Secretaria de Saúde de Catolé do Rocha garante atendimento especializado no Novembro Azul

PMCR GARANTE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO 

A campanha do Novembro Azul 2023 tem como objetivo divulgar informações sobre a saúde do homem e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer.

Em Catolé do Rocha, o Centro de Saúde - Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura de Catolé do Rocha - oferece, semanalmente, consultas com o Dr. Eliseu José de Melo (Urologista).

"O câncer de próstata é o segundo tipo mais frequente em homens, depois os tumores de pele. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Esse câncer acontece quando as células do órgão começam a se multiplicar de maneira desordenada. São fatores de risco: a idade, histórico familiar, alimentação inadequada, consumo de bebidas alcoólicas e cigarros, sedentarismo e obesidade. É uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas na fase inicial, por isso é fundamental a realização dos exames preventivos", pontuou o diretor Carlos Alencar (Centro de Saúde).

No período de 2021/2023 (Janeiro/Setembro), foram realizadas 3.288 consultas com o urologista e 125 ultrassonografias de próstata, além dos exames de PSA (sangue) e digital retal (toque prostático). 

Texto: ASCOM/Petrônio Gonçalves / Fonte: PMCR/Centro de Saúde

-

Policial

Pai mata filho a facadas durante briga na noite deste domingo (21) no Distrito de Mata Redonda, Alhandra

CNEWS TV

Dono de bar morre vítima de acidente de moto, entre Santana de Mangueira e Ibiara
© 2024. Catolé News. Todos os direitos reservados