Catolé News

Humberto Vital

Imprimir    E-mail

JACARÉ PODE VIRAR GATO

CONVERSA DE SEGUNDA-FEIRA - POR HUMBERTO VITAL

 

"Todas as segundas os internatas que acessam o Portal Catolé News vão se deliciar com uma coluna escrita por Humberto Vital, com temas voltados a pitoresca política catoleense"

 

Com a saída de Wilson Santiago do PMDB, para o PTB paraibano, partidários do ex-senador em Catolé do Rocha, poderão deixar a legenda 15 e migrar para a 14 

 

Tem coisas na política brasileira, que agente entende, mas não compreende, compreende mais não entende. Às vezes nem sempre a lógica prevalece, ou seja, aquilo que está dentro do combinado, deixa de valer simplesmente para atender um interesse aqui, outro interesse ali, e assim as coisas vão acontecendo, e muitas vezes, a mais importante personagem da democracia, ‘o povo’, não tem a menor importância quando as questões vão para as fictícias discussões de bastidores.

 

Por outro lado, às vezes é preciso fugir a regra, mudar conceitos, inovar, buscar a libertação, para alçar novos voos.

 

Fazendo um paradoxo das alternâncias de pensamentos dos políticos brasileiros, sempre baseado em suas teorias de abstração, me refiro ao coronelismo ainda existente nas siglas partidárias, lá em Brasília, comando central do poder político.

 

As mudanças de direção das siglas partidárias, em nível de estado, são feitas sem dúvidas de consciência, consultas aos diretórios estaduais, ou até mesmo as lideranças regionais. E a prática segue de goela abaixo sobre efeito dominó, quem assume a presidência do Diretório Estadual dita às regras sem dó nem piedade, para aqueles que estiverem atrelados à nova sigla.

 

Em muitas das vezes, partidários ideologicamente contrários aos novos comandos, são excomungados sem direito de defesa, vítimas da velha praxe do efeito subalterno. E aqueles que ontem foram desprezados e esquecidos, ou mesmo preteridos por uma discordância ou grito de liberdade, hoje se volta ao mesmo uso do algoz.

 

Wilson Santiago poderá levar Gervasinho para o PTB 

 

Os novos caminhos de Santiago


Depois dos desentendimentos entre as lideranças do PMDB paraibano, e o anúncio do rompimento de Wilson Santiago com o ex-governador José Maranhão, cacique da sigla no estado, o ex-senador está com as malas prontas para o clã petebista, desbancando o ex-deputado Armando Abílio, que tinha o PTB consigo, como uma vaca de leite no curral. Era de praxe a barganha de Armando, participando de coligações políticas e de equipes de governos, em troca de cargos, arranjos e coisas mais.

 

Aliás, diga-se de passagem, está é a velha prática costumeira da política brasileira. Venha a nós o vosso reino, e seja feita a nossa vontade. Aos outros nada, assim na terra como no céu.

 

Efeitos que a troca de partidos poderá ocasionar em Catolé do Rocha

 

O prefeito Dr. Leomar e a Secretária de Saúde Paulina Maia poderão deixar o PTB 

 

Com a saída de Santiago do PMDB para o PTB paraibano, os rumos do velho 15 de guerra, poderão sofrer turbulências. Depois das desavenças entre os peemedebistas ligados ao deputado Gervásio Maia, com os ainda fiéis ao ex-prefeito José Otávio, motivados pelo episódio da eleição para a escolha da presidência da Câmara Municipal de Catolé do Rocha, no último dia 01 de janeiro, é eminente a dissensão histórica na legenda do PMDB catoleense.

 

Se o deputado Gervásio Maia, escudeiro fiel dos Santiagos (Wilson Pai e Wilson Filho), decidir mudar de pouso, e se filiar na legenda petebista, é praticamente certo a saída do prefeito Leomar Benício Maia do PTB.

 

Leomar Maia é desafeto político, do primo Gervásio Maia, e vice-versa. Numa eventual filiação de Gervásio na legenda 14, Leomar, Paulina e seus partidários deverão se filiar ao PSDB de Cássio Cunha Lima. Já a vereadora Popó Maia, e o suplente Benal, deverão permanecer no PTB até 2016, respeitando a fidelidade partidária, ou deixando a sigla antes, se um caso extraordinário justificar a troca de legenda.

 

Diante do exposto, é notório afirmar, que, se estas previsões vierem a se confirmar, poderemos ter jacarés virando gatos, e gatos virando tucanos, em catolé do Rocha.

 

 

Por Humberto Vital – No quadro “Conversa de Segunda-feira” 

 

 

-

Outras Notícias

Giro da Notícia

Catolé News - O portal que dá notícias da nossa gente!
Rua José Bonifácio, 34 1º Andar Bairro do Batalhão - Catolé do Rocha Paraíba
Telefone: (83) 8851.1734 - 9642.0101
E-mail: catolenews@gmail.com