Hospital Regional de Catolé do Rocha implanta novo serviço para mulheres com gravidez de alto risco

As futuras mamães que moram em Catolé do Rocha ou cidades circunvizinhas e que tenham como referência de maternidade o Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, passaram a contar, a partir desta terça-feira (23), com um serviço direcionado para gestantes de alto risco. Isto porque a unidade que integra a rede estadual hospitalar e também funciona como maternidade agora dispõe de um ambulatório de pré-natal de alto risco. O serviço estará disponível todas as terças-feiras.

As consultas precisam ser agendadas previamente via Secretaria de Saúde dos municípios. No agendamento, a gestante já fica sabendo o horário e data de atendimento e, ao chegar na unidade, antes de conversar com a médica, a paciente passa por uma triagem clínica com a enfermagem que incluiu pesagem, além da aferição de sinais vitais e pressão. As que quiserem ainda terão acompanhamento com dietas específicas com uma das nutricionistas do hospital, que orientará sobre a importância de uma alimentação saudável, com foco nas necessidades de quem está gestante.

A agricultora Tainara dos Santos Fernandes, da cidade de Brejo do Cruz, foi uma das pacientes atendidas no primeiro dia de funcionamento do serviço. Ela está na segunda gestação, no quinto mês, e foi diagnosticada com diabetes gestacional. Antes, ela era acompanhada pela equipe da maternidade de Patos, mas está muito feliz de poder ser atendida mais perto de casa. “Eu passava muito mal nas viagens, vomitava muito, enjoava demais e já tinha dito a enfermeira do PSF que eu não ia mais viajar. Foi quando ela me disse que eu poderia ser atendida em Catolé. Gostei demais da médica, do atendimento, das explicações e também da nutricionista. Muito bom o serviço e perto de minha casa. Estou muito feliz”, disse ela que já tem nova consulta marcada para o dia 6 de fevereiro e pretende ter seu bebê no hospital de Catolé, mesmo local de nascimento de seu primeiro filho.

O diretor-geral do hospital, Fábio Cardoso, explica que a implantação deste serviço está incluída no projeto de expansão da unidade que, além deste ambulatório, também incluirá a implantação de Endocrinologia, de Triagem oncológica e de cirurgias de cabeça e pescoço. “Catolé está expandindo serviços, a exemplo das cirurgias ortopédicas disponibilizadas desde novembro do ano passado e contribuindo, desta forma, com a melhoria da assistência médico-hospitalar dos pacientes do sertão, reforçando a estratégia da SES de descentralizar serviços importantes e especializados para o interior”, finaliza o médico.

SECOM / PARAÍBA

-

Catolé e Região

GTE da Polícia Civil prende investigado por Tráfico de Drogas no João Pinheiro Dantas, em Catolé do Rocha

Brasil

Incêndio na madrugada desta sexta (26) mata 10 pessoas em pousada de Porto Alegre
© 2024. Catolé News. Todos os direitos reservados