Catolé News

Humberto Vital

Imprimir    E-mail

GOIÂNIA: TERRITÓRIO SERTANEJO

No caminho do Santuário de Trindade, o Catolé News visita Goiânia, território da música sertaneja 

 

Na manhã desta sexta-feira (22), fomos conferir de perto a beleza e o encanto do Santuário do Divino Pai Eterno, e a rota de Trindade (intitulada de cidade santao santuário, é obrigatório a passagem por Goiânia, a capital do Estado de Goiás, que respira modernidade, no contraste com o caipira. 

 

Linda e queria Goiânia, capital brasileira da música sertaneja. Aqui Avenida Goiás, esquina com a famosa Avenida Anhanguera, inspiração dos cantores sertanejos. 

 

Goiânia, distando 209 km de Brasília, a capital nacional. Com uma área de aproximadamente 739 km², possui uma geografia contínua, com poucos morros e baixadas, tendo terras planas na maior parte de seu território, com destaque para o rio Meia Ponte.

 

De acordo com uma estimativa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população é de 1 333 767 habitantes e é a sexta maior cidade do Brasil em tamanho, com 256,8 quilômetros quadrados de área urbana, sendo o décimo segundo município mais populoso do Brasil. A Região Metropolitana de Goiânia possui 2 206 134 habitantes, o que a torna a décima região metropolitana mais populosa do país.

 

Cruzamento  das Avenidas Goiás com Anhanguera, no centro de Goiânia

 

Goiânia, território da música sertaneja

 

Na Avenida Portugal, reduto da música caipira, de quinta a sábado, a moçada na faixa dos 25 anos curte shows de sertanejo universitário a partir da meia-noite.

 

Nos intervalos das apresentações, DJs de house, funk e sertanejo comandam a festa. Da cozinha, saem petiscos como o bolinho de bacalhau, e a picanha na chapa com cebola, mandioca, tomate e mussarela.

 

A bebida oficial é a cerveja em garrafa de 600 mililitros, de marcas Skol ou Heineken. Entre os drinques, destaca-se a margarita.

 

Uma das principais atrações culturais na capital coração do Brasil é o Goiânia Noise, festival que espalha programação alternativa pela capital sertaneja, com bandas de rock e música regional, reunindo cerca de 60 atrações musicais.

 

Futebol, outra paixão goiana

 

Estádio do Serra Dourada, palco de grandes partidas de futebol

 

O Estádio do Serra Dourada, palco de grandes partidas de futebol, seja pelos campeonatos nacionais, regionais ou jogos internacionais (seleção Brasileira), impressiona pela sua arquitetura moderna, mesmo tendo sido construído nos anos setenta (foi inaugurado em 09 de março de 1975). De qualquer ponto do estádio a visão da partida é ampla e deixa o espectador bem próximo ao jogo.

 

Foi projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, e diferentemente de vários outros estádios brasileiro, possui um amplo estacionamento para carros, com uma capacidade estimada de 10 mil vagas. A área do serra Dourada é cercada por importantes vias de trânsito, como a rodovia BR-153 Avenida Fuad José Sebba.

 

A capacidade original estaria em torno de 80.000 espectadores, já que seus dois maiores públicos (79.610 pessoas no jogo de inauguração entre a Seleção Goiana e Portuguesa e 77.790 pessoas no amistoso da seleção de Goiás com a Brasileira, no dia 19 de março de 1978) se aproximam dessa marca.

 

Mesmo com o ar rarefeito (localizada na região central do Brasil, Goiânia possui uma altitude de 749 metros), a capital goiana tem outras particularidades: lindas mulheres, que se vestem a modo variado, predominando a calca  Saint Tropez, este modelo de calça de cintura baixíssima que leva o nome de uma cidade francesa do litoral (parte do Côte D’Azur). Criada nos anos 60 e febre da segunda parte da década de 90, ainda hoje, a moda que inspirou os compositores e intérpretes sertanejos, predomina até hoje no corpo da mulherada goiana.

 

Arros com Piqui, principal prato da culinária goiana 

 

A culinária goiana é muito diversificada sendo seus principais pratos o peixe na telha, o suã (carne de porco) com arroz, o arroz com pequi, e também a pamonha, iguaria que não pode faltar no prato dos goianos.  

 

Povo de fala mansa, cativante, Goiânia é um mundo a parte, e uma interessante parada em um bom roteiro turístico. 

 

 

Cruzamento das Avenidas Anhanguera com Goiás

 

Avenida Anhanguera, centro da cidade

 

 

Avenida Goiás, a vida passa tranquila

 

 

Conferindo a manhã desta sexta (22) em Goiânia, coração do Brasil

 

Apesar de ainda nova (dia 24 de outubro Goiânia completa 80 anos), a cidade impressiona pela sua arquetetura predial

 

 

Goiânia é intercalada por praças e jardins. Áreas verdes tamém são bastes vistas por toda a cidade

 

Por Humberto Vital - Portal Catolé News 

-

Outras Notícias

Giro da Notícia

Catolé News - O portal que dá notícias da nossa gente!
Rua José Bonifácio, 34 1º Andar Bairro do Batalhão - Catolé do Rocha Paraíba
Telefone: (83) 8851.1734 - 9642.0101
E-mail: catolenews@gmail.com