Catolé News

Humberto Vital

Imprimir    E-mail

UM MERGULHO NA HISTÓRIA CRUZMALTINA

Bem na entrada do Estádio São Januário, o visitante se depara com a gloriosa sala de troféus do Clube de Regatas Vasco da Gama, que desde de 21 de agosto de 1898, data de sua fundação, acumula taças e troféus que retratam uma trajetória de glória e glamour.

Fiquei impressionado, não só bela beleza e imponência das taças e troféus na sala denomidada "Antônio Soares Calçadas", um ex-presidente do Vasco da Gama que fez história, mas também pelos traços nostálgicos que brilham em que cada uma daquelas jóias raras.

Valeu apena viver esse momento mágico.
 

 

Um pouco da história do Gigante da Colina

Club de Regatas Vasco da Gama é uma agremiação sócio poliesportiva brasileira com sede na cidade do Rio de Janeiro. Foi fundado em 21 de Agosto de 1898 por um grupo de remadores que, inspirados nas celebrações do quarto centenário da descoberta do caminho marítimo para as Índias, ocorrida em 1498, batizaram a nova agremiação com o nome do heróico português que alcançara tal feito, o navegador Vasco da Gama.
O Vasco teve a ideia de ser um clube mais democrático, usando o preto, o branco e o vermelho na cruz. São cores que se encaixam na ideia de uma comunhão de etnias (já que o clube lutou contra preconceitos raciais e sociais nos anos 20). É muito forte o aspecto religioso da cruz, porque a Ordem Militar de Cristo era ao mesmo tempo religiosa e guerreira[3]."

A religiosidade é tão presente no Vasco, que o mesmo é o único time grande do Brasil que possui uma Capela dentro de seu próprio estádio (precisamente atrás do gol à direita da tribuna de honra, está localizada a Capela de Nossa Senhora das Vitórias, que é a padroeira da agremiação[4]).

Apesar de ter sido fundado como um "Clube de Regatas", consagrando-se no Remo um dos maiores campeões do país[5], o Vasco da Gama ainda abrange outros esportes nas modalidades feminina e masculina, como atletismo, vôlei de praia, basquete, futebol de areia, jiu-jitsu, bodyboard, dentre outros, tendo como esporte mais tradicional atualmente, o futebol.

É o único clube do futebol carioca bicampeão Intercontinental e bicampeão da América - campeão do Campeonato Sul-Americano de Campeões de 1948 (sendo reconhecido pela CONMEBOL como o primeiro clube campeão sul-americano[6][7][8]), campeão da Copa Libertadores da América de 1998, campeão da Copa Rivadavia de 1953[9] e do Torneio Internacional de Paris de 1957[10][11]. Conquistou 04 campeonatos Nacionais - Campeão Brasileiro de 1974, 1989, 1997 e 2000, 22 campeonatos Estaduais e diversos Torneios Nacionais/Internacionais.

Foi o primeiro na história dos clubes esportivos do Brasil a ter elegido um presidente "não-branco" (em 1904, numa época em que o racismo era prática comum no esporte, os vascaínos tiveram a honra de conduzir o mulato Cândido José de Araújo ao degrau mais alto do clube[12]).

O Vasco da Gama ainda detém dentre o seu plantel de ídolos, os maiores artilheiros do Campeonato Brasileiro de futebol de todos os tempos, tendo como Roberto Dinamite (atual presidente do Vasco) o maior, com a marca de 190 gols, seguidos de Romário e Edmundo, com 154 e 153 gols respectivamente[13].

Em 2 de Julho de 2007, o governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral Filho sancionou o projeto de lei nº 5.052, que criou o Dia do Vasco, data comemorativa que homenageia a fundação do clube.
-

Outras Notícias

Giro da Notícia

Catolé News - O portal que dá notícias da nossa gente!
Rua José Bonifácio, 34 1º Andar Bairro do Batalhão - Catolé do Rocha Paraíba
Telefone: (83) 8851.1734 - 9642.0101
E-mail: catolenews@gmail.com