PF investiga 'laranjas' que emprestavam contas bancárias para organização criminosa na PB e no RN

Uma organização criminosa com atuação na Paraíba e no Rio Grande do Norte foi alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (4). A ação, chamada Delavé, teve o objetivo de desarticular um esquema de lavagem de dinheiro nessa organização, com destaque para o tráfico de drogas.

Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão: um em Bom Sucesso, na Paraíba, três em Mossoró e um em Francisco Dantas, no Rio Grande do Norte.

A investigação teve início após ter sido identificado o uso de sócios de empresas de fachada (laranjas), que conscientemente emprestavam o nome para a constituição das empresas e, em ato contínuo, utilização de contas bancárias abertas para o recebimento/movimentação de valores de origem ilícita.

De acordo com a Polícia Federal, essas empresas foram constituídas com o mesmo ramo de atuação, confecção e indústria têxtil, estando a maioria delas na condição de “baixada”, em razão de omissão de declarações perante a Receita Federal do Brasil.

Uma das empresas movimentou, entre 2021 e 2022, mais de R$ 3 milhões, caracterizando movimentação atípica em uma conta vinculada a instituição financeira com agência em Catolé do Rocha, na Paraíba.

Ficco-PB

A FICCO/PB é integrada pela Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais – SENAPPEN, Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba e Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba.

-

Sertão

Polícia Militar age rápido, frustra ação criminosa, apreende arma de fogo e recupera celulares roubados

Paraíba

João lança calendário do ciclo 2024 das audiências do Orçamento Democrático; Catolé será dia 31 de maio
© 2024. Catolé News. Todos os direitos reservados