Setor de serviços na Paraíba cresce 8,7% e registra maior crescimento do Nordesde, aponta IBGE

O volume do setor de serviços na Paraíba apresentou o maior crescimento entre os Estados da Região Nordeste em janeiro deste ano, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que foram divulgados, nesta sexta-feira (15), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Paraíba registrou alta de 8,7% em janeiro sobre o mesmo mês do ano passado, além de alta bem acima do País (2,8%).

O índice paraibano em janeiro sobre dezembro também registrou alta de 4,4% e liderou a taxa de crescimento entre os nove Estados do Nordeste, alcançando ainda o 6º maior crescimento entre as 26 unidades da federação e o Distrito Federal, atrás apenas dos estados do Amazonas (10,9%); Rio de Janeiro (5,3%); Roraima e Acre (5,1%) e Rondônia (4,6%). A taxa de crescimento do País foi de 0,7%.

Ranking no Nordeste

O Estado da Paraíba liderou a taxa entre os Estados do Nordeste nos dois indicadores: crescimento de janeiro sobre dezembro (4,4%) e de janeiro/24 sobre janeiro/23 (8,7%). No indicador de janeiro deste ano sobre o ano passado, os Estados do Nordeste que mais cresceram, além da Paraíba (8,7%), foram Sergipe (6,2%), Piauí (6%) e Maranhão (5,3%). Já o Estado do Rio Grande do Norte foi o único que registrou queda (-3,6%).

Desempenho das Atividades

Segundo o IBGE, houve alta em quatro das cinco atividades de serviços em janeiro ante dezembro. São elas: setor de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; transportes; outros serviços. A única atividade a registrar queda foi a de serviços prestados às famílias, que recuou 2,7% em janeiro ante dezembro.

Ao analisar o comportamento do segmento informação e comunicação, o gerente da pesquisa do IBGE, Rodrigo Lobo, disse que o destaque ficou com serviços audiovisuais. “Impulsionados pelo crescimento da receita das empresas que atuam com exibição cinematográfica, programadoras de conteúdo para TV fechada e plataformas de streamings. Com o período de férias, as salas de cinema acabaram recebendo mais público e aumentando o faturamento das empresas desse segmento”, apontou.

Ele destacou também o aumento da receita das empresas que trabalham com edição integrada à impressão de livros em função da produção de material didático direcionado às escolas.

O que mede a pesquisa

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços do país e dos Estados, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, mas excluídas as áreas de saúde e educação. Ao lado da administração pública, os setores de serviços e de comércio têm os maiores pesos na composição do PIB do País e dos Estados.

Portal Paraíba

-

Catolé e Região

GTE da Polícia Civil prende investigado por Tráfico de Drogas no João Pinheiro Dantas, em Catolé do Rocha

Brasil

Incêndio na madrugada desta sexta (26) mata 10 pessoas em pousada de Porto Alegre
© 2024. Catolé News. Todos os direitos reservados