Atraso em obras põe em risco conserto de comportas, água acumulada do açude Boqueirão de Piranhas

As fortes chuvas que têm banhado o Alto Sertão paraibano são benvindas e saudadas pelas populações há séculos castigadas pelas secas.

Não fosse o atraso nas obras ´de melhorias nas comportas do Açude Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, as chuvas seriam motivo apenas de festa e alegria.

Acontece que essas obras se arrastam há anos e nunca terminam, e agora o volume d`água no manancial ameaça romper a a parede de contenção feita para propiciar exatamente aquelas obras.

Se isso acontecer, toda a água acumulada pelas chuvas, mais as que chegaram via transposição do São Francisco serão perdidas e escoadas sem controle.

O que diz o DNOCS

Através de uma nota de esclarecimento, o DNOCS afirma que “algumas medidas estão sendo tomadas na barragem” e que após uma diminuição de 10cm no volume do açude, “uma equipe especializada está realizando monitoramentos contínuos no local”.

“O DNOCS já está com profissionais mobilizados com equipamentos, trabalhando na elevação da cota do coroamento e, se necessário, promover o içamento das comportas do vertedouro para uma maior descarga do volume de água”, diz a nota.

-

Sertão

Polícia Militar age rápido, frustra ação criminosa, apreende arma de fogo e recupera celulares roubados

Paraíba

João lança calendário do ciclo 2024 das audiências do Orçamento Democrático; Catolé será dia 31 de maio
© 2024. Catolé News. Todos os direitos reservados