Paraíba deve receber 19 mil doses da vacina pentavalente; estoques estão zerados há dois meses

A Secretária de Estado da Saúde (SES) informou que deve receber nesta terça-feira (14) aproximadamente 19 mil doses da vacina pentavalente. Os estoques na Paraíba estavam zerados há aproximadamente dois meses devido ao desabastecimento por parte do Governo Federal.

Segundo a coordenadora de imunização, Isiane Queiroga, a quantidade ainda não é suficiente para atender toda demanda, já que a quantidade ideal para abastecer todo o Estado seria de aproximadamente 90 mil doses devido aos atrasos. Com isso, as vacinas devem ser distribuídas de forma fracionada.

Ainda segundo a Secretária, as dosagens serão repassadas para as gerências regionais de cada município e eles serão os os responsáveis pela adequação, armazenamento e distribuição aos postos de saúde.

Sobre a pentavalente

A vacina é a combinação de cinco vacinas individuais em uma. O objetivo é proteger contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenza tipo b ao mesmo tempo. Desde 2012, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, oferta a vacina pentavalente na rotina do Calendário Nacional de Vacinação.

As crianças devem tomar três doses da vacina: aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida.

Potal Wscom

-

Catolé e Região

Polícia Militar deflagra 'Operação Carnaval 2020' na cidade de Catolé do Rocha (PB)

Catolé e Região

Acusado de roubo é preso em Brejo do Cruz (PB) nesta quinta, durante ‘Operação Carnaval'
© 2020. Catolé News. Todos os direitos reservados