Catolé News

Vaquejada & Repentista

19 de Agosto de 2010 Humberto Vital - 1592 pessoas já leram.


Aos 49, bicampeão de Barretos (SP) volta a montar touro no rodeio deste ano

No tambor adaptado para simular os movimentos dos touros nas arenas de rodeio, ele lembra uma criança ao ganhar sua primeira bicicleta. Nem parece que é um dos três bicampeões da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (423 km de São Paulo).

Mas o fato se explica: há 20 anos sem montar profissionalmente, o produtor rural Salustiano Procópio Ribeiro, 49, que venceu em Barretos em 1981 e 1986, se prepara para voltar à arena na meca do rodeio no país, na festa que começa nesta quinta-feira e dura 11 dias.

Membro de uma família ligada ao campo, Salu, como é chamado no mundo country, começou a montar aos 18 anos e competiu por cerca de dez. Ganhava tudo o que disputava; apesar disso, o rodeio nunca foi sua principal atividade.

Ele administra terras da família. Salu é irmão do ex-jogador de futebol Marco Antônio Boiadeiro e primo de Tião Procópio, peão que inspirou Glória Perez a criar o Tião Higino, personagem de Murilo Benício na novela "América" (2005), da TV Globo.

Salu ganhou todos os rodeios num raio de 200 quilômetros de São José do Rio Preto, e parou sem sofrer contusões sérias.

- RAIO-X DO EX-PEÃO

IDADE - 49 anos

CIDADE - Paulo de Faria (SP)

PROFISSÃO - produtos rural

PRÊMIOS - ganhou duas vezes o rodeio de Barretos (1981 e 1986)

CARREIRA - estreou aos 18 anos

- Natural de Paulo de Faria, região de Rio Preto, onde mora atualmente, Salu esteve na cidade natal, e lá, encontrou o que nunca tinha visto em sua carreira: um "touro" de tambor adaptado, criado pelo também ex-bicampeão de Barretos Vilmar Felipe, para o treinamento de jovens.

"Fiquei encantado com isso, vou treinar nele. Ele [o tambor] faz, com repetições, os movimentos perfeitos dos bois", disse.

A volta agora, aos 49 anos, se deve a um convite de Henrique Prata, diretor do Hospital de Câncer de Barretos, para participar de um desafio no último dia do rodeio, que não vale título, mas recursos para o hospital.

Salu avisa para ninguém esperar o desempenho dos anos 80. "Foi o meu auge e, quando você está no auge, ninguém ganha de você. Mesmo num dia não tão bom, você ganha."

Nessa volta, ele terá de se adaptar ao tamanho da festa --embora tenha conquistado o segundo título no Parque do Peão, o estádio atual ainda não existia.
"No meu tempo, havia menos bois e peões, mas eram duros e difíceis como o de hoje."



-

Outras Notícias

Giro da Notícia

  • ENTREVISTA COM GILBERTO CARVALHO - C0ORDENADOR DA CAMPANHA DO PT

    Secretário Gilberto Carvalho diz que “Contradições da Marina começam a ficar mais fortes”
Catolé News - O portal que dá notícias da nossa gente!
Rua José Bonifácio, 34 1º Andar Bairro do Batalhão - Catolé do Rocha Paraíba
Telefone: (83) 8851.1734 - 9642.0101
E-mail: catolenews@gmail.com