Paraíba amplia vacinação contra gripe para todas as pessoas acima de seis meses de idade

A Secretaria de Saúde da Paraíba (SES-PB) ampliou o público-alvo da vacina contra Influenza, a partir desta quinta-feira (2), para todas as pessoas acima de seis meses de idade. A ampliação segue uma recomendação do Ministério da Saúde.

De acordo com a SES, a Paraíba apresenta uma cobertura vacinal de influenza baixa, considerando que a meta é de 90%. O percentual de cobertura da vacina no estado ainda corresponde a 32,50% na campanha de 2024. O estado distribuiu 1.150.560 doses e possui mais de mil salas de vacinação espalhadas por todo território.

A Paraíba registrou 1.039 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) até 20 de abril deste ano, havendo um aumento de 35,6% nas notificações quando comparado com o boletim anterior. A maior circulação viral no estado é da Influenza A

Em entrevista à CBN João Pessoa, a coordenadora do Núcleo de Imunizações da SES, Márcia Mayara, disse que a ampliação da vacinação para todos os públicos vai depender do estoque de doses dos municípios. Porém, destaca que é necessário continuar intensificando a vacinação em idosos e crianças porque, segundo ela, são os públicos que tiveram o maior número de internações nos últimos meses.

“ Então, se o município tem estoque, ele pode ampliar assim para toda a população a partir de seis meses de idade. Porém, a gente, enquanto Secretária de Saúde do Estado, recomendamos aos municípios que continuem intensificando a vacinação nos grupos prioritários, principalmente nas crianças e nos idosos, que esses dois grupos são de maior vulnerabilidade para hospitalização por influenza”, afirmou.

A coordenadora Márcia Mayara também destaca que a ampliação é uma estratégia importante para a redução nas complicações e internações causadas pela gripe na Paraíba.

João Pessoa

Em João Pessoa, a ampliação vai acontecer a partir desta sexta-feira (3). A vacinação é realizada em todas as salas de vacina da rede municipal e em três pontos móveis. (veja abaixo onde se vacinar)

De acordo com a prefeitura, 13,88% das pessoas que integram o grupo prioritário tomaram a dose do imunizante, sendo a meta de 90%.

Campina Grande

A Prefeitura de Campina Grande anunciou a ampliação para todos os públicos acima de 6 meses, a partir da tarde desta quinta-feira (2). A decisão acontece após nota técnica da SES autorizando a ampliação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a população pode se vacinar em todas as Unidades Básicas de Saúde com salas de vacinação, nas policlínicas, centros de saúde e no Terminal de Integração.

Onde se vacinar em João Pessoa

  • Unidades de Saúde da Família (USFs) - Vacinas de Campanha (Covid-19 e Influenza) e de rotina

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Mudança de Vida, Cidade Verde e Jardim Planalto

  • Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização - Vacinas de Campanha (Covid-19 e Influenza) e de rotina

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

  • Home Center Ferreira Costa - Ofertando apenas a vacina da Campanha contra Influenza

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) 8h às 16h (sábado)

  • Shopping Sul - Ofertando apenas a vacina da Campanha contra Influenza

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) 10h às 16h (sábado)

  • Shopping Tambiá - Ofertando apenas a vacina da Campanha contra Influenza

Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira) 9h às 16h (sábado)

  • Vacinação Domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas whatsapp)

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

G1PB

-

Esportes

São Paulo tropeça em casa, mas depende de si para ser líder de grupo na Libertadores

Esportes

Jeffinho brilha, Botafogo vence o Universitario e está nas oitavas de final
© 2024. Catolé News. Todos os direitos reservados