João Azevêdo abre Campus Academy 2019 e institui programa Ouse Criar

O governador João Azevêdo participou, nesta quarta-feira (2), da abertura do Campus Academy 2019. O evento, que ocorre até sexta-feira (4), na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, dentro da programação do 6º Campus Festival, reúne mais de 450 alunos da rede estadual de ensino e tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo e oferecer oportunidades a jovens estudantes.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual também assinou a Medida Provisória nº 286/2019, ação que institui o ‘Ouse criar’, programa de Educação para Inovação e Empreendedorismo nas escolas estaduais, que tem o objetivo de assegurar oportunidades para estudantes e egressos da rede estadual de ensino em projetos de inclusão social e tecnológica.

O governador João Azevêdo destacou a importância da união do governo, parceiros e sociedade para apresentar uma nova ferramenta na área da inovação e tecnologia. “Entendemos que a educação é o único caminho para o desenvolvimento pessoal e de um Estado e estimular a criatividade dos jovens, por meio do empreendedorismo, faz com que os nossos estudantes tenham uma nova compreensão de mundo e de relação de trabalho. A Paraíba tem evoluído muito nessa política com programas como o Gira Mundo e Primeira Chance porque pensamos nas melhores formas de crescer nesse campo”, pontuou.

02_10_19 Campus Festival_fotos Francisco França  (16).JPG

Ele também ressaltou que o programa ‘Ouse criar’ será fundamental para a compreensão dos jovens acerca das novas dinâmicas do mercado de trabalho. “Eu encaminhei hoje esse projeto para a Assembleia Legislativa que tem um foco no empreendedorismo, gerando inúmeras possibilidades para os nossos estudantes conhecerem e entenderem a nova lógica do mercado de trabalho, oferecendo melhor formação técnica”, explicou.

O secretário da Educação, Ciência e Tecnologia, Aléssio Trindade, evidenciou as ações da gestão estadual para ajudar os estudantes na descoberta de suas vocações profissionais. “Nós estamos dando a chance para que os jovens tenham essa integração com a vida, ajudando a Paraíba a fazer empreendedorismo. Além disso, o governador lançou hoje o programa ‘Ouse criar’, que vai permitir aos alunos do 1º ano do ensino médio a participação em maratonas de inovação e alguns desses grupos, por edital de mérito, serão acompanhados no 2º ano para realizar um programa de educação tutorial para desenvolver seus produtos e colocar em prática seus negócios no 3º ano”, frisou.

O secretário executivo da Ciência e Tecnologia, Claudio Furtado, destacou o novo momento da política de educação do Estado com a inserção de práticas inovadoras. “Esse é o resultado da junção da educação, ciência e tecnologia, que gera inovação dentro das escolas, dando a oportunidade aos alunos de empreender e criar seus próprios negócios; essa nova metodologia inovadora é uma ação importante para o Estado porque gera novas riquezas”, falou.

A professora da Escola Cidadã Integral Técnica Erenice Cavalcanti Fidelis, Cristiane Albuquerque, enalteceu a nova forma implantada pelo Governo do Estado para estimular o aprendizado dos jovens. “O nome que define esse evento é desafio, porque apresentamos aos nossos alunos um novo método de aprendizagem que faz com que eles acreditem neles próprios, rompendo barreiras para pensar além do conteúdo ministrado em salas de aula. Um evento como esse também é importante para que outros Estados possam se espelhar no pioneirismo dessa ação realizada pela Paraíba”, opinou.

Parceiro do evento, o diretor técnico do Sebrae, Luiz Alberto, destacou a importância da união com a gestão estadual para estimular o empreendedorismo no ambiente escolar. “Aqui nós vemos o alcance do protocolo de intenções assinado na última segunda-feira e o quanto isso tem de resultado para a Paraíba de hoje e do futuro. Aqui está sendo dado o primeiro passo da materialização do termo de cooperação, garantindo a sustentabilidade das pessoas e dos negócios na Paraíba”, comentou.

02_10_19 Campus Festival_fotos Francisco França  (23).JPG

Idealizador do Campus Festival e representante da Luz Criações, Will Fonseca, enalteceu as novas oportunidades criadas para estimular a criatividade dos jovens. “Esse é um momento de felicidade genuína; o evento foi feito com muito carinho e espero que todos aproveitem cada instante. A Paraíba tem um potencial imenso e o governo vem fazendo um trabalho extraordinário, colocando o Estado em níveis de destaque no Brasil e agora é o momento da sociedade se preparar e apoiar iniciativas como essas que dão oportunidades e estimulam o jovem a empreender”, afirmou.

A aluna Whysllany Santos afirmou que o Campus Academy é um momento de troca de experiências. “Essa é uma oportunidade única de ter experiências com o ramo empresarial, além de conviver com outros colegas e compartilhar ideias criativas. Tenho certeza de que vamos aprender muitas coisas para levar para a vida pessoal e acadêmica, o que vai influenciar no nosso emprego”, avaliou.

A estudante Maria Manuela Lima está ansiosa para o início das atividades. “Vamos aprender mais, dividir conhecimento e compartilhar nossos sonhos porque vai ser muito importante para a minha vida porque eu pretendo ser empreendedora”, disse.

No Campus Academy os estudantes são motivados a criarem soluções para os desafios apresentados pelas empresas parceiras, além de estimular a criação de projetos. Serão três dias de experiências empreendedoras, por meio de palestras sobre inovação e criatividade.

Neste ano, o evento vai trazer uma ampla programação, com a realização de duas ações simultâneas: pela primeira vez, a ‘Maratona Ouse Criar de Inovação de 2019’, para estudantes matriculados, e a Campus Academy All Stars, para alunos matriculados e egressos da Rede.

 

Maratona Ouse Criar de Inovação de 2019 – A Maratona de inovação e empreendedorismo Ouse Criar será voltada para os alunos da 1º Gerência de Educação. Foram selecionados 336 alunos da 1ª série de ensino médio que vivenciarão três dias de palestras, debates, mentorias e oficinas.

 

As escolas enviaram times com seis estudantes da 1ª série do ensino médio para uma seleção promovida pela Comissão Organizadora do Campus Academy. Foram escolhidos 56 times, com base nos seguintes critérios: participação, motivação, interesse e potencial criativo dos estudantes.

Sete empresas enviaram representantes que apresentarão as situações-problema para as equipes e se farão presentes em dias estratégicos do evento. As empresas são das áreas de: rede hoteleira; alimentação; marketing e publicidade; setores de vestuário e calçados e prestação de serviços. Para cada empresa participante, haverá oito equipes de estudantes trabalhando no tema lançado. Os times utilizarão a abordagem do Design Thinking (desenho de ideias) e instrumentos como o Business Model Canvas (Quadro de modelo de negócios) para buscar a solução criada a partir de problemas lançados pelas sete empresas parceiras.

 

As duas melhores equipes de cada empresa irão para o pitch (apresentação do produto). Ao final, serão escolhidos sete times vencedores, um por empresa.

02_10_19 Campus Festival_fotos Francisco França  (11).JPG

 

Campus Academy All Stars – O Campus Academy All Stars contará com a presença de 120 estudantes que participaram do Campus Academy em 2018; de estudantes matriculados e que terminaram o ensino médio na Rede Estadual; e estudantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

 

Serão dois dias de atividades, com oficinas organizadas pelo Sebrae. Os participantes serão selecionados para atuarem na Maratona Ouse Criar com falas no formato TED Talk. A seleção será feita a partir da avaliação do desenvolvimento dos projetos do Campus Academy 2018 mais bem sucedidos.

Campus Festival – A programação segue até o próximo domingo (6) e inclui música, arte, gastronomia, tecnologia, educação, games, conhecimento e empreendedorismo para o público. O Campus Festival tem uma extensa programação com palestras, workshops, mesas redondas, capacitações e shows musicais. A estimativa dos organizadores é que mais de 25 mil pessoas passem pelo Espaço Cultural nestes cinco dias.

 

O evento foi prestigiado pelo deputado estadual Branco Mendes e auxiliares do Governo da Paraíba.

 

02_10_19 Campus Festival_fotos Francisco França  (4).JPG

SECOM | PB

-

Política

Jair Bolsonaro suspende indicação de Eduardo para embaixada dos EUA

Política

STF encerra 1º dia de julgamento sobre prisão em segunda instância
© 2019. Catolé News. Todos os direitos reservados