursos da ordem de R$ 6 milhões durante o exercício de 2009, e correspondia a 6% a mais do que se recebeu em 2008. Mas com a crise, tivemos uma redução brusca do repasse do FPF, ou seja, ao invés de termos 06% a mais que o ano passado, está tendo uma média de 13 ou 14% menor.  CN – Em números reais de quanto será essa redução? Edvaldo – Isso significa dizer que se no ano de 2008 nós recebemos o valor de R$ 5 milhões de FPM, na previsão feita em cima da média do que recebemos nesses 10 meses de minha administração, vamos chegar ao final do ano recebendo R$ 4,2 milhões, uma perca de R$ 800 mil reais para os cofres da prefeitura. CN – Há alguma previsão de recuperação dos repasses federais? Edvaldo – Para amenizar essas percas, o Governo Federal baixou uma Medida Provisória, que depois foi referendada pelo Congresso Nacional, pedindo autorização para repassar cotas extras referente a diferença nos repasses entre os meses de janeiro a agosto, equivalente ao mesmos valores desses meses no ano de 2008, essa medida não salva a pátria, mas pelo menos está sendo feita essa correção. CN – Por não fazer parte da base aliada do governador José Maranhão, o Senhor sofreu alguma retaliação? Edvaldo – Quando Cássio Cunha Lima foi cassado e José Maranhão assumiu o Governo do Estado, o prejuízo para o município foi enorme. Nós tínhamos um valor de aproximadamente R$ 1,5 milhão em convênios assinados, já aguardando a liberação, mas com a troca de governo ficamos prejudicados.  CN – Quais os convênios que foram assinados pelo governo anterior? Edvaldo – O abastecimento d’água partindo do Bairro Tancredo Neves até a comunidade de Picos, em torno de R$ 1,2 milhão, o convênio de R$ 200 mil para o carnaval, e R$ 150 mil para a construção de um PSF na entrada do Bairro Tancredo Neves. Ainda de quebra tivemos também outros prejuízos, como a ajuda no transporte escolar, já que nos mesmos ônibus que transposta os alunos da rede municipal, também vem os alunos da rede estadual que estudam na sede do município. Tínhamos um convênio com o governo anterior que nos possibilitava uma ajuda, mas infelizmente na atual gestão esses recursos foram cessados, assim como outros, que também deixaram de nos ser repassados. CN – A folha de pagamento tem sido o principal algoz de sua administração? Edvaldo – Eu peguei uma folha de pagamento com 728 funcionários efetivos, mas 102 funcionários na área de programas e 275 funcionários contratados que eram justamente para complementar o funcionamento da administração. Não mudamos quase nada, assumimos os compromissos com os amigos e permanecemos com o mesmo quadro. O que diferenciou neste caso foi justamente a questão de contas, ou seja, com R$ 5 milhões, se pagou aos funcionários, e o município gastou apenas 51,67% da receita no ano de 2008, com funcionário. Em 2009 não podemos repetir esse procedimento por que as receitas caíram, e isso acontecendo esse patamar se eleva, e nos permite dizer que hoje estamos gastando em média 56%, o que nos leva a um limite prudencial, o que nos leva a necessidade de dar um freio, sob pena de desobedecer às responsabilidades fiscais. CN – Como foi esse freio? Edvaldo – Esse freio ocorreu exatamente por duas questões: uma por conta das receitas não darem para honrar a folha, motivado pela queda do repasse do FPM, e a outra ocasionada pelo limite prudencial que temos de obedecer. CN – Em números o que isso significou? Edvaldo – Posso afirmar que durante esses dez meses da minha gestão, o problema principal que tenho vivido no cotidiano, é exatamente o da folha de pessoal. O essencial para se fazer uma folha de pagamento, é dentro da cota do dia 10 (a maior que o município recebe), guardar 50 ou 60% do valor da folha, para que possamos chegar ao dia 30, com essa garantia em caixa, e isso não aconteceu exatamente pela redução de receita. Fazendo um paralelo do problema, podemos observar que neste ano de 2009, em nenhuma das parcelas repassadas no dia 10 de cada mês, tivemos um valor acima de R$ 100 mil, coisa que era normal na gestão anterior. Já na parcela do dia 20, que é dela que fazemos o repasse para a Câmara Municipal, recebemos valores insignificantes, o que não deu correspondeu ao nosso compromisso com o duodécimo da câmara que é da ordem de R$ 89,7 mil. CN – O senhor não chegou a ter problemas com o legislativo em razão desses repasses? Edvaldo – Em razão de ter um grande amigo na presidência da câmara, falo da pessoa de Gentil Lira Barreto, tem administrado bem essa questão. Hoje estamos praticamente em dia com as nossas obrigações para com o legislativo, faltando apenas alguns pequenos ajustes, o que permite a Câmara Municipal de Catolé do Rocha está com o salário dos seus funcionários em dia. CN – Como está a administração do Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos? Edvaldo – O Hospital Municipal vai bem e muito bem. Nós temos um compromisso de manter o hospital municipalizado até dezembro de 2011, de acordo com o comodato que assinamos. Infelizmente uma das causas deste comodato, diz que se o compromisso não estiver sendo comprido, uma das partes pode solicitar a quebra desse contrato, e para surpresa nossa, em uma das visitas do secretário estadual de saúde, ao nosso município, ele disse que iria brigar para ter o Hospital Américo Maia de volta para a administração do estado, mas eu lhe disse que também vou brigar para que ele fique com a administração municipal. Fomos notificados, e temos um prazo de sessenta dias para nos pronunciarmos, e estamos trabalhando na certeza de que mesmo se não tivermos êxito administrativamente, mas a justiça vai fazer com que o município seja o administrador do Hospital Américo Maia de Vasconcelos. CN – O município acaba de realizar um concurso público para o preenchimento de vagas, como o senhor avalia o desempenho deste certame? Edvaldo – Nós tínhamos no município no mês de janeiro, 275 funcionários contratados, e sem parte desses funcionários era impossível o município continuar sendo administrado. Agente também convivia com outro fator, é que Câmara Municipal tinha autorizado permanecer com estes contratados até 31 de julho, e nesta data, não foi possível baixar um edital de convocação para um concurso público. Pedimos por intermédio de decreto para mantermos estes funcionários até 30 de setembro, e não podendo honrar estes compromisso até 30 de setembro, tivemos que exonerar todos esses funcionários contratados em 31 de agosto. Fizemos um levantamento para que todos os setores da administração municipal tivessem o pessoal necessário para o funcionamento da nossa administração, que para esses próximos dois anos seria necessário um número mínimo de 200 funcionários, então contratamos uma empresa que realizou o concurso, para o preenchimento das 200 vagas criadas, e posteriormente divulgou o resultado oficial. CN – Como em todo concurso público municipal, esse de Catolé do Rocha também teve insatisfações com o resultado. Como o Senhor avalia o resultado final? Edvaldo – Tenho a minha consciência tranqüila em relação à realização desse concurso, assim como também de seu resultado. Na qualidade de gestor municipal, procurei me abster de qualquer interferência neste concurso, e todos os aprovados conseguiram chegar lá por méritos próprios. CN - Qual foi à solução encontrada para reabrir o Ermina Evangelista? Não tenho nenhuma dificuldade de sentar com quem quer que seja para conseguir o melhor pra Catolé do Rocha. É tanto assim, que temos conversado com os deputados, Gervásio Maia, Márcio Roberto, Biu Fernandes, que é nosso parceiro, e temos uma boa convivência com Dr. Leomar, e também não podia ser diferente, na primeira oportunidade que tivemos em sentar com o ex-deputado Francisco Evangelista, conversamos justamente para tentar encontrar uma solução para esta fundação, que tem o nome de seu pai, Manoel Vitoriano de Freitas e que incorpora o Hospital Ermina Evangelista, com o nome de sua mãe. CN - Como vai funcionar o Ermina Evangelista? No primeiro momento nós tínhamos o pensamento de ter o Ermina Evangelista como apenas um apêndice para o município, mas um setor que visse a funcionar como uma extensão da Secretaria de Saúde. Mas dentro do processo contábil e Jurídico, isso não foi possível Na conversa com Chico Evangelista, eu coloquei um ponto, e que esse ponto fosse atendido, agente faria com que esse hospital não fechasse de uma vez por todas as suas portas. O ponto foi aceito, e esse ponto foi colocar na direção do hospital, uma pessoa que pudesse conviver bem com a fundação e com o município, essa pessoa foi nomeada, trata-se da Dra. Georgiana, que muito já tem feito por aqui (hospital), e creio que continuará fazendo. Atendido esse ponto, tomamos as primeiras providências e hoje estamos tendo a felicidade de poder novamente abrir as portas para as crianças de Catolé do Rocha e da nossa região. CN - O Ermina Evangelista também vai atender as crianças de outras cidades que fazem parte da nossa região. Como será a contribuição dos gestores dos municípios vizinhos? Estamos começando a conversar, devemos convocar uma reunião da ASMEPI, apenas para tratar desse assunto, e tenho certeza de que de acordo com a conversa que já tivemos com os colegas prefeitos, a exemplo de Lauri (Brejo dos Santos), Gilson (Bom Sucesso), Demis (Lagoa), Capuxim (Riacho dos Cavalos), Rinaldo (Jericó), e até o próprio Barão (Brejo do Cruz), esse que menos envia pacientes para Catolé, também já se prontificou para a nos ajudar.  CN - O Senhor vai buscar ajuda também na iniciativa privada? Quero dizer também ao povo de Catolé, que essas ajudas não deverão só vir das pessoas jurídicas e prefeituras. Nós queremos inovar, queremos fazer com que as pessoas físicas possam fazer suas doações, já que aqui se trata de uma fundação. Vamos dispor na portaria do hospital, de brindes, souvenir’s, para que aquelas pessoas que venha nos visitar, no momento de boa vontade comprar uma camisa, um brinde e dessa forma nos ajudar. Vamos também acionar os clubes de serviço e as lojas maçônicas para fazer algumas promoções em prol deste hospital CN - O município será uma espécie de comprador dos serviços do hospital infantil? Sabemos que por mais boa vontade que se tenha, e de ser o comprador número um dos serviços do Ermina Evangelista, o município como Catolé do Rocha não pode administrar sozinho este hospital. A título de esclarecimento, eu queria dizer que este hospital continua funcionando como uma fundação, e o que o município está fazendo, é comprando os serviços do Ermina Evangelista, assim vamos ter a receita para continuar pagando os médicos, os funcionários e os fornecedores.



-



26 de Outubro de 2009 Humberto Vital - 17592 pessoas já leram.


O 12º BPM com sede em Catolé do Rocha vinha através do grupo de Inteligência monitorando um traficante que vinha realizando o tráfico da droga Crack no povoado de Cajazeirinhas, no município de Catolé do Rocha-PB. O batalhão já havia recebido várias denuncias de que um indivíduo conhecido por BAIANO, possui um bar naquele povoado vinha vendo drogas em larga escala e viciando muitos jovens da região, diante das informações determinamos uma operação após levantamentos feitos pelo grupo de inteligência. 

A Operação comandada pelo Tenente Marcolany resultou na prisão na Prisão do traaficante JOSÉ RAIMUNDO DE OLIVEIRA SANTOS, “baiano”, 46 anos de idade, natural do Estado da Bahia, e sua companheira JOSÉLIA FIGUEIREDO ALVES, 39 ANOS DE IDADE, dentro do BAIANO BAR, empreendimento de propriedade do casal a PM apreendeu o seguinte material: 47 pedras de crack, pesando um total de aproximadamente 50g; 01 balança de precisão; a importância de R$ 494,00 em cédulas; vários pássaros silvestres engaiolados; e ainda foi constatado um furto de energia elétrica.

Após a prisão e apreensão de todo o material o casal de criminosos fora apresentado a autoridade policial para serem flagranteados pelo crime de tráfico, furto de energia e pelo crime ambiental de manter em cativeiro sem autorização legal vários pássaros silvestres.

Fonte: Blog do 12º BPM/Catolé do Rocha



-



26 de Outubro de 2009 Humberto Vital - 17469 pessoas já leram.


Por volta das 13h30min desta sexta-feira (23), a guarnição de Radio-patrulha comandada pelo 3º Sargento Inácio da Silva Gomes, quando realizava rondas no Anel Viário de Catolé do Rocha_PB, percebeu um veículo GM/celta de cor branca de placas HPR6548-RN, trafegando com apenas um ocupante, o qual esboçou atitude suspeita ao avistar a guarnição e ainda tentou se evadir, mas a guarnição ordenou a parada do veículo e bloqueou a passagem da mesmo. 

Ao proceder a busca no interior do veículo o Sargento Gomes localizou uma pedra de CRACK de aproximadamente 50g , uma balança de precisão e alguns papeis para embalagem de mesclado (mistura de fumo com crack). O acusado foi identificado como sendo Detino Reinaldo de Lima, 35 anos de idade, residente na rua projetada no bairro de Jericozinho na cidade de Jericó. Após a abordagem o acusado foi apresentado à autoridade policial para a lavratura do Flagrante de delito.

Fonte: Blog do 3º BPM/Catolé do Rocha



-



23 de Outubro de 2009 Humberto Vital - 17788 pessoas já leram.


O crime aconteceu ás 18h50m, no Sítio Taquacituba, no município de São Bento/PB. A Hora: 18H50min.

A vítima foi Franceiudo Gean Nogueira,  de 37 anos, autônomo, ex-presidiário, de São Bento, casado, reside na Rua Pedro Pereira de Alcântara nº. 283, centro de São Bento/PB.

Segundo o Boletim de Ocorrência registrado pela 2ª CIA de PM daquela cidade, a vítima foi ferida nas costa com um disparo de espingarda calibre 12, mais 12 disparos de pistola calibre 380 mm, em várias partes do corpo. A autoria do crime é desconhecida.

Agriculto é preso por porte ilegal de arama de fogo em Brejo do Cruz

O agricultor, José  Belo Filho, solteiro, foi preso na tarde de ontem, na cidade de Brejo do Cruz, quando o policiamento daquela cidade constatou que o mesmo portava ilegalmente, dentro de sua residência, um Revolver taurus, cal. 38, Nº. 235458, com 04 munições, todas deflagradas.

O acusado foi Preso e encaminhado até  a delegacia de Catolé do Rocha, para as medidas cabíveis.

Três elementos encapuzados roubam DVD e dinheiro de agricultor e ainda atira contra o mesmo

O ato sinistro aconteceu por volta das 19h20min, de ontem, no Sítio Feijão Braz, no município de Bom Sucesso/PB. A vítima foi José  Duarte Batista, casado, agricultor, 57 anos.

Segundo informações policiais, por volta das 19h20minutos, três elementos encapuzados, chegaram na casa do agricultor, anunciaram o assalto, daí, a vítima entrou em luta corporal com os acusados, sendo atingida por disparos de arma de fogo Pistola Calibre 380 mm.

Foram levados, um aparelho de DVD, e 50 reais em dinheiro, os elementos tomaram destino ignorados,a policia militar efetuou diligências a procura dos acusados, mas não houve êxito na captura dos mesmos.  
 
Com informações do 12º BPM de Catolé do Rocha (PB)



-



23 de Outubro de 2009 Humberto Vital - 17851 pessoas já leram.


Em menos de um ano, duas mudanças foram procedidas na polícia militar de Pombal. No final do ano passado, o antigo pelotão foi “promovido” para companhia, graças ao desmembramento do 3º batalhão, sediado em Patos, sendo criado o 12º BPM, em Catolé do Rocha.

Até então, Pombal pertencia à companhia de Catolé, que por sua vez era subordinada a Patos.

Com a divisão, a 3ª companhia de Pombal ficou sendo gerenciada ao batalhão de Catolé do Rocha.

Agora, a 3ª companhia local passará a ser denominada de 2ª companhia, porém subordinada ao 14º BPM, sediado em Sousa.

Decisão nesse sentido foi publicada na última terça-feira (20), pelo comando geral da policia militar da Paraíba, através do boletim, número 181, conforme mostra abaixo:

Resolução n° 0003/2009-GCG, de 20 de outubro de 2009

Estabelece a divisão geo-administrativa, atribuições e área de responsabilidade territorial dos Comandos Regionais, dos Batalhões, Companhias e Pelotões de Polícia Militar do Estado da Paraíba e dá outras providências.

O COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DA PARAÍBA, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelo art. 12, I e XII, c/c o art. 39, da Lei Complementar n° 87, de 2 de dezembro de 2008 e considerando as disposições do art. 1º, do Decreto n° 30.109, de 23 de dezembro de 2008, e consoante a disposição do Decreto 12.984/89, que estabelece e regula a divisão geo-administrativa do Estado da Paraíba, RESOLVE:

Capítulo I
Dos Princípios e Competências

Art. 1º. Estabelecer através da presente resolução a divisão geo-administrativa dos Comandos Regionais, Batalhões, Companhias e Pelotões da Polícia Militar do Estado da Paraíba, sua composição, áreas, municípios sob responsabilidade e o plano de articulação operacional, conforme anexo.

Art. 2º No cumprimento da missão constitucional de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, considerando o disposto no art. 3º, da Lei Complementar n° 87/2008, sem prejuízo de outras disposições legais, os integrantes das OPM (Organização Policial Militar – Comandos, Batalhões, Companhias, Pelotões e Destacamento) devem observar os seguintes princípios fundamentais da Polícia Militar da Paraíba:

Art. 5º. Nos termos do art. 36, da Lei Complementar n° 87/2008, respeitado o disposto no art. 1º, do Decreto n° 30.109/2008, ficam estabelecidas as seguintes cidades sedes de Unidades Operacionais – Uop:

Capítulo III
Da estrutura, localização geográfica e dos critérios para instalação de Batalhões, Companhias e Pelotões:

14º Batalhão de Polícia Militar – Sousa:
1ª Companhia: Sousa (Atual Sede) - 1ª Cia/14º BPM:
a) 1º Pelotão – Rádio Patrulha;
b) 2º Pelotão – PCSv e Destacamentos;
c) 3º Pelotão – Polícia Tática e Motorizada (Força Tática);
d) 4º Pelotão – Polícia Comunitária;
e) 5º Pelotão - Polícia Rural.

2ª CIA: Pombal/14º BPM:
a) 1º Pelotão – Rádio Patrulha;
b) 2º Pelotão – PCSv e Destacamentos;
c) 3º Pelotão – Polícia Tática e Motorizada (Força Tática);

Companhia de Comandos e Serviços - CCSv/14°BPM;
Companhia Policiamento de Guardas e Presídios - CPGd/14 BPM;

Capítulo IV
Da responsabilidade territorial das OPM

14º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Sousa, abrangerá os municípios de Sousa, Aparecida, Cajazeirinhas, Lagoa, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Paulista, Pombal, Santa Cruz, São Bento de Pombal, São Domingos de Pombal, São Francisco, São José da Lagoa Tapada e Vieirópolis.
5ª Companhia de Polícia de Transito Urbano e Rodoviário 5ªCia/BPTRAN, com sede em Cajazeiras e responsabilidade correspondente a área territorial do 6º, 12º e 14º BPM, com Pelotões avançados nas cidades de Catolé do Rocha e Sousa.



-



22 de Outubro de 2009 Humberto Vital - 17393 pessoas já leram.


Mesmo sendo um gênio da arte, romancista premiado internacionalmente, talento indiscutível, o artista W. J. Solha, teve o seu roteiro para a próxima paixão de Cristo, negado pelo Diretor da Funjope - Fundação Cultura de João Pessoa, mesmo tendo sido convidado pela própia entidade.

Na posiçºao do músico, compositor e poeta Chico César, diretor da Funjope, qualquer um teria vetado o roteiro, que é absoluitamente inaceitável para a proposta do espetáculo: contar a Paixão de Cristo, uma história que está na bíblia, dizendo que Jesus Cristo não passou de um reles cúmplice de Pilatos, um espião na palestina, simplesmente a serviço de Roma imperial.

Chico César seria maluco se aceitasse uma proposta dessas, que foi coonsiderada "maluca" por Braúlio Tavares.

Todo mundo cairia de pau, se a Prefeitura de João Pessoa pagasse para o povo ver um absurdo desses.



-



23 de Outubro de 2009 Humberto Vital - 17910 pessoas já leram.


Há exatamente 40 anos um grupo de estudantes catoleenses, no dia 22 de outubro em 1969, foram presos amontoados, na cadeia publica local onde hoje existe o banco do Brasil. Esses estudantes ousaram contestar a ditadura militar que tinha se apossado do poder através de um golpe de estado, articulado pelos EUA através da CIA como forma de manter tanto o Brasil como também outras nações latino-americanas sob sua zona de influencia, já que a União Soviética surgia no hemisfério sul também como potencia militar, ameaçando os interesses americanos na região.

Tivemos o exemplo da revolução cubana que através da guerra de guerrilhas obteve sucesso esmagador como força militar libertando o povo cubano do domínio americano.

Em 69 vivíamos as tensões mundiais da guerra do Vietnam, como também vivíamos uma fase de grande fertilidade de idéias e conquistas científicas, onde a humanidade buscava novos caminhos, novas formas de governo como parte da evolução global.

Em Catolé também elevamos bem alto esta chama através do movimento estudantil, e também nos organizamos junto às organizações populares de esquerda como forma de libertação a exemplo da revolução cubana, onde o povo por intermédio da luta armada obteve a vitória final.

A historia da resistência dos estudantes e personalidades progressistas em nossa cidade faz parte da historia do Brasil, onde combatentes em varias regiões e estados não se submeteram ao domínio militar, já que todas as opções legais de luta tinham sido suprimidas pelos atos ilegais aprovados por um congresso dominado, só restava a luta armada como forma do povo combater a ilegalidade.

Muitos tombaram no processo da luta, cabeças pensantes de excepcional qualidade foram presos, executados, torturados ate a morte, seus corpos jogados em vala comum. Ainda hoje existem cerca de 140 desaparecidos políticos em todo o país. Pessoas, revolucionários valorosos que não tiveram a dignidade de um sepultamento por suas famílias. Lutamos e lutaremos sempre que haja o perigo da escuridão tentar suplantar a luz. Orgulhamo-nos, mesmo com todo o sofrimento, de haver contribuído com essa luta para a normalidade democrática.

 

De todos os estudantes catoleenses que sofreram, três deles foram condenados pela chamada, justiça militar, a cumprirem pena de um ano de prisão na penitenciaria modelo do estado, entre eles eu: Ubiratan Cortez Costa, Ariosvaldo da Silva Diniz e Francisco Alves Dantas.

Essa historia esta sendo escrita para que nossos conterrâneos tenham conhecimento que Catolé  resistiu e para que nossos filhos nossa juventude nunca passem pelo sofrimento que nos foi imposto, simples mente por que lutamos pelos direitos fundamentais das pessoas, pela liberdade e por melhores dias para a humanidade.

A data de 22 de outubro é um dia de alegria para mim e para todos nos, porque através da luta podemos vislumbra um futuro onde a cultura, o conhecimento e a sabedoria sejam a viga mestra dos agrupamentos humanos. Termino, citando uma frase do filósofo francês Jean Paul Sartre “vivemos na esperança, vale a pena viver”.

Por: Ubiratan Cortez/Líder Revolucionário do Movimento Capim-açu



-



23 de Outubro de 2009 Humberto Vital - 17889 pessoas já leram.


Tivemos no final dos anos sessenta as décadas mais férteis no tocante ao desempenho intelectual dos povos do chamado terceiro mundo, como também o desempenho revolucionário transformador que mudou por completo a mentalidade, visão crítica e corrupção social dos povos da América Latina, Ásia e África, forçando e criando condições subjetivas para a formação de uma sociedade mais justa e mais humanitária.

Toda juventude mundial se empenhou, lutou e se martirizou na busca da liberdade. Era a época das ditaduras que subjugavam os povos apoiados pelo imperialismo americano, cuja ação principal se materializava no sudeste asiático com a Guerra do Vietnã, um dos maiores crimes de guerra cometidos pelos americanos depois das bombas atômicas lançadas contra Hiroxima e Nagasaki.

Todos os movimentos de libertação política se direcionavam em, através dos exércitos populares de libertação, quebrar estes grilhões que sufocavam estes povos, tanto socialmente, economicamente e politicamente. Foram décadas de intensa movimentação cultural em que todas as áreas progressistas de cada povo eram direcionadas em adquirir conhecimento como forma de superar as imensas diferenças que separavam os países ricos e exploradores dos países pobres, como também mudar em definitivo as relações de trabalho que existem até hoje nas formas de produção, a exploração do homem pelo homem.

Da mesma forma como historicamente o feudalismo substitui o escravagismo, o socialismo através da força das revoluções populares onde temos e tivemos como referência a Revolução Cubana aqui na nuestra América cujo objetivo era libertar os povos do domínio americano e ao mesmo tempo eliminar para sempre a exploração do homem pelo homem, onde as riquezas de cada nação são concentradas nas mãos de poucos, tornando impossível que as camadas mais baixas da sociedade possam usufruir destas riquezas, gerando assim as desigualdades sociais existentes como: pobreza extrema, mortalidade infantil, violência cada vez mais exarcebada ao ponto de comprometer o futuro da juventude e o desenvolvimento de cada país.

Devemos ampliar as fontes de informações históricas sobre uma fase da vida política brasileira – os anos 60 – cujo dinamismo cultural e efervescência política tiveram repercussões profundas na mudança de comportamento até mesmo numa pequena cidade do interior paraibano: Catolé do Rocha.

Todos aqueles que vivenciaram a experiência tumultuada dos anos 60 contribuíram enormemente para a redemocratização do nosso país. Naquela época éramos felizes e sabíamos que éramos felizes. Mesmo assim, no processo da luta, muitos de nossos tombaram assassinados pelos órgãos da repressão.

No pó destes lutadores por um ideal comum estávamos nós, estudantes catoleenses organizados para a luta popular de resistência armada, inicialmente na trincheira do PCB* na ‘’Juventude Comunista’’, PCBR – Partido Comunista Brasileiro Revolucionário, e logo depois já na prisão ingressamos na ALN, Aliança Libertadora Nacional.

Os estudantes Ubiratan Cortez Costa (foto), Ariosvaldo da Silva Diniz e Francisco Alves Dantas (cacheado) amargaram durante 12 longos meses, jogados e condenados pelo 2º Exército em Recife, por ousarem lutar pela Liberdade. Estamos orgulhosos pelo ideal e missão cumprida e orgulhosos de elevar a chama da luz e evitar a escuridão.

Era uma vez... Nos anos 60, uma geração que amava os Beatles e os Rolling Stones, mas gostava igualmente da Bossa Nova e da música popular brasileira de protesto; que se encantava com a ‘’estética da fome’’ do cinema novo; protestava contra o ‘’imperialismo americano’’ em suas várias facetas, sobretudo na sua intervenção na Guerra do Vietnã; participava intensa e apaixonadamente dos acontecimentos culturais e políticos da época; aprendeu com o exemplo dos fellahs (guerrilheiros argelinos) e com os camponeses e guerrilheiros cubanos que a violência tinha um efeito transformador e libertador: e que era eficiente.

Essa geração como observou Hannah Arendt, tinha em termos psicológicos uma espantosa coragem e vontade de agir e de uma confiança não menos espantosa nas possibilidades de uma mudança. E, por isso desempenhou papéis ricos e contraditórios: heróis trágicos do destino, românticos em busca do absoluto moral, cruzados da justiça e da liberdade. Essa geração – igual a Prometeu em sua rebeldia contra os deuses – ousou tornar tomar os céus de assalto. Seu nome em Catolé do Rocha? – Geração Capim-Açu. 

* - Partido Comunista Brasileiro. 

Por: Ubiratan Cortez Costa - Catolé  do Rocha - PB

Dom Vital 

Tu és a chama que ilumina e fecunda

As mortes dos jovens catoleenses

Abraças a todos que a ti chegam

Num esforço inaudito aclamas a cultura

O conhecimento em tuas salas é rotina

Nos tempos negros da supressão das idéias

Fostes trincheira da resistência estudantil popular

O exemplo maior em toda Nação o nosso grito

Contra a obscuridade, a união do Povo se fez

Na luta desigual contra os generais do mal

Que buscavam, junto com o império do norte

Colocar grilhões nos povos Latinos

Ásia e oriente unidos na época

Em que falar lutar e pensar significavam libertação

Jogamos por terra o ideal opressor

Hoje somos livres, pensamos, criamos e amamos

Porque no Colégio que ensina para a vida

Aprendemos a Lição da Liberdade.



-



23 de Outubro de 2009 Humberto Vital - 17621 pessoas já leram.


O Superintendente do DER/PB (Departamento de Estradas e Rodagens do Estado da Paraíba, Solon Alves Diniz, disse em entrevista ao Portal Catolé News, que os envelopes da licitação para a escolha do nome da construtora responsável pelas obras de reconstrução da PB 325, trecho que liga a cidade de Catolé do Rocha ao município de Patú, na divisa com o Estado do Rio Grande do Norte, serão abertos nesta sexta-feira (23), e ainda hoje será divulgado o nome da vencedora.

Segundo o superintendente do órgão, para esse projeto de recuperação desta rodovia, foi feito uma licitação, e na primeira tentativa não deu certo, assim como também na segunda, por motivo de impetração de recursos por parte das concorrentes, o que eventualmente motivou o atraso desta obra. Mas logo que seja divulgado o nome da vencedora, o Governador José Maranhão dará imediatamente a Ordem de Serviço.

A recuperação do trecho que liga Catolé do Rocha a divisa com o vizinho estado do Rio Grande do Norte, corresponde a um percurso de 20 quilômetros, e a muito tempo está totalmente abandonada, tendo sido motivo de vários protestos e até recebeu uma visita do então senador José Maranhão, quando da Caravana da Reconstrução, que percorreu a Paraíba, mostrando as obras inacabadas da gestão do Governador Cássio Cunha Lima.

A reconstrução desta malha asfáltica é um antigo desejo da população das regiões de Catolé do Rocha e Alto Oeste Potiguar, em virtude do forte tráfego rodoviário que transita por esta rodovia, que já foi batizada de “estrada da vergonha”. 

Por: Humberto Vital/Catolé News - catolenews@gmail.com / (83) 8851.1734



-



22 de Outubro de 2009 Humberto Vital - 17447 pessoas já leram.


A superlotação de hospitais é um problema que atinge principalmente a população que procura atendimento na rede pública de saúde. Para tentar amenizar este problema, o Ministério da Saúde tem em suas diretrizes a implementação de unidades de serviço pré-hospitalar fixas em todo o país. Na Paraíba, até o final de 2010, devem ser instaladas sete Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

A Resolução nº 611/09, que dispõe sobre a instalação das unidades em algumas cidades do Estado foi publicada no Diário Oficial do último sábado (17) e assinada pelo secretário de Estado de Saúde, José Maria França.

Na Resolução, o secretário reconhece a insuficiência de unidades de atendimento pré-hospitalar em todo o Estado e a necessidade da estruturação de uma “rede organizada de serviços de Cuidados Integrais às Urgências” na Paraíba. De acordo com José Maria França, cerca de R$ 15 milhões deverão ser investidos pelo Ministério da Saúde.

“As UPAs serão implantadas para desafogar o atendimento nos hospitais e para evitar a superlotação nos ambulatórios”, afirmou o secretário, que não soube, no entanto, qual será a capacidade de atendimento das novas unidades de saúde.

Inicialmente, as cidades que deverão receber as novas unidades são: João Pessoa, Piancó, Sousa, Santa Rita, Princesa Isabel, Guarabira, Itabaiana, Cuité, Cajazeiras, Pombal, Monteiro, Catolé do Rocha, Campina Grande, Patos e Cabedelo.

Além dos investimentos por parte do Ministério da Saúde, cerca de 20% do valor das obras e manutenção das UPAs, deverão ser mantidos pelo Estado ou pelos municípios, dependendo da gerência onde forem implantadas.

“Se for da gerência estadual, o Estado deverá fazer o investimento, se for da gerência municipal, a contrapartida deverá ser do município. Por enquanto, as UPAs que serão instaladas nas cidades de Santa Rita, Princesa Isabel, Guarabira, Itabaiana, Cuité e Cajazeiras ficarão sob a responsabilidade do Estado”, disse o secretário.

ABAIXO, A ÍNTEGRA DA RESOLUÇÃO PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL:
 

Resolução nº 611/09

O Presidente da Comissão Intergestores Bipartite no uso de suas atribuições legais e considerando:
Considerando a Portaria GM 1.020/2009 que estabelece as Diretrizes para Implantação do Componente Pré Hospitalar Fixo;
Considerando a necessidade do Estado em estruturar uma rede organizada de serviços de Cuidados Integrais às Urgências;
Considerando a insuficiente oferta de serviços de atendimento pré hospitalar fixo com estrutura e funcionamentos adequados para a garantia da assistência às urgências no estado;
Considerando a prioridade do Estado de constituir meios para aliviar as portas de entrada dos Hospitais de Emergência e aumentar a resolutividade do atendimento às urgências;
Considerando a decisão da plenária da CIB-PB, na reunião do dia 08 de julho de 2009.
Resolve:
Art. 1º - Aprovar a Implantação de Unidades de Pronto Atendimento/UPA no Estado da Paraíba, conforme quadro abaixo:

Ano 2009 - ORDEM DE PRIORIDADE:

1º - JOÃO PESSOA 1 UPA II
PIANCÓ 1 UPA II
SOUSA 1 UPA II
SANTA RITA 1 UPA I

ORDEM DE PRIORIDADE:
2º - PRINCESA ISABEL, GUARABIRA, ITABAIANA, CUITÉ, CAJAZEIRAS, POMBAL, MONTEIRO, CATOLÉ DO ROCHA - 1 UPA I, cada

Ano 2010 - JOÃO PESSOA 1 UPA II

Parágrafo Único - Fazem parte do conjunto de municípios contemplados com Unidades de Pronto Atendimento - UPA, os municípios de Campina Grande, Patos e Cabedelo, Tipo III, I e I respectivamente, cujos Projetos de implantação já estão aprovados pelo Ministério da Saúde.
Art. 2º - O financiamento destinado ao custeio será pactuado na CIB, após a habilitação da unidade de forma solidária e participativa entre os três entes federados União, Estado e Municípios.
Art. 3º - As UPAs localizadas nos municípios de Santa Rita, Princesa Isabel, Guarabira, Itabaiana, Cuité e Cajazeiras, o proponente será o Gestor Estadual
Art. 4º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Fonte: Jornal da Paraíba



-



20 de Outubro de 2009 Humberto Vital - 17118 pessoas já leram.


Aconteceu durante todo o dia deste último domingo (18) o Programa da Cidadania Municipal, oferecendo serviços gratuitos para os trabalhadores rurais da comunidade da Cajazeirinha e comunidades vizinhas. Esta ação estava ligada também aos programas do Governo Federal direcionados para a mulher rural. 

Serviços de saúde, cidadania e culturais foram oferecidos. Voluntários da prefeitura de Catolé do Rocha estiveram envolvidos desde o dia 14 de outubro, preparando uma programação que pudesse atender a todos que procurassem os benefícios. O prefeito de Catolé do Rocha, Edvaldo Caetano, esteve presente no evento e disse que esta seria uma ação de muitas que irão acontecer em outras comunidades da zona rural. 

Veja agora alguns serviços que foram oferecidos:

- Tipagem sanguínea,

- Fotos 3x4;

- Retirada de documentos: RG, CPF, Carteira de Trabalho e Certidão de Nascimento;

- Informações sobre o Bolsa Família;

- Cadastramento no Programa Brasil Alfabetizado;

- Corte de cabelo;

- Aplicação de flúor e escovação bucal. 
 

Por: Larissa Suzana/Asscom-PMCR



-



20 de Outubro de 2009 Humberto Vital - 17140 pessoas já leram.


Nesta segunda-feira, dia 19, o Governo Federal enviou aos municípios mais recursos, objetivando complementação às baixas no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) se refere ao montante de 1 bilhão de reais, aprovado pelo congresso, como forma de repor as perdas que os Municípios vêm sofrendo nos últimos meses.

A Prefeitura Municipal de Catolé do Rocha recebeu nesta segunda (19), a quantia de R$ 186.813,00. Confira o montante que as outras cidades da região do Médio Piranhas receberam:

Belém do Brejo do Cruz/PB – R$ 80.063,00
Bom Sucesso/PB – R$ 80.063,00
Brejo do Cruz/PB – R$ 106.750,00
Brejo dos Santos/PB – R$ 80.063,00
Cajazeirinhas/PB – R$ 80.063,00
Catolé do Rocha/PB – R$ 186.813,00
Jericó/PB – R$ 80.063,00
Lagoa/PB – R$ 80.063,00
Mato Grosso/PB – R$ 80.063,00
Paulista/PB – R$ 106.750,00
Riacho dos Cavalos/PB – R$ 80.063,00
São Bento/PB – R$ 186.813,00
São Domingos de Pombal/PB – R$ 80.063,00
São José do Brejo do Cruz/PB – R$ 80.063,00



-



18 de Outubro de 2009 Humberto Vital - 17200 pessoas já leram.


No sábado jogaram às 15h: 30min no Conradão:

GRÊMIO DA CAATINGA DOS ANDRADES DE RIACHO DOS CAVALOS 2 X 0 CANTINHO

Árbitro: José Izidro (Zezito) – Auxiliares: Renê Macaúba e Izaias Torres;

Neste domingo pela manhã (jogo antecipado em virtude da realização do Bingão Milionário de Catolé do Rocha), jogaram:

JUVENTUS DO SÍTIO JALECO DE RIACHO DOS CAVALOS 1 X 1 BAIXINHA DE CATOLÉ DO ROCHA.

Árbitro: José Izidro (Zezito) – Auxiliares: Renê Macaúba e Izaias Torres;

O detalhe desse jogo, é que o jogador Carlinhos, lateral direito da baixinha tentou agredir o árbitro do jogo e foi expulso. Segundo informações da Comissão Organizadora do evento, o atleta foi excluído do campeonato e recebeu uma punição de um ano sem poder atuar em partidas no Campo do Conradão.



-



18 de Outubro de 2009 Humberto Vital - 17837 pessoas já leram.


Nesta segunda-feira (19), será  realizada mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Catolé do Rocha, Casa de Clécio Barreto. Em virtude da não realização da sessão da última segunda-feira (12), feriado do dia da Padroeira do Brasil e Dia das Crianças, a Ordem do Dia, na ordinária de hoje, será extensa e promete um longo debate.

ORDEM DO DIA DA SESSÃO ORDINÁRIA DE 19 DE OUTUBRO DE 2009. 

    01- Segunda discussão e votação em Plenário do Projeto de Decreto Legislativo nº 108/2009, de autoria do Vereador Lutero Nunes, concedendo Título de Cidadã Catoleense a Sra. Michelle Saldanha Bezerra Lima. 

    02- Parecer da Comissão de Justiça e Redação e primeira discussão em Plenário do Projeto de Lei nº 928/2009, de autoria do Poder Executivo Municipal, que autoriza o Poder Executivo a alienar bens moveis que menciona e dá outras providências.  

    03- Parecer da Comissão de Justiça e Redação e primeira discussão em Plenário do Projeto de Decreto Legislativo nº 109/2009, de autoria do Vereador Humberto Ferreira Cavalcante, concedendo Título de Cidadão Catoleense ao Sr. Jerson Magno da Silva Leite. 

    04- Parecer da Comissão de Justiça e Redação e primeira discussão em Plenário do Projeto de Lei nº 253/2009, de autoria do Vereador José  de Arimatéia Nunes de Sá, que dá obrigatoriedade às escolas públicas municipais, que no primeiro dia de aula da semana seja feito o Hasteamento da Bandeira com a Execução do Hino Nacional e dá outras providências. 

    05- Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 583/2009, de autoria do Vereador Erivan de Sousa Barreto, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, que seja aberto os banheiros do Mercado Público. 

    06- Discussão única e votação em Plenário do requerimento nº 584/2009, de autoria do Vereador Erivan de Sousa Barreto, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, que seja feito o pagamento de todos os funcionários do Município.  

    07- Discussão única e votação em Plenário do requerimento nº 585/2009, de autoria do Vereador Erivan de Sousa Barreto, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, no sentido de fazer as duas passagens molhadas na Comunidade Rancho do Povo. 

    08- Discussão única e votação em Plenário do requerimento nº 586/2009, de autoria do Vereador Erivan de Sousa Barreto, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, determinar a construção de 01 (um) quebra molas na Rua Chateubrian Barreto, nas imediações da Loja Maré Mansa. 

    09- Discussão única e votação em Plenário do requerimento nº 587/2009, de autoria do Vereador Erivan de Sousa Barreto, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, que determine a construção de 01 (um) quebra molas na Rua Álvaro Azarias, vizinho a Cesidio do leite.  

    10- Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 588/2009, de autoria do Vereador Humberto Ferreira Cavalcante, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, a criação de um Comitê Pré-Olímpico Municipal, para tratar de ações relacionadas ao evento de 2016. 

    11- Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 589/2009, de autoria do Vereador Humberto Ferreira Cavalcante, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, que seja construído quebra-molas na Av. Américo Maia, em frente ao Bar do Meio (nas duas mãos) e na esquina da Rua Massilon Cavalcante (nas duas mãos), tendo ocorrido vários acidentes nestas imediações.  

    12- Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 590/2009, de autoria do Vereador Humberto Ferreira Cavalcante, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, que seja colocado pastilhas de gelo baiano na Rua Central, acesso ao Banco do Brasil. Seria uma faísca em frente à Cooperativa dos Irrigantes e outra em frente à loja dos tecidos – Casa Progresso.  

    13- Discussão única e votação em Plenário do requerimento nº 591/2009, de autoria do Vereador Humberto Ferreira Cavalcante, solicitando a Empresa de Telecomunicações TIM, que seja feito um estudo para melhorar os serviços de telefonia celular, oferecido pela empresa em Catolé do Rocha, tendo em vista, que, atualmente se tem observado muitos problemas técnicos na prestação de Serviços em nosso Municipio.   

    14- Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 592/2009, de autoria do Vereador José de Arimatéia Nunes de Sá, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, a construção do muro e a reforma da Lavanderia no bairro da Várzea.    

    15- Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 593/2009, de autoria do Vereador José de Arimatéia Nunes de Sá, solicitando ao Exmo. Sr. Governador do Estado, José Targino Maranhão, que interceda junto a CAGEPA – Companhia de Água e Esgoto da Paraíba, a encanação do reservatório de água do Distrito Industrial para o bairro Tancredo Neves.   

    16- Discussão única e votação em Plenário do requerimento nº 594/2009, de autoria do Vereador José de Arimatéia Nunes de Sá, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, 01 (um) quebra molas na Rua Venâncio Neiva, nas imediações da residência do Sr. Benedito Vieira.       

    17- Discussão única e votação em Plenário do requerimento nº 595/2009, de autoria do Vereador José de Arimatéia Nunes de Sá, solicitando ao Major Enéas Cunha Rolim, que interceda junto ao Secretário de Segurança do Estado da Paraíba, Gustavo Gominho, a instalação de um Posto Policial no bairro Tancredo Neves. 

    18- Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 596/2009, de autoria da Vereadora Gláucia Mariz Maia, solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, no sentido de reativar os serviços prestados pela ambulância que atendia o Distrito de Coronel Maia e adjacências, já que a população daquela região vem enfrentando enormes dificuldades para o deslocamento de casos de urgências e emergências.  

    19- Discussão  única e votação em Plenário do requerimento nº 597/2009, de autoria da Vereadora Gláucia Mariz Maia, pedindo que seja colocado na ata dos trabalhos, uma moção de pesar aos familiares da Sra. Auda Augusta de Figueiredo, e que seja comunicado a família na pessoa de Gedi Elias de Lima.

    Por: Humbert Vital/Savigny Barreto 



-



18 de Outubro de 2009 Humberto Vital - 17011 pessoas já leram.


A Vigilância Ambiental da 8ª Gerência Regional de Saúde, sediada em Catolé do Rocha, realizou no último sábado, mais uma campanha de vacinação anti-rábica para cães e gatos.

Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental da Regional, Pedro Barreto Neto (foto), em Catolé do Rocha funcionou vários postos de vacinação instalados em escolas, unidades de saúde e outros locais, assim como foram disponibilizados postos de vacinação volantes, onde as equipes de vacinação visitaram as áreas rurais, e comunidades de difícil acesso.

As todas as dez cidades que formam a 8ª- Gerência Regional de Saúde participaram da campanha realizada neste sábado.



-



« VoltarAvançar »

Outras Notícias

Giro da Notícia

Catolé News - O portal que dá notícias da nossa gente!
Rua José Bonifácio, 34 1º Andar Bairro do Batalhão - Catolé do Rocha Paraíba
Telefone: (83) 8851.1734 - 9642.0101
E-mail: catolenews@gmail.com