Em meio a surto nacional, Paraíba ainda não tem data para receber doses de vacina contra dengue

A Paraíba ainda não tem previsão sobre a data e quantidade que receberá de doses da vacina contra dengue. A informação foi confirmada ao pela Secretaria de Saúde do Estado. O Brasil vive um surto da doença, de acordo com o Ministério da Saúde.

Na noite desta terça-feira (6), inclusive, Nísia Trindade - ministra da Saúde, convocou a população e as autoridades brasileiras a lutar contra a dengue. A afirmação foi realizada no pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão.

"Convoco todos e todas para uma mobilização nacional, dos governos e de toda a sociedade, para que juntos enfrentemos os atuais surtos e, em breve, possamos fazer com que a dengue seja uma doença do passado", disse.

Dengue

A doença integra o quadro denominado de arboviroses. Isso significa que a transmissão ocorre através dos chamados vetores artrópodes. No Brasil, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti. A patologia caracteriza-se por sintomas como quadro febril agudo (39ºC e 40ºC), seguida de dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos. Com esses sintomas, o serviço de saúde deve ser procurado com urgência. Nos quadros mais graves, entre o terceiro e sétimo dia de sintomas, há o declínio da febre e o surgimento de hemorragias. Pode-se evoluir ao óbito.

De acordo com o Ministério da Saúde, "a quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde".

O que não devo tomar em suspeita de dengue?

A pasta alerta que remédios como aspirina, nimesulida, ibuprofeno, diclofenaco não devem ser ingeridos, isso porque eles podem elevar o risco de hemorragia. De acordo com a pasta, o protocolo oficial para dengue prevê que o médico identifique os sintomas a partir de uma pesquisa com o próprio paciente. Em seguida, o profissional pode ou não solicitar exames laboratoriais.

Vacina

A vacina foi incorporada ao Sistema único de Saúde (SUS) em 21 de dezembro de 2023. A inclusão é percebida ocmo uma ferramenta do sistema para que a dengue seja classificada como mais uma doença imunoprevenível.

-

Política

Senador Efraim Filho comemora vitória de João Costa em Massaranduba, prefeito eleito do União Brasil

Brasil

PF já tem data para finalizar inquéritos do golpe, joias e vacina que envolvem Bolsonaro
© 2024. Catolé News. Todos os direitos reservados