Catolé News

Paraíba

3 de Abril de 2010 Humberto Vital - 2302 pessoas já leram.


A Igreja Católica não celebra missas na sexta-feira santa; dia de meditação e reflexão sobre a morte e sofrimento de Jesus; de abstinência e jejum.

Entretanto, em várias paróquias da Diocese de Campina Grande a via Sacra foi realizada.

Na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, a última atividade religiosa desta Sexta-feira Santa reuniu centenas de fiéis católicos, que saíram em romaria na procissão do Senhor Morto.

Às 15h, antes da procissão, o bispo Diocesano da cidade, Dom Jaime Vieira Rocha, presidiu a Celebração Litúrgica da Paixão do Senhor, acompanhado de Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes, e de acólitos, seminaristas, ministros extraordinários da comunhão, religiosas, religiosos e inúmeros fiéis de Campina Grande e de cidades circunvizinhas.

A Paixão de Cristo foi narrada segundo o evangelho de São João em forma de diálogo/encenação onde cada pessoa –, Pe. Márcio, seminaristas, acólitos, representava um papel presente no evangelho.

Após o Evangelho, Dom Jaime dirigiu sua palavra no sentido de refletir inicialmente sobre o questionamento: “Qual o significado da Sexta – Feira da Paixão”? E, afirmou: “Na Sexta – Feira Santa temos a oportunidade de revivermos e reavivarmos a nossa fé”.

E ainda, ”é o momento de termos sentimentos de piedade, de oração, de retiro, de penitência...”. “A celebração da Sexta – Feira Santa vem concretizar tudo aquilo que foi afirmado e instituído na celebração da quinta feira -, a última ceia, a instituição da eucaristia”.

E continuou o bispo: “desejo a todos uma feliz páscoa. A Ressurreição do Senhor é a nossa esperança e a vitória de Cristo na Cruz é também a nossa vitória. Com estas palavras, o Papa Bento XVI nos ensina que Jesus ressuscitou para mudar o nosso destino e nos garantir um novo futuro. Nós estamos destinados à morte e o nosso futuro era a perdição. Contudo, Cristo ressuscitou para nos dar a esperança”.

Dom Jaime concluiu a celebração dizendo: “Que a páscoa traga sinais visíveis de crescimento da nossa fé e da força de Deus, que ressuscita o Seu filho. Uma páscoa santa e renovadora para todos.”

Após a celebração, um público surpreendente acompanhou, sob a condução de Dom Jaime, pelas principais ruas do centro de Campina Grande, em direção ao Parque do Povo, a procissão do Senhor Morto.

No Parque do Povo, uma emocionante encenação da Paixão de Cristo foi realizada por membros da comunidade São Pio X.

Depois da encenação os fiéis retornaram em procissão para a catedral, acompanhando a imagem do Senhor Morto.
Hoje à noite, logo mais às 19h30, teremos a Missa da Vigília Pascal e amanhã (04) as três missas nos horários habituais: 10, 17 e 19h30.



-

Outras Notícias

Giro da Notícia

  • ENTREVISTA COM GILBERTO CARVALHO - C0ORDENADOR DA CAMPANHA DO PT

    Secretário Gilberto Carvalho diz que “Contradições da Marina começam a ficar mais fortes”
Catolé News - O portal que dá notícias da nossa gente!
Rua José Bonifácio, 34 1º Andar Bairro do Batalhão - Catolé do Rocha Paraíba
Telefone: (83) 8851.1734 - 9642.0101
E-mail: catolenews@gmail.com