Catolé News

Giro de Notícias

25 de Abril de 2013 Humberto Vital - 431 pessoas já leram.


Mutirão carcerário descobre 15 assassinatos de presos em penitenciária do RN

fd305877a3ca0431bfcc3a8e0fcf05b8.jpg
Os casos foram descobertos por meio de relatos de um agente que trabalhou na penitenciária - Foto:CNJ
 

A equipe do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), responsável pelo Mutirão Carcerário no Rio Grande do Norte, descobriu o assasinato de 15 detentos na Penitenciária de Alcaçuz, a maior do estado, localizada em Nísia Floresta. As mortes ocorreram desde o ano de 2007, segundo informações divulgadas pelo CNJ nesta quarta-feira (24).

De acordo com nota divulgada à imprensa, os casos foram descobertos por meio de relatos de um agente que trabalhou na penitenciária. A equipe do mutirão está inspecionando todas as unidades peninteciárias do Estado para avaliar as condições estruturais e sanirárias. Ainda segundo o CNJ, a fonte informou que "a maioria dos casos ocorreu durante confrontos entre os detentos".

"O quadro é realmente assustador", disse o juiz coordenador do mutirão,Esmar Custódio Vêncio Filho, que vai procurar junto a Polícia Civil se existe algum inquérito instaurado sobre os crimes. O magistrado recebeu do agente um conjunto de fotos que mostram corpos decapitados, sem genitália e outras lesões graves, além da imagem de detentos simulando jogar futebol com uma cabeça.Todas as fotos serão anexadas ao relatório final do mutirão.

O CNJ afirma que os inspetores constataram que a administração do presídio não adotou qualquer procedimento para apurar responsabilidades pelas mortes.A maior parte dos assassinatos na Penitenciária de Alcaçuz ocorreu com a utilização de armas brancas, como facas e estoques produzidos pelos presos. Instrumentos como esses foram apreendidos na última quinta-feira (18),durante revista feita na unidade pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar antes da visita do ministro do Supremo Tribunal federal (STF), joaquim Barbosa.
 
Do NE10/Rio Grande do Norte



-

Outras Notícias

Giro da Notícia

Catolé News - O portal que dá notícias da nossa gente!
Rua José Bonifácio, 34 1º Andar Bairro do Batalhão - Catolé do Rocha Paraíba
Telefone: (83) 8851.1734 - 9642.0101
E-mail: catolenews@gmail.com