Hospital de Catolé do Rocha realiza nove cirurgias e três partos durante plantão do final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede estadual na cidade de Catolé do Rocha, realizou, neste sábado (4), nove cirurgias eletivas. Foram três hernioplastias (tratamento de hérnia, sendo uma inguinal, outra incisional e uma umbilical), duas colecistectomia (retirada da vesícula biliar), uma colpoperineoplastia anterior e posterior (correção de defeitos na vagina e no períneo), uma histerectomia total (retirada do útero e do colo do útero) e uma ooforectomia/ooforoplastia (retirada dos ovários) e ainda uma postectomia (fimose).

No final de semana, que compreendeu os dias 4 e 5, o hospital também registrou a realização de três partos cesarianos de parturientes das cidades de Catolé do Rocha e São Bento (PB) e ainda uma paciente da cidade de Jardim de Piranhas (RN). Os três partos foram de bebês do sexo feminino e não tiveram nenhuma intercorrência.

O diretor-geral do hospital, Fábio Cardoso, lembra que todas as cirurgias eletivas foram agendadas pelo sistema Regnutes de regulação do estado. “Como são cirurgias programadas, o sistema já nos passa com antecedência o quantitativo de procedimentos que serão realizados, o que nos permite um preparo prévio para que tudo aconteça dentro do previsto”, explica o médico. Ele lembra que neste final de semana estavam programadas 10 cirurgias, mas um dos pacientes não compareceu para realização do procedimento.

Referência para 10 municípios da 8ª Região de Saúde, o Hospital de Catolé tem nas consultas ambulatoriais e exames sua maior demanda, com cerca de seis mil atendimentos mensais, mas a unidade também integra o Programa Opera Paraíba e realiza partos.

Plantão do feriadão - Considerando o feriado do dia 2 de novembro e o ponto facultativo na sexta-feira (3), o hospital de Catolé realizou entre os dias 2 e 4 de novembro 543 atendimentos, sendo 389 consultas médicas com prescrição de medicamentos, outras 136 simples, 18 consultas de pacientes que precisaram permanecer em observação na unidade e mais 18 consultas cardiológicas. Nestes quatro dias foram realizados ainda 329 exames laboratoriais, 128 Raios-X, 38 atendimentos com fisioterapeuta e 91 do Serviço Social, além de oito partos cesarianos, sendo três deles no final de semana.

NEWS COMUNICAÇÃO

-

Esportes

São Paulo tropeça em casa, mas depende de si para ser líder de grupo na Libertadores

Esportes

Jeffinho brilha, Botafogo vence o Universitario e está nas oitavas de final
© 2024. Catolé News. Todos os direitos reservados