UFCG realiza leilão de bois para garantir complementação financeira

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai realizar um leilão de 40 lotes de animais bovinos da raça Sindi no próximo domingo (18). Ao todo, são 18 machos e 22 fêmeas, puros de origem, com registro genealógico emitido pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

O dinheiro que será arrecadado com o leilão será repassado aos cofres públicos e retornará à UFCG na forma de complementação financeira. De acordo com a universidade, a complementação servirá para ampliação da estrutura de apoio para o desenvolvimento das atividades relativas às aulas didáticas e práticas, pesquisas e extensão.

O leilão está marcado para acontecer a partir das 10h na Fazenda experimental Jatobá, do Núcleo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Trópico Semiárido (Nupeárido) da UFCG, localizada a cerca de 5 km do campus Patos.

Confira o edital

Os animais estão disponíveis para vistoria dos interessados das 8h às 11h, mediante agendamento prévio, através dos telefones (83) 3511.3084 ou 99955.8262.

Melhoramento genético

O Nupeárido tem por objetivo dar suporte às aulas práticas e às pesquisas realizadas por professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) da UFCG, campus Patos. Na Fazenda Jatobá, realiza, há quase 40 anos, o melhoramento genético da raça Sindi.

A aposta na raça, originária do Paquistão, deve-se às evidências comprovadas pelas pesquisas com o rebanho. Os animais demonstram resistência à seca e adaptação ao clima do Semiárido, com resultados satisfatórios para várias características produtivas, como ganho de peso diário, conversão alimentar, produção e composição do leite e, para as características reprodutivas, como intervalo entre partos e longevidade.

O rebanho recebe anualmente visitas de técnicos que certificam a paternidade e maternidade dos animais que nascem na fazenda da UFCG, garantindo a manutenção das características inerentes ao padrão racial Sindi. Esse controle genealógico possibilita a realização de melhoramento através da seleção dos animais que se destacam no rebanho e da garantia de pureza genética dos animais que são disponibilizados à sociedade através dos leilões públicos.

-

Esportes

É tetra! Estrela de Lázaro brilha novamente, Brasil vira sobre o México e é campeão do Mundial Sub-17

Esportes

Athletico/PR vence o Botafogo na baixada e complica o glorioso na tabela
© 2019. Catolé News. Todos os direitos reservados