Chuva forte e ventania devem atingir a Paraíba e mais cinco estados do Nordeste nesta quarta-feira (6)

Um alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê a continuidade de fortes chuvas na região Nordeste do Brasil nesta quarta-feira (6/3). São esperadas chuvas de até 100 milímetros em 24 horas em áreas do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Maranhão e Paraíba, com previsão de ventania.

La Niña: probabilidade do fenômeno voltar em 2024 sobe para 75%; entenda

As pancadas de chuva fortes esperadas no centro-norte da região Nordeste devem durar até o fim da semana, enquanto que no restante da região as chuvas mais brandas vão favorecer o manejo e desenvolvimento das lavouras. De acordo com a dados da FieldPro, a cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, pode receber até 54 milímetros apenas na noite desta quarta-feira.

As chuvas em forma de pancadas na região Norte devem ser maiores que 50 milímetros em praticamente todos os estados, com destaque para o sudeste do Pará onde os volumes podem superar 150 milímetros durante a semana. Isso vai impactar a colheita da soja na região, indica o boletim agrometeorológico do Inmet em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

No Centro-Oeste, as chuvas terão acumulados superiores a 70 milímetros, principalmente em Goiás. Nas demais áreas, são esperadas chuvas com menores volumes, o que favorece o cultivo de segunda safra e a colheita da primeira safra.

No Sudeste, são previstas pancadas de chuvas com acumulados maiores de 70 milímetros que serão pontuais e fortes no centro-sul de Minas Gerais, noroeste paulista, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo com possíveis impactos pontuais nas lavouras dessas áreas.

Nas demais regiões, as chuvas serão mais fracas e as condições de umidade seguirão favoráveis para os cultivos de primeira safra, como o café e a cana-de-açúcar.

No Sul, as precipitações no nordeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e oeste do Paraná vão ultrapassar os mesmos 70 milímetros. Nas demais áreas, também chove, mas com menor frequência. As condições são favoráveis ao manejo e desenvolvimento dos cultivos de primeira e segunda safra.

Globo Rural

-

Sertão

Polícia Militar age rápido, frustra ação criminosa, apreende arma de fogo e recupera celulares roubados

Paraíba

João lança calendário do ciclo 2024 das audiências do Orçamento Democrático; Catolé será dia 31 de maio
© 2024. Catolé News. Todos os direitos reservados